CONHEÇA!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

“NASCIDO DE MULHER, NASCIDO SOB A LEI”: NATAL SEGUNDO SÃO PAULO

 
Imagem: Greyson Joralemon no Unsplash

Um texto "teológico" sobre o Natal, que deve ser lido com carinho e atenção. Ele nos diz tudo que precisamos saber sobre Jesus filho do homem. Paulo não fala de presépio, manjedoura ou pastores, mas anuncia o essencial: o nascimento do Salvador na carne, para nossa salvação. Deus assume a história do homem em seu Filho, uma história de miséria e pecado; ele o assume, o ama e, amando-o, o salva: porque só o que é verdadeiramente amado pode ser resgatado. Nosso Deus é “humano” e humanitas é a celebração de sua divindade.

A passagem mais antiga do Novo Testamento relativa ao nascimento de Jesus encontra-se na Carta aos Gálatas: “Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, para redimir os que estavam sob a Lei., para que recebamos adoção de crianças”( Gal 4, 4-5).

É provavelmente o momento culminante da Carta, em que Paulo anuncia o cumprimento da salvação. Deus Pai intervém no curso da história com um acontecimento extraordinário, pois é chegada a plenitude (em grego: "o enchimento") dos tempos: o tempo messiânico. As eras que antecederam este ponto de inflexão não são apenas um período anterior, mas um tempo de preparação e espera pelo cumprimento das promessas do Antigo Testamento. Estas já se tornaram realidade porque começou o tempo do Messias, e é o tempo novo e definitivo, o tempo da salvação: Deus enviou o seu próprio Filho, Jesus, “nascido de mulher, nascido sob a lei” ( Gal 4, 4). O grego propriamente "tornou-se da mulher", mas já a Vulgata, que traduziu filium, factum ex muliere, tem vários manuscritos que traduzem natum ex muliere , talvez para mitigar o escândalo da realidade humana do nascimento de Jesus.

Numa síntese extraordinária, o Apóstolo apresenta o mistério da Encarnação: antes de tudo, a pré-existência divina de Jesus, que é Deus e Filho de Deus; depois a sua natureza humana: o Filho é ao mesmo tempo filho do homem, visto que é gerado pela mãe. “Nascer de mulher” indica precisamente que Jesus nasceu verdadeiramente homem, desde o primeiro momento da sua concepção e da sua entrada no mundo: uma humanidade como a nossa, carente de cuidado, atenção, ternura, amor. No entanto, imediatamente se diz que não é uma humanidade gloriosa: o anúncio, pelo contrário, revela a humilhação de Jesus desde o nascimento. Na Carta aos Romanos, pouco depois da Carta aos Gálatas, Paulo especifica: Deus enviou "o seu Filho numa carne semelhante à do pecado" ( Rom. 8,3), ou seja, compartilhar a carne do pecado, porque entra em um mundo e em uma história marcados pelo mal, pela dor, pela miséria humana.

A primeira expressão que sublinha a humilhação de Jesus é precisamente o seu "ter nascido de mulher". Na Bíblia, a fórmula indica a condição humana, a fragilidade e corruptibilidade da carne, a precariedade da existência e a incerteza do presente. Jó afirma claramente: “O homem, nascido de mulher, tem uma vida curta e cheia de inquietações; como uma flor, ela brota e murcha, foge como a sombra e nunca para" (Jó 14,1-2). Nos Hinos de Qumran, "nascido de mulher" significa "formado de pó", "criatura de barro" (1 QS 11,215; cf. F. García Martínez, Textos de Qumran , Brescia, Paideia, 1996, 95).

Karl Rahner medita sobre o significado de “fazer-se carne”: “A eternidade se fez tempo, o Filho se fez homem, Idealidade, o Logos que toda a realidade abraça e penetra, se fez carne, e o tempo e a vida humana se transformaram: desde que o próprio Deus se fez humano carne. [...] Agora que ele realmente se fez homem, este mundo com seu destino está em seu coração, agora não é só sua obra, mas uma parte de si mesmo. [...] agora Ele também está na nossa terra, onde não tem uma existência melhor que a nossa, onde não lhe foram assegurados quaisquer privilégios, mas sim todas as partes do nosso destino: fome, cansaço, hostilidade, angústia de ter que pereça e morte miserável. A verdade mais improvável é esta: o infinito de Deus penetrou na angústia humana, a bem-aventurança assumiu a tristeza mortal da terra, a vida acolheu a morte em si mesma "(O ano litúrgico . Meditações , Brescia, Morcelliana, 1962, 15 s).

A segunda expressão que acentua a humilhação é "nascer sob uma Lei" (não há artigo em grego). Jesus não é apenas um homem entre os homens, mas também um judeu: está sujeito à legislação mosaica. Depois veio na forma de um escravo: a situação do homem antes da vinda messiânica, para operar precisamente a Lei (cf. Gal 4,5), ou seja, uma norma externa, à qual ele deve se submeter, obedecer e que envolve até o pena de morte. O Senhor, perfeitamente livre perante a Lei, submeteu-se a ela, para ser igual a nós em tudo exceto no pecado.

No entanto, o que pode parecer uma humilhação paradoxalmente abre para uma dimensão positiva de liberdade e fraternidade: Jesus nasceu sob a lei para redimir aqueles que eram escravos da lei. Ele assumiu a carne que carrega em si as consequências do pecado para transformar a realidade do pecado em uma lógica de amor. E ele nasceu de mulher para que todos os nascidos de mulher pudessem acolher a sua proximidade e solidariedade.

Assim se cumpre o mistério da Encarnação, que Jesus nos dá, mas que exige também colaborações insubstituíveis: Deus precisa dos homens. "Nascer de mulher" pressupõe o nascimento de uma mãe; "Nascido sob a lei" implica um pai "legal", o que lhe permite entrar na dinastia messiânica. A criança que nasceu sem pai no mundo judaico da época não tinha direito à cidadania ou mesmo o direito de falar em público. Sem um pai terreno, Jesus não poderia proclamar o Evangelho. Por volta do final do século I, um rabino encontrou em Jerusalém uma espécie de registro com a lista de filhos ilegítimos de mulheres casadas (HL Strack - P. Billerbeck, Kommentar zum Neuen Testament aus Talmud und Midrasch, I, München, Beck, 1956, 42). Deus precisa de Maria e José para nossa salvação; e ele pedirá aos apóstolos que continuem sua missão salvadora na história.

Jesus, salvando-nos, faz-se nosso irmão e nos torna filhos de Deus. Paulo usa um termo técnico jurídico: "Para que recebamos adoção de crianças" ( Gal 4,5b). A nova realidade é, portanto, ser filhos adotivos, familiares de Deus: ela estabelece uma relação única, íntima, totalmente pessoal com o Pai. Com outra consequência: ser "filhos" envolve o dom do Espírito, o Espírito de Jesus e do Pai. O batismo, isto é, a imersão no Filho, repropõe a relação pessoal com Deus nos nossos corações e permite-nos clamar: “Aba, Pai” (v. 6).

Segue uma cristologia que é ao mesmo tempo soteriologia: "O Filho é inteiramente Filho para nós!" (F. Mussner, The letter to the Galatians , Brescia, Paideia, 1987, 422). Ele nasceu na história para nós: um acontecimento que transforma o mundo e marca indelevelmente a história. Não é por acaso que o seu nascimento se tornou um divisor de águas entre um antes e um depois, é uma novidade absoluta para a qual o fluxo dos acontecimentos humanos se distingue entre um "antes de Cristo" e um "depois de Cristo".

Aqui está o Natal de acordo com Paulo. O apóstolo não fala de gruta, manjedoura, presépio, anjos, pastores; ele não menciona o nome de Maria e nem mesmo menciona José. Não há Belém, o hotel onde não havia quarto não é mencionado; Herodes, os doutores da lei e os magos estão desaparecidos. No entanto, há o essencial: o nascimento do Salvador na carne para nossa salvação.

A vinda de Jesus pôs fim ao "nada novo debaixo do sol" do sábio Qoèlet ( Qo 1,9) e destruiu a sabedoria dos antigos filósofos, para a qual tudo se repetia ciclicamente com um eterno retorno. Agora existe a maior novidade já revelada no passado, a única novidade que conta na história: é a novidade de Deus que se assume no Filho, o Emanuel, o "Deus conosco" ( Mt 1,22), o história do homem. Uma história que é uma mistura de misérias e fracassos, impregnada de egoísmo e pecado; mas o Senhor Jesus o assume, o torna seu, o ama e, por amá-lo, o salva. Porque apenas o que se ama verdadeiramente é redimido. Assim, a noite e as trevas da história e do homem tornam-se luz e tornam-se Noite Santa.

Na Carta a Tito, fiel discípulo de Paulo, o Natal é apresentado sob outro prisma: “A graça de Deus apareceu, levando a salvação a todos os homens e ensinando-nos a negar a impiedade e os desejos mundanos e a viver neste mundo com sobriedade, com justiça e com piedade” ( Tito 2, 11-12): página importante para orientar a vida do cristão. O texto continua: “Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso salvador, e seu amor pelos homens, ele nos salvou, não por obras de justiça que fizemos, mas por sua misericórdia, com uma água que regenera e renova no Espírito Santo, a quem Deus derramou sobre nós em abundância" ( Tt3,4-6a). Na Igreja, desde os tempos antigos, esta última passagem é proclamada na liturgia do Natal, na Missa da madrugada.

A graça de Deus, sua bondade, seu amor (em grego é philanthrōpia ) nos arrebatou, através do batismo, "da escravidão de todos os tipos de paixões e prazeres", e de viver "na maldade e na inveja, odiando e odiando uns aos outros" ( Tit 3: 3 ). O texto afirma que isso acontece com o derramamento do Espírito: um verbo é usado - "derramar" - que no Novo Testamento é usado para o sangue de Cristo, que é "derramado para a remissão dos pecados" ( Mt 26 : 28; cf. Hb 9 : 21-26).

Desta forma, há uma virada definitiva não só na história, mas também na vida do cristão: a Carta a Tito afirma que "estas coisas são belas e úteis aos homens" (Tt.3,8). É a beleza da vida cristã: “Desde o tempo em que o ódio mútuo era a premissa perdida, mesmo considerada necessária, para assumir compromissos de ordem pública nas esferas civil e política: portanto, daquela vontade de morte que é intrínseca ao exercício de poder, passamos a uma nova situação, em que nos iluminou a perspectiva de uma morte por amor, ou seja, de uma política como esvaziamento do poder! […] Somos espectadores da “epifania” da “filantropia”, isto é, da verdadeira e única amizade para os homens que é “a bondade de Deus nosso Salvador”. [...] Portanto, onde foi derramado o Espírito Santo, fomos selados em uma relação de comunhão com sua maneira de morrer por amor, que venceu o ódio e inaugurou a política da beleza., como responsabilidade pública por excelência" (P. Stancari, O mistério da piedade , Rende [Cs], R-Acolhimento, 2019, 124 s).

A forma como a Vulgata traduz a philanthrōpia do texto grego em latim também é iluminadora (cf. Tt 3,4 ). Para celebrar a divindade de Deus, ele traduz - com um golpe de gênio - philanthrōpia com "humanidade" (humanitas), como que para indicar que para nós a bondade e o amor divino são humanitas. Nosso Deus é "humano" e a humanidade é a celebração de sua divindade. O Apóstolo conclui: “Esta palavra é fidedigna e, por isso, quero que insista nestas coisas, para que os que crêem em Deus se esforcem por se distinguir na prática do bem” (v. 8). O cristão tem a vocação de dar a sua própria contribuição para o bem comum, distinguindo-se por aquela caridade que é participação na vida de todos, portanto também na vida da comunidade social e política em todos os seus níveis.

Celebramos o Natal com luzes, cantos e festas que nos tocam intimamente, mas não devemos esquecer que a beleza da festa natalícia para o cristão é o testemunho da vida batismal, é a perseverança na graça, na vida nova em Cristo, no dom de si feito aos irmãos, no ser humano que deve participar dos outros e que o Senhor Jesus, Filho de Deus, nos revelou fazendo-se homem por nós. Esse nascimento afirma o valor da nossa dimensão humana, porque o Natal é uma palavra de bênção para toda a nossa “carne”.

 

FONTE:

La Civiltá Cattolica nº 4115 - pgs 417 – 422 - Ano 2021 - Volume IV - 4 de dezembro de 2021

Um comentário:

Rita disse...

Que texto maravilhoso! Riquíssimo nos detalhes sobre Jesus! Parabéns👏👏👏🙏🙏🌺🌷