CONHEÇA!

domingo, 31 de agosto de 2025

EVANGELHO DO DOMINGO: O LUGAR DE HONRA

22º Domingo do Tempo Comum – Ano C
31 de agosto de 2025
Evangelho: Lucas 14, 1.7-14
O banquete de casamento

“Aconteceu que, ao entrar num sábado em casa de um dos chefes dos fariseus para uma refeição, eles o observavam. Observando também como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola: “Quando fores convidado para um banquete de casamento, não te coloques no primeiro lugar, pois pode ser que tenha sido convidado outro mais importante do que tu, e vindo aquele que convidou a ti e a ele, te diga: ‘Cede-lhe o lugar’. Então, envergonhado, irás ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar, para que, quando vier quem te convidou, te diga: ‘Amigo, sobe mais’. Então serás honrado diante de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” Disse também ao que o havia convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos; pois também eles poderiam te convidar, e isso já seria tua recompensa. Ao contrário, quando deres uma festa, convida pobres, aleijados, coxos e cegos. Serás feliz porque eles não têm como te retribuir. A tua recompensa virá na ressurreição dos justos.” Palavra de salvação. Glória a vós, Senhor.

(Bíblia de Jerusalém)

REFLEXÃO: 

No mundo onde o “status” vale mais que o serviço, Jesus dá um “choque de humildade”! Ele nos lembra que quem corre atrás dos primeiros lugares, dos aplausos, das curtidas, corre o risco de ser colocado lá no fundão... enquanto quem se contenta em servir, pode acabar sendo exaltado.

E mais: Jesus inverte tudo de novo ao dizer que os convidados preferidos de Deus são aqueles que não têm nada para nos oferecer em troca – os esquecidos, os marginalizados, os que o mundo ignora. Isso sim é evangelho puro: amar sem esperar retorno.

💭 Perguntas para refletir ou partilhar com o grupo:

  • Eu me esforço para ser humilde, ou gosto de aparecer?
  • Quem são os “excluídos” que eu ignoro no meu dia a dia?
  • Eu costumo fazer o bem esperando algo em troca?

 

Ângela Rocha – Catequista e formadora





Nenhum comentário: