CONHEÇA!

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

QUEM VEIO PRIMEIRO, OS DINOS OU ADÃO E EVA?

Esta é uma pergunta comum entre as crianças na catequese, quando falamos de “criação. Fãs de Spielberg, ou pelo menos de Jurassic Park ou dos Croods, as crianças ficam curiosas quando narramos a criação descrita na Bíblia.

Já imaginou o susto que Adão e Eva teriam, se deparassem com um dinossauro no paraíso? E o susto que este dinossauro também teria?

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir.

Pois é, mas como é que a gente sabe disso? Os responsáveis por essas descobertas são os geólogos, paleontólogos e arqueólogos.

E o que eles fazem? Os geólogos estudam as rochas e os minerais, e por isso eles sabem muito sobre as transformações que aconteceram no passado com o planeta Terra. Já os paleontólogos pesquisam sobre os répteis que existiam na Terra há muito tempo atrás. Eles sabem muita coisa sobre os dinossauros. E os arqueólogos são cientistas que querem saber como viviam as pessoas no passado – como elas eram, seus costumes, sua linguagem, etc. (Por falar em arqueólogo e Spielberg, alguém aí se lembrou do Indiana Jones?)

Os paleontólogos e os arqueólogos trabalham escavando determinados locais e achando restos de ossos e objetos que trazem pistas sobre a vida no passado. Mas não é só isso: eles analisam a profundidade em que esses ossos foram encontrados, analisam a composição mineral desses objetos e ainda buscam informações orais ou escritas que possam lhe ser úteis.  Colocando tudo isso junto, eles tentam montar o quebra cabeça.

(O professor do Instituto de Geo-Ciências da UFMG, Bernardo Gontijo respondeu a esta pergunta no site Universidade das Crianças: http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/quem-veio-primeiro-os-dinos-ou-adao-e-eva/ )

E assim que descobrimos a existência dos dinossauros!

Mas, e como sabemos sobre Adão e Eva, os primeiros seres humanos que Deus criou? A resposta encontramos na Bíblia. E em até duas narrações diferentes! Uma no capítulo 1 e outra no capítulo 2. A Bíblia diz que Deus criou o mundo e Adão e Eva tudo em 7 dias. E não fala de “dinossauros”, fala que:

No quinto dia: “Depois Deus disse: Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e que na terra haja aves que voem no ar. Assim Deus criou os grandes monstros do mar, e todas as espécies de seres vivos que em grande quantidade se movem nas águas, e criou também todas as espécies de aves. (Gn 1,20-21);

No sexto dia: “Que a terra produza todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie! E assim aconteceu. Deus fez os animais, cada um de acordo com a sua espécie: os animais domésticos, os selvagens e os que se arrastam pelo chão. E Deus viu que o que havia feito era bom. (Gn 1, 24-25). E ainda: “ Aí ele disse:  Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.  Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher 28 e os abençoou...”  (Gn 1, 26-27)

E onde estão os dinossauros na Bíblia? Eles foram na arca de Noé?

A ciência diz que os dinossauros foram extintos há 66 milhões de anos atrás, mas isso não parece estar de acordo com o que a Bíblia conta. E obviamente, as crianças que tem aulas de ciências na escola e encontros de catequese na Igreja, querem saber cadê os dinossauros na Bíblia, se eles foram na arca de Noé e se depois do dilúvio ainda existiam na terra.

O que dizer às crianças?

Que a vida na terra é um verdadeiro milagre, o nosso planeta é um verdadeiro laboratório amorosamente formado e preparado para acolher e comportar incontáveis espécies viventes do reino vegetal e animal.  

A vida surgiu na terra acidentalmente? Todas essas maravilhas são filhas do acaso? Ah não!  Tem que existir alguma coisa mais maravilhosa ainda por detrás de tudo. E é DEUS! Só DEUS pode e faz tudo isso e muito mais! DEUS tudo criou e continua a criar. ELE é infinitamente poderoso, amoroso e pensa em cada detalhe. Somos muito pequeninos perto da criação, no entanto, DEUS olhou para nós como filhos e cuida de nós de maneira especial. E é isso que a Bíblia diz:

“Deus lhes disse: a Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra. (...) E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil sobre a terra, em que há alma vivente, eu dei toda erva verde para mantimento; e assim foi.” (Gn 1, 29-30)

Com estas citações vemos que a Bíblia não dos “dinossauros”, no máximo sobre os “répteis”. Isso prova que os autores dos textos da Bíblia viveram numa época em que não havia mais dinossauros.

A palavra "dinossauro" (lagarto terrível) foi criada em 1842, pelo estudioso de fósseis Richard Owen, para designar genericamente um grande grupo de répteis que habitou a Terra na era Mesozóica, entre os períodos Triássico Superior e Cretáceo Superior.

Se olharmos pelo lado da Bíblia, a criação dos dinossauros aconteceu no sexto dia: “Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez” (Gn 1, 24). Assim, os dinossauros se encaixam perfeitamente na criação dos répteis e animais selváticos.

Sendo assim, somos levados a imaginar que os dinossauros faziam parte do mundo em que Adão e Eva e, posteriormente, os seus descendentes, viviam. Opa! Peraí! Volta o filme!

E a evolução das espécies? E as descobertas cientificas que provam que o homem viveu em outra era?

Os paleontólogos concordam que os dinossauros surgiram alguns milhões de anos (quantos exatamente ninguém sabe) depois da maior extinção em massa registrada na Terra, ocorrida há 252 milhões de anos.

E temos alguns doidos que relacionam esta extinção ao diluvio... Pura besteira!  As dimensões da arca, apresentadas no livro de Gênesis diz que ela teria 125 metros de comprimento, 28 metros de largura e 23 metros de altura. Fósseis de dinossauros encontrados mostram que o maior dinossauro  tinha 70 toneladas e media 37 metros de comprimento e oito metros de altura. Um casal de Patagotitan mayorum, já daria um trabalho danado para Noé colocar na arca, e ainda temos o Diplodoco, com 27m de comprimento e cerca de 30 toneladas de peso.

Veja este artigo https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-teria-que-ser-o-tamanho-da-arca-de-noe-para-acomodar-todos-os-bichos-do-mundo/

Há algumas pessoas por aí que costumam usar algumas citações bíblicas de depois do dilúvio, para encontrar animais diferentes que podem ser as espécies de “lagarto grande” conhecidas como dinossauro. Pura conjectura e nada corroborado pela ciência.

Mas, pode mesmo ter existido uma era jurássica em que os animais dominaram a terra? Isso não seria contrário às narrativas bíblicas?

A existência dos dinossauros, segundo a paleontologia, não conflita com o texto bíblico do Gênesis. Porque o relato da criação não tem a intenção de descrever a ordem ou o modo como apareceram as criaturas; não entra em questões de ordem científica ou paleontológica, mas quer afirmar que o mundo, como quer que tenha sido sua  origem, deve sua existência a Deus Criador.

“Desde que se formou, há cerca de 4,6 bilhões de anos, a Terra sofreu periódicas extinções em massa. Há 250 milhões de anos (quando a parte emersa da Terra formava apenas um continente, a Pangeia), um acontecimento imprevisto como a queda de um asteroide poderia ter extinguido várias formas de vida primitivas (como répteis, insetos e moluscos). E, mais tarde, favorecido o aparecimento e a adaptação de novas espécies como plantas e dinossauros, que ocupam o planeta durante os períodos triássico, jurássico e cretáceo (entre 250 milhões e 66 milhões de anos atrás)”. (O GLOBO de 23/2/01, p. 30).

Em resposta a uma pergunta a Revista Pergunte e responderemos, D. Estevão Bettencourt responde|:

“A era mesozoica é uma das divisões do tempo geológico. Abrange três grandes períodos: o triássico, o jurássico e o cretáceo. Durou cerca de 160 milhões de anos, estendendo-se de 225 a 65 milhões de anos atrás. Conhecida como a era dos répteis, foi a época em que dominaram os grande sáurios e surgiram os mamíferos e as aves. Todo este aparato científico não entra em conflito com o texto bíblico, pois este não pretende oferecer uma descrição científica da origem das criaturas, mas tem em vista propor o sentido religioso das mesmas ou o valor que elas têm perante Deus e o homem. Com outras palavras: a Escritura não quer ensinar como vai o céu, mas como se vai para o céu”.

Faz-se necessário, portanto, examinar de perto o texto bíblico que propõe a criação do mundo e do homem em seis dias (Gn 1, 1-2, 4a), colocando-o, antes do mais, em seu contexto, que é chamado “a pré-história bíblica” (Gn 1-11), que não se identifica com a pré-história universal, que vai até 8000 a.C. aproximadamente. Ela compreende episódios de importância capital que antecederam a vocação do Patriarca Abraão, em 1850 a.C. aproximadamente. É somente com Abraão, em Gn 12, que começa a história bíblica propriamente dita. A pré-história bíblica não coincide com a pré-história universal, que vai desde tempos imemoriais até o aparecimento da escrita (8000 a.C.).

O gênero literário dessa seção é o da história religiosa da humanidade primitiva. O autor sagrado não intencionou propor teses de ciências naturais, mas quis apresentar, em linguagem simbólica, alguns fatos importantes que constituem o cenário e a justificativa da vocação de Abraão.

Desta maneira, o autor mostra que Deus fez o mundo bom e convidou o homem para nele e com Ele vida (ordem sobrenatural). Todavia o homem disse Não. Deus achou por bem reafirmar seu desígnio de bondade, prometendo restaurar, com a vinda do Messias, a amizade violada pelo pecado (Gn 3, 15). Este foi-se alastrando cada vez mais, como atestam os episódios de Caim e Abel, do dilúvio e da torre de Babel. Então, para realizar seu intento de reconciliação do homem com Deus, o Criador quis chamar Abraão para constituir a linhagem portadora da fé e da esperança messiânicas. Assim chegamos a Gn 12 (a vocação de Abraão). Isso resume a caminhada do homem e a pré-história bíblica.

 

Organização: Ângela Rocha

FONTES DE PESQUISA:

BETTECOURT, Estevão. Os dinossauros e a Bíblia. Revista: Pergunte e responderemos. Nº 469, Julho 2001 – p. 249.

GONTIJO, Bernardo. Quem veio primeiro, os dinos ou Adão e  Eva? Universidade das Crianças. Encontrado em:

http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/quem-veio-primeiro-os-dinos-ou-adao-e-eva/

MOTOMURA, Marina. Qual teria que ser o tamanho da Arca de Noé para acomodar todos os bichos do mundo? Super Interessante Atualizado em 4 jul 2018, 20h23 - Publicado em 18 abr 2011. Encontrado em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-teria-que-ser-o-tamanho-da-arca-de-noe-para-acomodar-todos-os-bichos-do-mundo/

 

Nenhum comentário: