CONHEÇA!

Mostrando postagens com marcador Procissão Corpus Christi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Procissão Corpus Christi. Mostrar todas as postagens

sábado, 5 de junho de 2021

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

Catequese de Eucaristia da Igreja de São Pedro - Barra Bonita/SP.

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI


Na quinta-feira depois do Domingo da solenidade da Santíssima Trindade, a igreja celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi.

A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da igreja. Desde o princípio de sua história, a igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs.

Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

A Eucaristia também gera união, partilha. E a Igreja que é a comunidade dos batizados, nos dá Jesus em alimento, para que saciados pelo Pão da Vida, possamos gerar o amor em nossa comunidade. Igreja é “convocação” de todos os homens para a salvação.

Poderíamos perguntar se na Quinta-Feira Santa a Igreja já não faz esta memória da Eucaristia. Claro que sim! Mas na solenidade de Corpus Christi estão presentes outros fatores que justificam sua existência no calendário litúrgico anual. Em primeiro lugar, no tríduo pascal não é possível uma celebração festiva e alegre da Eucaristia. Em segundo lugar, a festa de Corpus Christi quer ser uma manifestação pública de fé na Eucaristia. Por isso o costume geral de fazer a procissão pelas ruas da cidade.

Enfim, na solenidade de Corpus Christi, além da dimensão litúrgica, está presente o dado afetivo da devoção eucarística. O Povo de Deus encontra nesta data a possibilidade de manifestar seus sentimentos diante do Cristo que caminha no meio do povo. A Eucaristia é o grande milagre do Coração Amoroso de Jesus pela humanidade.


Maria Gorete Silva Aquino
Paróquia São Judas Tadeu - Lavras MG


* Texto tendo como fonte diversos arquivos de catequese.

Cássia Regina Leal - Comunidade São João Maria Vianey



                

quinta-feira, 11 de junho de 2020

UM DIA DE CORPUS CHRISTI...



Hoje é o dia de Corpus Christi mas... Não dá para festejarmos e levar Jesus para "tomar sol".

Então vou contar um dia de Corpus Christi, trazer as lembranças deste dia maravilhoso. Não exatamente o dia, mas, a “preparação” para ele. Vou contar como foi meu "Corpus Christi", lá no longínquo ano de 2009...

Flashback... tcham, tcham, tcham!

Manhã de Catequese...
(04/06/2009)

Em algumas manhãs, acordar é brabo! Dá vontade de fechar os olhos e fingir que ainda é de noite. Mas tem dias que acordar é um espetáculo. O sol entrando pela janela, derramando seus raios e espalhando seu calor pelo quarto, faz com que a gente acredite só no bem. Que só existem pessoas boas e que o mundo, de maneira geral, é maravilhoso. Deus existe, em toda sua glória, nesses dias. Nenhum mal-humorado pode estragar um dia assim.
O dia hoje está sendo assim. Acordei assim que o dia amanheceu. E ele prometia. Apesar do frio, um sol, quietinho, já ia se espalhando. Fogo aceso, café quentinho e... Dia de Catequese!

Há muito tempo não tinha um encontro como hoje. Preparei-me para falar de Corpus Christi: como surgiu, sobre Ir. Juliana, Papa Urbano, tradição dos tapetes, dos altares e procissão. Chegando ao encontro falei para as crianças sobre a procissão e que nosso encontro da semana que vêm, apesar de feriado, vai acontecer. Claro que a princípio a ideia não foi das mais bem aceitas, mas...

Antes mesmo que a gente começasse o encontro de verdade, falei que é uma pena que as tradições acabem morrendo e que, antigamente, a procissão de Corpus Christi mobilizava praticamente toda a comunidade. Que as famílias preparavam altares nas calçadas e que as ruas ficavam maravilhosas com os tapetes em serragem e outras sucatas, tipo tampinha de garrafa, papel, papelão, etc. As crianças começaram a se animar.

Comentei que a gráfica que estava imprimindo os panfletos para distribuir na cidade, ainda não havia entregue o material, senão, eu entregaria o folheto para eles levarem para casa e convidar a família. Comentei que os folhetos ainda iam ser distribuímos na cidade.

Imediatamente as crianças sugeriram que fossemos à gráfica buscar e saíssemos para distribuir no centro. A princípio, vetei a ideia. A gráfica fica mais ou menos no fim do percurso da procissão, um quilometro e meio da catedral. Mas as crianças insistiram: “Tia a gente pega na gráfica e volta distribuindo!”. Bom, é preciso avisar os pais, pedir autorização...

Pais avisados, somente duas meninas que não estavam muito bem decidiram ficar. Se as crianças não aguentassem os três quilômetros de ida e volta, ficamos de chamar um pai que possui uma Van para nos trazer de volta. Que voltar que nada! Fizeram o percurso todo sem desanimar!

Saímos, eu e quinze crianças pelas ruas movimentadas do centro da cidade. Antes, claro, uma preleção de como andar na rua, atravessar na faixa e olhar o sinal. Riram de mim: “Tia, quem é que não sabe andar na rua?”. E lá fomos nós, caminhando e cantando (Vítor e Léo e outras mais).

Fomos muito bem recebidos na gráfica. Conhecemos as máquinas e vimos cortar os nossos panfletos. Dali saímos às ruas para fazer a nossa “panfletagem”. O panfleto só informava a data e o horário da concentração para a procissão, mas as crianças fizeram mais: convidaram realmente as pessoas para participar. As meninas chegavam a dizer: “Esperamos vocês lá!”.

Salvo duas exceções, fomos muito bem recebidos. Não perguntamos a religião de ninguém, simplesmente convidamos para participar de uma celebração à Jesus. Uma senhora perguntou às crianças: “Evangélico pode ir?”. E as crianças responderam: “Claro!”.

Num percurso de mais ou menos dois quilômetros, a crianças distribuíram seiscentos panfletos. Foram lojas, casas, estacionamentos, supermercado, farmácia, transeuntes... Ninguém escapou. Encontramos até o nosso pároco! (achei que ia levar um baita "pito"!) Mas, Pe. Acácio é incapaz de ser desmancha-prazeres, chegou a perguntar às crianças o que era aquilo que estavam distribuindo (como se ele não soubesse). E elas explicaram direitinho.

Fiquei orgulhosa dos meus catequizandos! Eles se mostraram católicos de verdade. Não tiveram medo de mostrar a sua fé, de falar e convidar para um evento católico. Fizeram até melhor que eu que, em algumas vezes, fiquei até constrangida em estar na rua distribuindo folhetos.

Alguém pode até pensar se isso é catequese? Alguns pais podem até me questionar sobre o porquê de eu ter feito seus filhos saírem às ruas distribuindo folhetos da igreja. 

Sim. Posso estar errada na opinião de muitos, mas isso É CATEQUESE.

Assim como sair de chinelo e meia na rua, como fizemos outro dia para que as pessoas nos notassem. Catequese é fazer com que as crianças percebam o mundo ao redor. É fazê-las se sentir parte da comunidade. É fazer com que elas “vivam” os eventos, amem as tradições e respeitem a doutrina e os ritos da nossa Igreja.

A catequese não se faz só dentro de uma sala, lendo um livrinho. Na catequese se aprende de fé e também: se brinca, se junta, se come, se é amigo, se caminha. A gente reza junto também, acende uma vela em todo encontro e pede a iluminação do Espírito Santo. Antes de ir para casa a gente pede ao Santo Anjo que nos guarde. E somos amigos.

Angela Rocha
(Catedral de Nossa Senhora de Belém - Guarapuava - PR)

*As fotos são da procissão de 2009, em Guarapuava - Pr.


domingo, 18 de junho de 2017

CLIC CATEQUESE: CORPUS CHRISTI NAS PARÓQUIAS DO BRASIL

Imagens dos tapetes das procissões de Corpus Christi pelo Brasil. Fé e criatividade marcam a passagem de Jesus Eucarístico pelas ruas das cidades.

♫ Se essa rua...
Se essa rua fosse minha 
Eu mandava...
Eu mandava “tapetar”
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Só pra ver, Só pra ver meu Jesus passar!


Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Conceição do Castelo - ES

Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Colonia Faria - Colombo PR.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Cambuí MG

Paróquia Santo Antonio - Bocaiuva do Sul PR

Paróquia Santo Antonio - Bocaiuva do Sul PR

Concentração Procissão Corpus Christi -  Centro Cívico - Curitiba PR

Paróquia São Roque - Itapeva SP.

Paróquia São Sebastião - Faxinal PR - Com alimentos para doação.

Paróquia São Sebastião - Piraju SP - Tapete de roupas e agasalhos para doação.

Paróquia Bom Pastor - Suzano SP    
                                 


   Paróquia Cristo Rei -  São Vicente SP - Crianças e Pais da Catequese Familiar


Paróquias de Bebedouro - SP - Tapetes com alimentos arrecadados para doação

Paróquia Jesus, Maria e José - Grajaú - São Paulo - SP

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Tomás Coelho - RJ

                                        
Paróquia Nossa Senhora das Mercês - Campo Belo - MG

Paróquia Senhor Bom Jesus – Ibitinga - SP
                                           
                            Paróquia Nossa  Senhora da Conceição – Cunha -SP


                          Paróquia Nossa Senhora das Dores – Rio Verde - GO


                            Paróquia  Nossa Senhora Aparecida – Extrema - RO

                                      
                                   Paróquia Santa Isabel Rainha – São Paulo - SP

               
                                Comunidade São Sebastião  - Contagem - MG


Paróquias de São José, Santo Antonio e Santuário de N. Senhora Aparecida
Barra Bonita - SP

Paróquias de São José, Santo Antonio e Santuário de N. Senhora Aparecida
Barra Bonita - SP

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Socorro - SP

                      
                              Paróquia Santa Cruz e Santa Efigênia – Curitiba-PR
                                             
Paróquia São Sebastião –  Bento Ribeiro - Rio de Janeiro RJ


                           Paróquia são Camilo de Léllis – Ribeirão Preto - SP
                    
              
                                       Paróquia Santa Paulina - São Paulo SP.


        
                                 Paróquia São João Evangelista - Pinheiros - ES


Paróquia São Jorge - Bairro Portão - Curitiba PR

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - João Monlevade - MG

Paróquia São João Batista - Aracaju SE

Comunidade Santo Antonio - Rodeio 12 - SC

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Nova Esperança - PR

Paróquia Nossa Senhora dos Anjos - Gravataí RS

Paróquia santa Rosa de Lima - Vila Industrial - São Paulo SP

Santuário Nossa Senhora dos Navegantes -Navegantes SC

Comunidade São Lucas - Paróquia São José Operário - Maringá PR

Paróquia Nossa Senhora das Merces - Campo Belo - MG

Paróquia São Sebastião - Mossoró - RN


Paróquia Santa Rita - Artur Nogueira -SP


Paróquia Nossa Senhora das Dores - Porto Real - RJ

Paróquia São João Batista - Itaporanga SP
  
  
Arquidiocese de Curitiba (Trechos feitos pela Paróquia Bom Jesus dos Perdões) - Curitiba PR



FOTOS: Colaboração dos catequistas do Grupo Catequistas em Formação - Facebook.