CONHEÇA!

quarta-feira, 18 de abril de 2018

GAUDETE ET EXSULTATE: NOVA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO



Uma Exortação Apostólica é um documento pastoral por meio do qual o Santo Padre se dirige a comunidade católica. Em geral, ela fornece indicações ou orientações sobre algum aspeto específico da vida da Igreja. 

Gaudete et exsultate (Alegrai-vos e exultai) é a nova exortação apostólica do Papa Francisco. Apresentado pelo Vaticano no dia 9 de abril, o documento sobre a chamada à santidade no mundo atual, repete as palavras de Jesus aos que são perseguidos ou humilhados por causa dele (Mt 5, 12).

Desta vez, o Papa toca o coração de cada pessoa, as donas de casa, os trabalhadores liberais, os trabalhadores manuais, os estudantes, os cientistas, os agricultores, os esportistas, os professores: “somos convidados a reconhecer-nos ‘circundados de tal nuvem de testemunhas’, que incitam a não nos deter no caminho, que nos estimulam a continuar a correr para a meta. E, entre tais testemunhas, podem estar a nossa própria mãe, uma avó ou outras pessoas próximas de nós”.

Organizado em cinco capítulos, o documento junta-se às outras duas Exortações que o Papa publicou em anos anteriores: Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), em 2013; e Amoris Laetitia (A Alegria do Amor), em 2016.

No entanto, esta última tem três particularidades: está diretamente dirigida a cada leitor, por meio do uso da expressão informal “tu”; utiliza uma linguagem direta; e tem uma estrutura simples e prática. Nesta ocasião, também se decidiu acompanhar o lançamento com um vídeo que destaca os principais aspectos do documento [veja ao final do texto]. “Meu objetivo é humilde: fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades”, diz o Papa Francisco nas primeiras linhas da Gaudete et Exsultate.

O documento começa com uma revisão e um lembrete sobre o que significa a chamada à santidade e, nesses parágrafos iniciais, enfatiza que não é um caminho apenas para pessoas religiosas ou consagradas, mas para todos. Nos demais capítulos, centra-se nos modos de viver a santidade e assegura que Jesus dá os pontos-chave, por meio das bem-aventuranças. Além disso, destaca diferentes virtudes humanas, como a paciência, a mansidão, a alegria, a luta interior e o sentido de humor.

O Papa também se refere a outros perigos que surgem: “é também uma luta constante contra o demônio, que é o príncipe do mal”. No entanto, o seu olhar é positivo e esperançoso: “neste caminho, o progresso no bem, o amadurecimento espiritual e o crescimento do amor são o melhor contrapeso ao mal. O caminho da santidade é uma fonte de paz e alegria que o Espírito nos dá”.


Faça download da Exortação Apostólica Gaudete et exsultate

Assista o vídeo sobre o documento produzido pelo Vatican Media:




Nenhum comentário: