CONHEÇA!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

BENTO XVI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A IGREJA

Imagem: vatican.va
Nestes últimos dias de 2022, nos deparamos com o pedido do Papa Francisco para que intensifiquemos nossas orações por Bento XVI, Papa emérito que renunciou ao papado em fevereiro de 2013, por sua saúde, já muito debilitada.

Depois de quase oito anos de pontificado, com a saúde já comprometida pela mal de Parkinson, Joseph Ratzinger pede sua renúncia.

“Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência perante Deus, cheguei à conclusão de que as minhas forças, devido a uma idade avançada, não são capazes de um adequado exercício do ministério de Pedro."

Bento XVI é considerado um grande intelectual da doutrina católica. Em seu currículo, conta-se mais de 5 doutorados e vários livros publicados, entre eles, a primeira encíclica "Deus Caritas Est", e "Jesus de Nazaré". No total, são mais de 600 títulos. Dono de uma inteligência invejável e um ardor sem igual na defesa de suas crenças e sustentação de suas concepções tradicionais, ele criou controvérsias, principalmente no seu conservadorismo e críticas às posições mais liberais da Igreja.

Vale destacar na sua trajetória que ele foi um grande teólogo, sendo professor de Teologia em várias universidades da Alemanha deixando muitas e importantes obras escritas. Mais adiante, sua contribuição foi como Prefeito para Congregação da Doutrina da Fé, onde atuou brilhantemente e também deixou uma grande quantidade de obras.

O artigo abaixo, publicado pelo portal A12 em fevereiro de 2013, traz um reflexo do que foi sua contribuição à Igreja:

https://www.a12.com/redacaoa12/santo-padre/contribuicoes-do-papa-bento-xvi-para-a-igreja-tanto-antes-como-durante-o-pontificado

 

Obras do Papa Bento XVI durante o papado:

- Lembranças da minha vida (2006): Vale a pena ir buscar na forma como o próprio Ratzinger apresenta sua vida e as prefigurações do desígnio de Deus, que o preparava, pelo exercício da teologia, à função maior na Igreja, de bispo de Roma e sucessor de Pedro. Esta é a importância que tem para nós a publicação de sua autobiografia de teólogo.

- Jesus de Nazaré (2007): Trata-se do primeiro livro escrito por Joseph Ratzinger após se tornar Papa. O Pontífice, também teólogo, conduz o leitor à procura pela verdadeira vida de Jesus e trata de sua figura de maneira histórica e teológica, reconstruindo sua vida a partir do Evangelho. Bento XVI desmonta muitas especulações sobre Jesus, que tiveram um imenso sucesso comercial nas livrarias e nos cinemas nos últimos anos.

Motu Proprio para a aprovação e a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica ( 2005).

Encíclicas

Deus Caritas Est - Deus é amor (2006).

Spe salvi - Salvos na esperança (2007).

Caritas in Veritate - Amor na verdade (2009).

Exortações Apostólicas

Sacramentum Caritatis, pós-sinodal – (22 de fevereiro 2007).

Verbum Domini, pós-sinodal – (30 de setembro de 2010).

 

- Em janeiro de 2013, bento XVI inicia em suas audiências da quarta-feira uma catequese sobre o Credo, concluída depois pelo Papa Francisco.

* Você pode encontrar as catequeses do Papa bento XVI na edições CNBB:

https://www.edicoescnbb.com.br/colecoes/colecao-catequeses-do-papa-bento-xvi

 

Uma pequena biografia do Papa emérito Bento XVI:

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/biography/documents/hf_ben-xvi_bio_20050419_short-biography_old.html

 

 “Gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial pelo Papa Emérito Bento, que em silêncio apoia a Igreja”, disse o Papa Francisco no final da audiência deste 28 de dezembro de 2022.

Atendendo ao desejo do Papa, uma oração pela recuperação de Bento XVI:

Ó dulcíssimo Jesus, com a mesma fé e amor com que Marta e Maria te enviaram a mensagem de que ‘aquele a quem tu amas está enfermo’, também eu te dirijo estas palavras, porque sinto a necessidade da tua ajuda e misericórdia.

Venho apresentar-te Bento XVI; que a tua graça venha sobre ele, ó Jesus, para que recupere a sua saúde.

Fortalece-o, fica com ele nesta prova, permite-lhe contar com pessoas amorosas e atenciosas ao seu lado, e que a tua luz lhe traga esperança.

Tu experimentaste a solidão e a angústia na tua paixão; concede que Bento XVI possa saber que nunca está sozinho e que não o abandonas.

Ouve, pois, Senhor, esta humilde prece e responde-a quando e como quiseres, pois só tu sabes o que é verdadeiramente bom.

Que nós, muito em breve, guiados pelo Santo Padre, possamos proclamar as tuas maravilhas e bendizer o teu santo nome.

Contigo, confiamo-nos à vontade do Pai que sempre age para o bem maior de seus filhos.

Amém”.


(aleteia.pt)

 

Nenhum comentário: