CONHEÇA!

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

HOMILIA DO DOMINGO: A QUEM IREMOS?


                   HOMILIA DO 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

Quando Josué reuniu as  tribos de Israel em Siquém e chamou os líderes para se apresentarem diante de Deus (primeira leitura), o juiz fez um resgate  dos momentos em que Deus operou com sua mão forte na história de seu povo.  Foi o Senhor que escolheu Abraão, acompanhou a vida dos patriarcas, libertou o povo da escravidão, deu sua lei, levou os seus filhos para a Terra Prometida e a deu por herança. Diante de sua história de fidelidade da parte de Deus, Josué apela para uma escolha decisiva: “Escolhei a quem desejas servir!” (Js 24,15).


A vida de todos nós, é uma história humana-divina. Aos olhos da fé, cada momento de nossa existência não é um mero acaso ou fruto apenas de escolhas humanas. À luz do mistério de Deus, a história é permeada da providência divina; não se trata de um providencialismo, como se Deus fizesse intervenções em tudo, guiando cada passo da história, mas Deus age respeitando a liberdade humana e os limites deste mundo que passa. Como Josué, também cada um de nós pode olhar para a história pessoal e perceber os sinais de Deus, enxergando como Deus continua agindo nos laços que vão constituindo o tecido de nossa vida.


Mas não basta perceber os sinais de Deus e nossa história. O olhar de fé para a nossa vida é uma antessala do cômodo principal – a nossa decisão radical pelo Senhor. Hoje, as leituras nos colocam diante desta decisão: escolher a Deus ou voltar atrás; abraçar as consequências do discipulado ou ficar no meio do caminho.
Jesus, no Evangelho, pediu esta decisão aos seus interlocutores. Alguns murmuraram e consideraram duras as palavras de Jesus. Não parecia fácil aceitar que Ele era o Pão descido do Céu, aceitar sua Palavra, seu seguimento. O convite de Jesus é para uma mudança de valores, mudança de posturas; convida-nos a abandonar aquilo que atrapalha, seja no nível espiritual ou material, e segui-Lo. Também nós como o povo em Siquém e como os ouvintes de Jesus, devemos dar uma resposta, pois não é possível ficar em cima do muro. Seremos capazes Seremos capazes de abandonar os ídolos e as ideias que se configuram como falsas. Seguranças?


Deus respeita nossa liberdade. Ao perceber o abandono dos ouvintes, Jesus se dirige aos apóstolos e lhes pergunta: “E vos quereis ir embora?” (Jo 6, 67). Pareceria mais natural que Jesus amenizasse o discurso e pedisse para  que eles permanecessem. Mas bem diferente dos nossos esquemas, Jesus pede uma decisão firme, não importando com a  quantidade de sus plateia.    


A quem nós iremos seguir? Os esquemas deste mundo dirigem-se para  a falsidade, para a corrupção, para a busca egoísta. Escolher a Deus significa fazer uma decisão exigente pelo caminho da doação e da  fraternidade. O Pão da Vida, oferecido por Jesus, é mais do que um encontro intimista com Deus. Trata-se de uma acolhida da vida como dom e, consequentemente, abraçar a doação e a partilha a si mesmo e nos convida a comer do Pão nos quer no mesmo caminho. A vida que não se esgota em si mesma, mas a vida como um sair de si e se realizar na abertura ao próximo, à comunidade, à sociedade. Aqui está a proposta do Senhor: a quem iremos servir?

Pe. Roberto Nentwig
Arquidiocese de Curitiba - PR

FONTE: 
NENTWIG, Roberto. O Vosso Reino que também é nosso. Reflexões Homiléticas - Ano B. Curitiba; Editora Arquidiocesana, 2015. pg. 79.


* Adquira os livros com as homilias completas!

Palavras sobre o Reino na vida a partir dos Evangelhos. São três livros: Ano Litúrgico A, B e C. Cada livro tem o valor de R$ 15,00. Kit com os três livros: R$ 30,00 + frete

Nenhum comentário: