CONHEÇA!

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

PRESÉPIOS CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO

Durante o mês de dezembro, nas duas últimas semanas, promovemos um "concurso" de presépios com os catequistas do nosso grupo no Facebook. A ideia foi da Vivian Leite, catequista de São Paulo, que começou a história apresentando o próprio presépio:

Vivian Leite - São Paulo SP

E foi um SUCESSO!


Catequistas de todo Brasil publicaram fotos dos seus presépios de casa, alguns da paróquia, outros da catequese. Todos absolutamente LINDOS! E escolher os mais significativos para serem votados foi difícil! Mas, dos mais de 100 presépio foram selecionados os seguintes:


Ana Lucia Almindo (exposição de presépios dos cateqquizandos), Heloisa Silva, Raimundo Cesa, Suzana Lossurdo, Juliana Bellozo, Marcio Prazeres (2 presépios das crianças da exposição promovida pela catequese), Nilva Mazzer, Adriana Pereira, Josefa Macleide Gomes Da Silva Gonçalves, Rosane C. Barbosa, Camila Viccioli ( 2 presépios muito fofos), Andreia Soares, Clarice Vieira Giasson, Rita Fernandes, Rosalia Nogueira Rodrigues, Marciano Ribeiro, Catari Viana, Rosana Lima da silva.


Feita a escolha, cada um contou um pouco da história do seu presépio para que os catequistas do grupo votassem nos 5 melhores, para serem premiados. Foi mais difícil ainda escolher, mas, aí estão eles:

Heloísa Silva - 1º LUGAR (91 votos)
Presépio montado na casa da minha mãe (82 anos). Moramos em Ceilândia - DF. Todo ano tenho a incumbência de montar o presépio, ela fica ansiosa, esperando. Embaixo do menino Jesus ela colocou um pedido para que eu engravide. Então todos os anos quando monto, devolvo o pedido no lugar.

Juliana Bellozo -  também em 1º LUGAR (91 votos) - Empatou com a Heloísa!

Presépio eu que fiz de biscuit e em cada peça eu coloquei um ímã. Ele está na tampa de uma lata de panetone. A ideia de colocar o ímã foi dos meus catequizandos. Eu uso sempre na catequese. Meus catequizandos sempre querem que eu dê pra eles as peças! rsrsrsrs. Sou de Rolândia-Pr. e dou catequese na paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima - Arquidiocese de Londrina PR.

Nilva Mazzer - 2º LUGAR - 65 votos
Fiquei muito feliz por meu presépio estar entre os escolhidos. Ganhei na confraternização de final de ano da nossa catequese aqui da Paróquia São José Operário de Maringá, da nossa equipe da coordenação. E o mais legal de tudo, ele foi feito por uma catequista nossa, que também faz parte do grupo: Regina Celia Fregadolli Auada. 



Clarice Vieira Giasson - 3º LUGAR - 48 votos
Estou muito feliz que a foto dessa turminha linda foi classificada para a escolha do presépio mais curtido desse grupo! 💝 Sou coordenadora da catequese em minha comunidade, Paróquia Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, na cidade de Medianeira- Paraná, e também Catequista junto com meu esposo Rogério, nessa turma de 2ª etapa. Trabalhamos sobre o presépio e eles amaram pintar, recortar e montar juntos. Estamos estudando e colocando em prática a catequese mistagógica e acredito que podemos sim fazer a diferença na vida dos pequenos, mostrando o amor pelo Céu, pelas coisas de Deus!

Rita Fernandes - 4º LUGAR - 47 votos
O meu presépio é bem simples, feito de papelão, as imagens foram impressas no computador e colorida pelos meus netinhos que queriam saber o que é o presépio, eles tem 8 e 5- 9 e 6 anos, como ficaram em casa após termino das aulas, resolvemos fazer um mini presépio, eles amaram, e ficaram encantados com a história do nascimento de Jesus. Maravilhoso ver aqueles olhinhos brilhando de curiosidade...❤✨✨ Sou da Paróquia Santuario Fátima -

Suzana Lossurdo - 5º LUGAR - 44 votos
Meu presépio. Tão espaçoso quanto a dona. 😊 Já o monto há 22 anos, cada vez de uma forma diferente. Quando meus filhos eram pequenos, os animais passeavam por todo os lados, ora juntos, ora separados. De repente sumiam todos e apareciam novamente. Hoje, finalmente, eles ficam sempre no mesmo lugar. Sou de Barra Bonita/SP. Paróquia São José.

Raimundo Cesa - 6º LUGAR - 40 votos.
O Meu presépio foi baseado na realidade em que vivemos, em um mundo onde a simplicidade prevalece....moramos no interior do estado do Ceará, a 350 km da capital, somos uma capela pequena..e nosso presépio representada a nossa simplicidade, representa o Deus menino que enxergamos em nossa realidade: Iluminado e que nasceu no meio da simplicidade.Utilizei material do nosso cotidiano e cotidiano rural, como o pote de barro, as plantas e as raizes. Sou da Cidade de Dep. Irapuan Pinheiro-Ceará.

Adriana Pereira - 7º LUGAR - 39 votos
Em nossa Paróquia (Sr. Bom Jesus - Monte Alto - SP) realizamos pela primeira vez uma exposição de presépios. As pastorais e comunidades prepararam seus presépios de acordo com o tema sugerido. Tivemos presépio de migrantes, de moradores de rua, oriental, dentre outros. Minha comunidade foi responsável pelo presépio indígena e a ideia foi retratar que Jesus pode nascer nas mais diversas realidades. Foi uma experiência enriquecedora de partilha, espiritualidade e de união.

Rosália Nogueira Rodrigues - 8º LUGAR - 35 votos
O meu presépio foi realizado em família. Tenho 4 filhos e por isso a construção do presépio é um momento de muita alegria e um espaço de imaginação, trabalho de equipe e oração. Somos de Leiria - Fátima - Portugal.

Camila Viccioli - 9º LUGAR - 35 votos
Aqui estão meus dois presépios, que montei com toda simplicidade, porém com o mais importante de todos: o amor em Jesus. Um deles foi feito na lata de sardinha. Sou Camila da cidade de Cândido Mota - SP.

Rosane C. Barbosa - 10º LUGAR - 34 votos
Boa tarde catequistas. Agradeço o carinho e oportunidade. Sou Rosane, de Contagem/MG. Este presépio ganhei de minha mãe, falecida em 13 de maio deste ano passado, 2019. E que muito me honra ter, porque como minha primeira catequista, ela me ensinou a importância da nossa Sagrada Família de Nazaré. É um presépio em miniatura, artesanal e me acompanha o ano todo. No advento coloco essa mini-velinha, no natal acendemos e rezamos pro menino Jesus abençoar todas as famílias do mundo. Neste Natal, minha mãe ficou com nossa mãe do céu, Jesus e José, a interceder por nós, como um anjo. Desejo a todos um ano cheio de bênçãos!

Andreia Soares - 29 votos
Meu presépio tenho há mais ou menos dois anos.Tinha uma vontade enorme de ter um, pois montava o da igreja onde participo há 17 anos. Mas meu sonho era ter o meu e com a graças de Deus consegui .Minha vontade é ter peças maiores.
Comunidade Nossa Senhora da Paz Arujá / São Paulo.


Catari Viana - 28 votos
Desde criança admirava o presépio de minha avó . Era simples, na fazenda e não tinha luz, era iluminado com lamparinas a óleo. Hoje, não deixo a tradição ser esquecida. Amo fazer meu Presépio. Ele sempre tem no mínimo 3 metros de comprimento por 1 de largura, mas esse ano tive que fazê-lo em um espaço um pouco menor, mas também ficou bonito. E esse ano fui formando em etapas, até estar completo, com todos os personagens juntos no dia da Epifania do Senhor. E começo com a Nossa Senhora do Ó, ou da Expectaçao, que é a Nossa Senhora Grávida. Ainda não desmontei.. estou com muita pena.... 😯🙏❤❤❤
Sou da Paróquia de São José, em Piratininga, Niterói/ RJ.

Josefa Macleide Gomes da Silva Gonçalves - 28 votos
Presépio confeccionado em 03/12/2015 (Um tesouro precioso, guardado com carinho). Bem simples: as imagens foram impressas e coloridas por meus catequizandos que tinham idade de 5 a 8 anos. Comunidade São Francisco- Paróquia Senhor do Bonfim- Macurure - BA.

Rosana Lima da Silva - 28 votos
Bom esse é o meu presépio, ele é bem simples mas montado com muito carinho. Sempre quis ter um, mas nunca conseguia comprar! Rsrsrsrs... Faz uns 4 anos que consegui adquirir❤❤. Ele é montado na minha casa, num cantinho reservado no rack, coloco pisca-pisca pra deixar bem alegre. Moro na Comunidade de Nossa Senhora das Graças que pertence à Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus em Campos do Jordão - SP.


MARCIO PRAZERES - 27 votos
Dois dos presépios da primeira exposição da minha paróquia, feito com muito amor e carinho, com as famílias dos catequizandos. Com esses presépios trabalhamos catequese em família. Obs: a primeira exposição de muitas que vão vim.
Paróquia São Pedro, Diocese de Osasco SP.

Ana Lucia Almindo e Mara Gandolfe - 22 votos
Eu e a Mara Gandolfe, somos catequistas da comunidade N.S. das Dores (Paróquia Cristo Rei), cidade São Vicente, litoral de São Paulo, e todo ano nós pedimos para nossos catequizandos fazerem um presépio em casa com ajuda dos pais, para depois fazer exposição na comunidade. Como sempre eles se superam e aí estão, lindos como sempre.

Marciano Ribeiro - 20 votos
Este é o presépio de minha casa, todo ano faço questão de montá-lo, com todo carinho em um lugar de destaque, para a chegada do Menino Deus. O presépio foi comprado pela minha mãe, em Aparecida – SP, quando eu ainda era criança. Cada vez que o contemplo, sinto que no presépio, Deus se fez pequeno e se tornou nosso irmão. E, ainda nos dias de hoje quer renascer em nossos corações. Que todo dia seja Natal!  
Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, Bom Sucesso – MG - Diocese de Oliveira.

Além dos selecionados acima tivemos muitos outros presépios, cada um mais bonito que o outro. Eles estão todos publicados no grupo Catequistas em Formação no Facebook: 

Quem quiser fazer parte do grupo, é só pedir adesão respondendo as perguntas!

* Também disponível no link: 
https://drive.google.com/drive/folders/1tiyjGytxH8uWYrZ2fGULjh_jyxGld39k?usp=sharing

Nenhum comentário: