CONHEÇA!

quinta-feira, 23 de maio de 2019

PALAVRAS DE FRANCISCO: 21 DE MAIO DE 2019


“A VIDA SE ENFRENTA COM A PAZ DE JESUS E SENSO DE HUMOR"

O Papa Francisco comentando a promessa de Jesus aos discípulos: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo", pergunta: Como é possível conciliar as "tribulações" e as perseguições que São Paulo sofre, narradas na página dos Atos dos Apóstolos (At. 14,19-28), com a paz que Jesus deixa aos seus discípulos contidas no Evangelho de João?

A vida de perseguições e tribulações parece uma vida sem paz, e a última das bem-aventuranças afirma: "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, falarem todo mal contra vós por minha causa".  Assim, a paz de Jesus caminha com esta vida de perseguição, de tribulação. Uma paz que é muito profunda em relação a todas essas coisas. Uma paz que ninguém pode tirar, uma paz que é um dom, como o mar que na profundidade é tranquilo e, na superfície, existem as ondas. Viver em paz com Jesus é ter esta experiência dentro, que permanece durante todas as provações, todas as dificuldades, todas as “tribulações”.

Somente assim pode-se compreender como tantos santos viveram a última hora sem “perder a paz", a ponto de falar às testemunhas que estavam "indo ao martírio como convidados às núpcias". Este é o dom da "paz de Jesus" – paz que não podemos ter através de meios humanos, como por exemplo, indo ao médico ou tomando ansiolíticos.

Trata-se de algo diferente que vem "do Espírito Santo dentro de nós" e que traz consigo a "fortaleza". A paz nos ensina, a paz de Jesus nos ensina, a ir avante na vida. Ela nos ensina a suportar. Suportar: uma palavra que nós não entendemos bem o que significa, uma palavra muito cristã, que é carregar sobre os ombros. Suportar: carregar a vida sobre os ombros, as dificuldades, o trabalho, tudo, sem perder a paz. Ou melhor, carregar sobre os ombros e ter a coragem de ir avante. Isso se entende somente quando há o Espírito Santo dentro, que nos dá a paz de Jesus. Mas se ao invés disso nos deixamos tomar por um nervosismo frenético e perdemos a paz, tem alguma coisa que não funciona.

Tendo no coração o dom prometido por Jesus e não aquele que vem do mundo ou do dinheiro no banco, conseguimos enfrentar as dificuldades mesmo as mais difíceis e ir avante e com uma capacidade a mais, que faz sorrir o coração. A pessoa que vive esta paz jamais perde o senso de humor. Sabe rir de si mesma, dos outros, ou melhor, da própria sombra, ri de tudo. Este senso do humor que está tão próximo da graça de Deus. A paz de Jesus na vida cotidiana, a paz de Jesus nas tribulações e com aquele pouquinho senso de humor que nos faz respirar bem. Que o Senhor nos dê esta paz que vem do Espírito Santo, esta paz que é característica  Dele e que nos ajuda a suportar, carregar, tantas dificuldades na vida.

FONTE: Homilia do papa Francisco: 21/05/2019 - Casa de Santa Marta.  https://www.vaticannews.va/pt.html

Nenhum comentário: