sábado, 25 de julho de 2015

AGOSTO: O MÊS PARA REZAR PELAS VOCAÇÕES

Mas, o que é Vocação?


Vocação, para os cristãos católicos, é um chamado de Deus para seguir um caminho, religioso ou não, para a construção do Seu Reino. Em nosso batismo recebemos uma “tríplice missão”, sermos sacerdotes, profetas e reis. Esta é, primordialmente nossa vocação: trazer à terra as coisas do céu, anunciar o reino e denunciar a maldade e zelarmos pelo bem de todos. Assim, temos por vocação o chamado à santidade, sermos pessoas melhores e deixar o mundo em que vivemos melhor.

O Catecismo da Igreja Católica relaciona alguns tipos de Vocação: Vocação da Humanidade, Vocação dos Leigos, Vocação para a Castidade, Vocação para o Amor, Vocação para o Apostolado, Vocação ao Matrimônio e Vocação Sacerdotal.

Durante o mês de Agosto cada semana a Igreja lembra, reflete e rezar por uma vocação específica:

No primeiro domingo de Agosto ora-se pelas vocações dos ministérios ordenados, ou seja, sacerdotais e diaconais. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 04 de Agosto celebrarmos o dia São João Maria Vianney, o Cura D'Ars, patrono dos párocos, padres, sacerdotes e no dia 10 de Agosto, o dia de São Lourenço, diácono e mártir, patrono dos diáconos.

No segundo domingo (Dia do pais) ora-se pelas vocações matrimoniais e pela família.
Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando homem e mulher, chamou-os no Matrimônio a uma íntima comunhão de vida e de amor entre si.

No terceiro domingo ora-se pelas vocações à vida consagrada: religiosas, religiosos, consagrados e consagradas nos vários institutos e comunidades de vida apostólica. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte. Maria, como mulher modelo de consagração a Deus dá o tom da comemoração do dia da vocação à vida consagrada.

O quarto domingo de agosto lembra-se a vocação dos leigos na Igreja por ser também comemorado o dia do Catequista. O cristão leigo é aquele que auxilia no serviço da Igreja e também que dá testemunho de vida cristã no seu ambiente de trabalho, em casa, onde vive. O dia do cristão leigo volta a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.

*  Quando agosto tiver CINCO domingos, transfere-se, em algumas Igrejas Particulares, o Dia do Catequista para o Quinto Domingo, ficando o 4º, como Dia do Leigo. Ressalta-se, no entanto, que isso fica a cargo de cada diocese.



Ângela Rocha
Catequistas em Formação


SEGUIDORES DO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO