CONHEÇA!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DE CRISMA DE ADULTOS: ADAPTAÇÃO DO RICA

 Um exemplo de adaptação do RICA:

* Círio Pascal aceso, uma mesinha para acomodar as velas, o óleo do crisma e certificados.

CELEBRAÇÃO DOS SACRAMENTOS DO EUCARISTIA E CRISMA

COMENTÁRIO INICIAL – No 2º Domingo do Tempo do Advento a liturgia nos convida a despir de valores efêmeros e egoístas a que, às vezes, damos uma importância excessiva e a realizar uma revolução da nossa mentalidade de forma a que os valores fundamentais que marcam a nossa vida seja os valores do “Reino”.
Com a procissão de entrada acolhemos os Catequizandos (nomes) – que receberão os Sacramentos da Eucaristia e da Crisma.
- A Eucaristia é o coração; o ápice da vida da Igreja, pois, nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido uma vez por todas na Cruz a Seu Pai; por Seu sacrifício Ele derrama as graças da salvação sobre o Seu Corpo, que é a Igreja.
- A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.

 Os crismandos são acolhidos na procissão de entrada junto com seus padrinhos/madrinhas..

♫ Canto

RITO CRISMA/CONFIRMAÇÃO (RICA 227 A 234)

Proclamado o Evangelho, o padre convida os crismandos e padrinhos a ficarem em pé e diz: 

Padre: Muito me alegro e agradeço a Deus pela vida destes jovens. Depois de devidamente preparados, vos acolho como cristãos adultos desta comunidade cristã.  Caros padrinhos e madrinhas, recebendo hoje estes crismandos como afilhados, deveis ajudá-los para que possam assumir as responsabilidades de cristãos adultos. Também vos acolho com alegria.

O padre convida os crismandos e padrinhos a se sentarem.

Homilia (Leituras do dia e monição sobre os sacramentos a serem recebidos).

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS


Padre: A crisma nos dá força para que, no decorrer da vida, possamos ser confirmados na dignidade e missão de batizados. Por isso, neste momento, os crismandos renovam as promessas do Batismo. Eles acendem as velas no Círio Pascal para mostrar sua disposição de seguir a Cristo de modo mais consciente, guiando-se pela luz de Cristo e sendo luz para os demais irmãos e irmãs na comunidade.

 Crismandos dirigem-se à frente do presbitério com sua velas.

Enquanto os crismandos acendem as velas, canta-se:

Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!

Os crismandos com as velas acesas ficam em pé, em frente ao padre.

Padre: Agora eu vos pergunto: Para viver na liberdade de filhos de Deus, renunciais ao pecado?

Crismando(a): Renuncio.

Padre: Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo o que possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?

Crismando (a): Renuncio.

Padre: Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?

Crismando: Renuncio.

Padre: Credes em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?

Crismando: Creio.

Padre: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?

Crismando: Creio.

Padre: Credes no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que hoje, pelo sacramento da Confirmação, vos é dado de modo especial, como aos apóstolos no dia de Pentecostes?

Crismando: Creio

Padre: Credes na santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?

Crismando: Creio.

Padre: Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria, em Cristo nosso Senhor.

T. Amém!

Os crismandos podem apagar as velas.

(Omite-se o Símbolo, inicia-se a Oração dos fiéis ou a critério do presidente da celebração, a comunidade pode ser convidada a rezar junto com os crismandos)

 

INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Em seguida, voltado para o povo, diz:

Padre: Roguemos a Deus Pai todo-poderoso, que derrame o Espírito Santo sobre estes seus filhos e filhas adotivos, já renascidos no Batismo para a vida eterna, a fim de confirmá-los pela riqueza de seus dons e configurá-los pela sua unção ao Cristo, Filho de Deus.

Pausa: Todos rezam um momento em silêncio.

Em seguida, o Padre impõe as mãos sobre todos os Crismandos e diz:

Padre: Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo, fizestes renascer estes vossos servos e servas, libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito de ciência e piedade e enchei-os do espírito do vosso temor. Por Cristo Nosso Senhor...

T. Amém.

UNÇÃO DO CRISMA


Neste momento, um ministro apresenta ao celebrante o ÓLEO do santo Crisma.

Os crismandos aproximam-se com seus padrinhos. O padrinho (ou a madrinha) põe a mão direita sobre o ombro do confirmando e diz o nome deste ao celebrante, ou o próprio crismando diz espontaneamente o seu nome. O celebrante humedece o polegar da mão direita no Crisma e traça o sinal da cruz na fronte do confirmando, dizendo: 

Padre: Acompanhemos com nossa oração silenciosa este momento que deve ser participado por nós todos.

Padre: .................................... (nome), recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus!

Crismando: Amém!

Padre: A para esteja contigo!

Crismando: E contigo também!

♫ Canto: Eu navegarei... ou outro apropriado.


PRECES DA COMUNIDADE

PADRE: Irmãos e irmãs, roguemos a Deus Pai todo poderoso, em atitude de fé e união, a fim de que ele nos enriqueça com seus dons e as virtudes da fé, esperança e caridade que procedem se seu Espírito.

(Pode ser lido por uma catequista):

 Após cada prece, digamos juntos: Senhor, escutai a nossa prece!

CATEQUISTA: Senhor, animai os que hoje receberam o Dom do vosso Espírito, para que vivam a fé e pratiquem o amor, dando real testemunho de fé, nós vos pedimos:

T. Senhor, escutai a nossa prece!

C. Senhor, estimulai os pais e padrinhos, a fim de que estejam sempre conscientes de sua responsabilidade de serem exemplos para que seus afilhados sigam os passos de vosso Filho, nós vos pedimos:

C. Senhor, acompanhai a vossa Igreja, para que seja sempre sacramento do vosso reino; olhai por nosso papa Francisco, nosso bispo D. ........  e todo nosso clero, nós vos pedimos:

C. Pelos nossos catequistas para que perseverem na missão e que sejam iluminados pela luz do Senhor, nós vos pedimos:

- Outras a critério...

PADRE: Ouvi, Deus de bondade, a nossa oração e derramai em nossos corações os dons distribuídos outrora, no início da pregação apostólica. Por Cristo, nosso Senhor.

A Missa continua em seu ritmo...

* Sugere-se no Rito Eucarístico a Oração Eucarística II – Prefácio da Crisma: Confirmados no selo do Espírito.

RITO DA COMUNHÃO


Antes da comunhão, isto é, antes de Eis o Cordeiro de Deus, o celebrante pode dirigir aos crismados, uma breve monição / exortação sobre o valor de tão grande mistério, que é o ponto culminante da iniciação e centro de toda a vida cristã (234).

Os catequizandos são convidados a subir ao presbitério para receber a eucaristia nas duas espécies (fica a critério estender a comunidade). O crismado volta ao seu lugar.

RICA 233: Quando se usa a Oração Eucarística I, faz-se menção dos neófitos no Aceitai benignamente, e dos padrinhos no Lembrai-Vos, Senhor (n. 377, p. 247); quando se usa a Oração Eucarística II, III ou IV, inserem-se, no lugar próprio, as fórmulas pelos neófitos, indicadas no n. 391, p. 278. 234. É conveniente que os neófitos recebam a sagrada comunhão sob as duas espécies, juntamente com os padrinhos, madrinhas, pais, cônjuges e catequistas leigos. 

 ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

 Oremos: Acompanhai, ó Deus, com a vossa bênção, aqueles que receberam a unção do Espírito Santo e foram nutridos pelo sacramento do vosso Filho, para que, superando todas as adversidades, alegrem a vossa Igreja por uma vida santa e a façam crescer no mundo por seu amor e suas obras. P.C.N.S.

T. Amém.


FONTE:

RICA - Ritual de Iniciação cristã de Adultos. São Paulo: paulinas, 2003.

(Adaptação: Ângela Rocha)

RICA online: 

http://teologicalatinoamericana.com/?p=1454

Nenhum comentário: