CONHEÇA!

quinta-feira, 9 de março de 2023

MINISTÉRIOS LEIGOS FEMININOS

Imagem: Vatican News

Aproveitando esta primeira semana de março, em que tanto se fala da presença da mulher... E na Igreja, como está?

Se houve na história mulheres doutoras (didascalias) na Igreja do passado e mesmo aquelas reconhecidas oficialmente: Catarina de Sena, Teresa d’Ávila, Hildegard de Bingen e Teresa do Menino Jesus – por que não haveria no futuro?

Se houve diaconisas (Febe, nossa irmã, diaconisa, citada por Paulo em sua carta aos Romanos 16,1.2) por que não haveria novamente? Se a partir do século XII o número de mulheres canonizadas supera o de homens, quais as lições que devemos tirar para a estrutura concreta da Igreja no século XXI?

 

Se houve mulheres chamadas apóstolas como Júnia (Rm 16,7) por que não outra vez? Se houve profetisas, como Miriam, Ana, Noadias, e matriarcas como Sara, Rebeca, Raquel, e líderes guerreiras como DéboraJaelDalilaRute, a mãe dos Macabeus, e tantas mártires de nossa América Latina por que não reconhece-las formalmente na Igreja?


Se houve coordenadoras de Igrejas domésticas, como Priscila (1 Cor 16,19), Lídia em Filipos (At.16,15), Júlia (Rm 6,15), Ninfa em Laodiceia (Cl 4,15) e as coordenadoras de grupos de famílias nas ruas, bairros e pastorais diversas, por que não mulheres nas coordenações e na Cúria Romana? As mulheres são ministras da palavra e da coordenação de grande habilidade e compaixão.


Sobre o diaconato feminino,  há a opinião favorável do eminente teólogo Monsenhor Dr. Roberto Mascarenhas Roxo: “Se a revelação permite o diaconato feminino e a história o comprova, a cultura moderna o exige como resposta coerente da Igreja aos movimentos de valorização da mulher; a pastoral pede o diaconato feminino (ROXO, 1993, p.23-24)”.

 

* Fernando Altemeyer Jr., teólogo leigo, graduado em Filosofia e em Teologia, mestre em Teologia e Ciências da Religião pela Universidade Católica de Louvain-La-Neuve, na Bélgica, e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Atualmente é professor e integra o Departamento de Ciência da Religião, da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP.

 

FONTE:

ALTEMEYER, Fernando Jr. Ministérios participativos em Igreja Sinodal. Letra i) Ministérios Femininos.  13 de janeiro de 2021, Disponível em https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/606079-ministerios-participativos-em-igreja-sinodal-artigo-de-fernando-altemeyer-jr . Acesso em 12 abr 2022.

Nenhum comentário: