Data...
A Igreja Ortodoxa russa celebra o Natal em 7 de janeiro (+ ou -), enquanto a Igreja Ortodoxa ucraniana celebrará em 25 de dezembro. A Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC) separou-se de Moscou em 2022, após a invasão russa da Ucrânia. No entanto, milhões de ucranianos ainda seguem a UOC e continuarão a celebrar o Natal em 7 de janeiro.
A Igreja Ortodoxa segue o calendário juliano, instituído pelo imperador Júlio César em 45 a.C. Já a maioria dos cristãos, como católicos e protestantes, usa o calendário gregoriano, que celebra o Natal em 25 de dezembro.
O dia 25 de dezembro foi estabelecido como o
dia de Natal pelo papa Júlio I no século IV, com o objetivo de cristianizar as
celebrações pagãs.
Reconciliação...
Já ouviu falar na reconciliação de Natal? Não? Pois saiba que a reconciliação é comum na França. No dia de Natal, os franceses (ou uma grande parte deles) costumam visitar os seus inimigos para ser reconciliarem com eles. Para nós pode ser uma atitude estranha, mas para os franceses nada mais é do que uma atitude nobre.
Outras curiosidades...
As bolas de Natal são uma invenção alemã.
Nos países de Polônia e Ucrânia, os enfeites de Natal incluem aranhas e teias, pois se acredita que elas teceram a manta para o menino Jesus.
A Coroa do Advento é uma criação luterana. A Coroa do Advento é um item decorativo relacionado com o Natal e sua criação está relacionada com os luteranos. Consiste em uma guirlanda que possui quatro velas, cada qual de uma cor que representa uma das quatro semanas da antecipação do nascimento de Jesus. São acesas uma vela por semana, e esse item foi criado por Johann Hinrich Wichern, luterano do século XIX.
Papai Noel remete a um santo católico dos séculos III e IV. Os historiadores sabem que a figura moderna do Papai Noel é derivada de um santo católico dos séculos III e IV: São Nicolau. Esse santo viveu na Ásia Menor (atual Turquia), sendo conhecido por possuir uma grande riqueza, utilizando-a para distribuir presentes entre os mais pobres. A imagem que temos do Papai Noel como um velhinho barbudo de roupa vermelha surgiu por meio de campanhas publicitárias da Coca-Cola durante as décadas de 1920 e 1930.
A origem dos presentes de Natal está ligada aos Reis Magos. Os pesquisadores apontam que o ato de presentear as pessoas próximas e queridas durante o Natal tem como referência uma passagem bíblica. Essa tradição se consolidou em referência ao ato dos Reis Magos, que presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra, quando encontraram o recém-nascido em Belém.
A Estrela de Belém pode ter existido mesmo. Os pesquisadores procuram explicar o fenômeno da Estrela de Belém mencionada na Bíblia. Atualmente, acredita-se que tratou-se de um fenômeno astronômico observado no período do nascimento de Jesus, em que planetas, estrelas e a Lua se alinham com a Terra e o Sol, causando um efeito luminoso.
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/natal/curiosidades-natal.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário