CONHEÇA!

sábado, 5 de junho de 2021

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

Catequese de Eucaristia da Igreja de São Pedro - Barra Bonita/SP.

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI


Na quinta-feira depois do Domingo da solenidade da Santíssima Trindade, a igreja celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi.

A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da igreja. Desde o princípio de sua história, a igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs.

Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

A Eucaristia também gera união, partilha. E a Igreja que é a comunidade dos batizados, nos dá Jesus em alimento, para que saciados pelo Pão da Vida, possamos gerar o amor em nossa comunidade. Igreja é “convocação” de todos os homens para a salvação.

Poderíamos perguntar se na Quinta-Feira Santa a Igreja já não faz esta memória da Eucaristia. Claro que sim! Mas na solenidade de Corpus Christi estão presentes outros fatores que justificam sua existência no calendário litúrgico anual. Em primeiro lugar, no tríduo pascal não é possível uma celebração festiva e alegre da Eucaristia. Em segundo lugar, a festa de Corpus Christi quer ser uma manifestação pública de fé na Eucaristia. Por isso o costume geral de fazer a procissão pelas ruas da cidade.

Enfim, na solenidade de Corpus Christi, além da dimensão litúrgica, está presente o dado afetivo da devoção eucarística. O Povo de Deus encontra nesta data a possibilidade de manifestar seus sentimentos diante do Cristo que caminha no meio do povo. A Eucaristia é o grande milagre do Coração Amoroso de Jesus pela humanidade.


Maria Gorete Silva Aquino
Paróquia São Judas Tadeu - Lavras MG


* Texto tendo como fonte diversos arquivos de catequese.

Cássia Regina Leal - Comunidade São João Maria Vianey



                

Nenhum comentário: