CONHEÇA!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

COMO CONHECI O "RICA" - RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS

 


Eu conheci o RICA em 2008. Estava nascendo a "Catequista amadora"... rsrsrs. E com ela, a enorme vontade de aprender! Eram meus primeiros anos como catequista e a "conversa sobre a IVC Catecumenal" estava começando. Como hoje, o livro não era muito barato não! Mas, como diz um amigo: "Quem quer arruma jeito, quem não quer, arruma desculpa."

Quase decorei o Capítulo V do livro, tentando colocar aquilo tudo pra acontecer na catequese das crianças. E os obstáculos começavam com o fato de que nem os padres conheciam e entendiam pra que servia o dito cujo! Na catequese de adultos então? Que era o lugar dele, mal se sabia da sua existência. Hoje, quando pego o meu pequeno livro de capa vermelha, vejo que ele está um tanto gasto, com a lombada danificada e com algumas páginas marcadas. Sinal de que usei de verdade!

Ao contrário do que muita gente "pensa" ou acha, o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos, não é um livro de catequese, mas um livro LITÚRGICO, que traz, além dos ritos e celebrações, muitas informações para a catequese. Portanto, não é um subsídio para os encontros! É sim, um material riquíssimo para quem quer fazer catequese ao estilo catecumenal, processo usado nos primeiros séculos da nossa Igreja.

Nele eu encontrei orientações para colocar celebrações e ritos na catequese de crianças e adolescentes, adaptadas é lógico. E adpatações se fazem sempre necessárias, afinal, estamos numa época em que já não se traduz em realidade algumas coisas que se pensava em 1973, quando a Sagrada Congregação para o Clero publicou o livro. Já estamos em outro século, e quase 50 anos se passaram.
 
Mas, na catequese com adultos, ou Catecumenato de Adultos, o RICA se faz imprescindível. Não se faz catequese com adultos sem ele! Obviamente aqui também é necessário adaptação às realidades das comunidades, aos anseios dos catequizandos e catecúmenos e, é claro, a "vontade" dos presbíteros, que, infelizmente, são o maior entrave na utilização do ritual (!?).

Por isso, convido vocês a dedicarem alguns dias da suas vidas,  ao estudo deste material maravilhoso que a Igreja nos deu! Precisamos conhecer os ritos e celebrações, ver o que é possível colocar na nossa catequese e, sobretudo, parar de "inventar moda" copiando roteiros dos outros, que, muitas vezes, ferem a liturgia e a própria dinâmica das nossas celebrações. Onde já se viu fazer celebração de entrega de escapulário, terço, mandamentos, etc.? Isso non existe! Aqui mesmo no nosso site você encontra textos esclarecedores sobre a utilização do RICA. 

E pode agora fazer conosco uma formação de 20 horas, via plataforma do Youtube, onde, esmiuçando o livro, vamos ver de verdade, a que ele se presta e o quanto nós o subestimamos. O curso começa dia 10/01/2023 e as transmissões ficarãpo gravadas para quem quiser assistir depois.





Ângela Rocha
Catequista - Teóloga pela PUCPR.

Um comentário:

Devota de Santo Antônio disse...

Bom dia Ângela, eu gostaria de saber se esse curso ainda está aberto. E no YouTube, se ficou gravado.