CONHEÇA!

sexta-feira, 24 de março de 2023

SANTO OSCAR ROMERO

Santo Oscar Romero

No dia 24 de março de 1980, às 6 h da tarde, o arcebispo de San Salvador, capital de El Salvador, pequeno país da América Central, DOM OSCAR ARNULFO ROMERO, celebrava missa na capela do hospital de religiosas que cuidavam de doentes de câncer. No momento da consagração, o tiro desfechado por um atirador de elite escondido atrás da porta traseira da capela atingiu o coração do pastor e matou-o imediatamente.

"Devo lhe dizer que, como cristão, não acredito na morte sem ressurreição: se me matarem, ressuscitarei no povo salvadorenho. Digo isso sem nenhuma ostentação, com a maior humildade. Como pastor, sou obrigado, por mandato divino, a dar a vida por aqueles que amo, que são todos os salvadorenhos, até por aqueles que me assassinem. Se chegarem a cumprir as ameaças, a partir de agora ofereço a Deus meu sangue pela redenção e ressurreição do Salvador. O martírio é uma graça de Deus, que não me sinto na situação de merecer, entretanto, se Deus aceitar o sacrifício de minha vida, que meu sangue seja semente de liberdade e sinal de que a esperança se transformará logo em realidade. Minha morte, se é aceita Por Deus, que seja pela liberação de meu povo e como testemunho de esperança no futuro. Pode escrever: se chegarem a me matar, desde já eu perdoo e benzo aquele que o faça”.

Dom Oscar Romero (Março de 1980), hoje Santo Oscar Romero

"Quando nos chamarem de loucos, embora nos chamem de subversivos, comunistas e todas as ofensas que assacam contra nós, sabemos que não fazem mais que pregar o testemunho ‘subversivo’ das bem-aventuranças, que anima a todos para proclamar que os bem-aventurados são os pobres, bem-aventurados os sedentos de justiça, bem-aventurados os que sofrem".

Dom Oscar Romero (11/05/1978).

"Uma religião de missa dominical, mas de semana injusta, não agrada ao Senhor. Uma religião de muitas rezas e tantas hipocrisias no coração, não é cristã. Uma Igreja que se instala sozinho para estar bem, para ter muito dinheiro, muita comodidade, mas que se esquece do clamor das injustiças, não é verdadeiramente a Igreja de nosso divino Redentor"

Dom oscar Romero (04/12/1977).


Em 23 de maio de 2015 aconteceu a beatificação de Dom Oscar Romero e em 14 de outubro de 2018, Romero foi canonizado.
Oscar Arnulfo Romero Galdámez nasceu em Ciudad Barrios, em 15 de agosto de 1917 e faleceu em 24 de março de 1980.




Nenhum comentário: