CONHEÇA!

sexta-feira, 25 de maio de 2018

HOMILIA DO DOMINGO: DEUS TRINO, EXPERIÊNCIA DE AMOR

                                                                                                                                               
HOMILIA DA SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE 

Deus não é fechado em si mesmo. A Trindade não fica cultivando o carinho mútuo, no egoísmo narcisista. Pelo contrário, Deus é vida que se abre à nossa história. Nós cristãos cremos e experimentamos Deus que vem até nós e participa da nossa história: “Reconhece, pois, hoje e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo da terra, que não há outro além dEle” (Dt 4, 39). Deus habita o mundo com presença trinitária. E se Deus não se ausenta, não importam as trevas que possam assaltar, o Senhor está no meio de nós, caminhando ao nosso lado: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 28, 20).

A nossa história, portanto, estende-se como autocomunicação de Deus, que livremente age na história da salvação. A experiência da graça é comunicada no Filho; o Espírito Santo nos diviniza e nos faz experimentarmos a filiação do Pai, enquanto irmãos de Jesus Cristo e assumimos em nossa própria existência a vida divina: “De fato, vós não recebestes o Espírito de escravidão, para recairdes no medo, mas recebestes o Espírito que, por adoção, vos torna filhos, e no qual clamamos: Abba, Pai” (Rom 8,15).

A experiência de Deus Trino é uma experiência de amor. Deus vem habitar a história porque nos ama, porque nos quer para Ele. Ser habitado pela Trindade é viver esta experiência de amor. Portanto, o mistério trinitário não é reservado para os sábios e teólogos, mas para todo ser humano que fizer a experiência do amor. Quem não ama não pode entender o mistério da Trindade.

Diante do Deus da Trindade, primeiramente silenciamos e contemplamos o seu mistério. Num segundo momento, percebemos o dom trinitário em nós. Nossa relação com cada uma das pessoas é importante. O Pai nos lembra que Deus está acima de nós, dando a sua lei, manifestando a sua vontade. O Filho nos lembra que Deus está ao nosso lado, caminha conosco, dá a sua vida, ensina quem é o ser humano. O Espírito nos lembra que Deus está no meio de nós, é a voz divina no interior de nossos corações, a experiência de intimidade.


No encontro com o Deus Trindade, aceitamos livremente o dom de Deus e nos tonamos colaboradores de sua ação no mundo. Por isso no Evangelho deste domingo, Jesus nos convida à missão. A Trindade realiza a Missio Dei, vindo até nós e revelando seu plano de amor. De nossa parte, cabe-nos acolher o Deus Trinitário e anuncia-lo ao mundo: “Ide por todo o mundo...”  (Mt 28, 19). Nossa missão é fazer discípulos em nome da Trindade. O desejo de Deus é que todos sejamos seus discípulos.

Nossa alegria é a filiação divina, a graça do Espírito que habita em nós, o amor do Pai que reside em nosso coração, o seguimento ao Senhor Jesus, a vida de graça que acolhemos pelo olhar da fé, a nossa vida configurada à morte e ressurreição de Cristo. Esta alegria deve ser anunciada ao mundo. Queremos que todos descubram esta graça e participem desta vida nova no Senhor. Não faremos proselitismo aos não crentes, mas testemunharemos esta graça. Que todos possam descobrir a graça da vida trinitária, experimentando dentro de si o amor de Deus derramado em nossos corações. Vivamos o amor que sai de nós e seremos verdadeiramente imagem e semelhança da Trindade Santa.

Pe. Roberto Nentwig
Arquidiocese de Curitiba-PR

FONTE: 
NENTWIG, Roberto. O Vosso Reino que também é nosso. Reflexões Homiléticas - Ano B. Curitiba; Editora Arquidiocesana, 2015. pg. 79.


* Adquira os livros com as homilias completas!

Palavras sobre o Reino na vida a partir dos Evangelhos. São três livros: Ano Litúrgico A, B e C. Cada livro tem o valor de R$ 15,00. Kit com os três livros: R$ 30,00 + frete

Nenhum comentário: