terça-feira, 9 de junho de 2015

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - ROTEIRO DE ENCONTRO

ROTEIRO PARA ENCONTRO CATEQUÉTICO
Criação: Dinha Pinheiro

Tema/Conteúdos: Sagrado Coração de Jesus

Interlocutores (Catequizandos):Idade: Crianças da 1ª Eucaristia (2º Ano  9-10 anos)
(Ter sempre em mente a psicologia das idades).

Duração: 1h30

Local: Espaço ao ar livre ou numa sala.  Se não for possível, preparar a com tapetes e almofadas para acomodar as crianças.

Objetivos: 
- Divulgar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e converter os pequenos corações ao Santíssimo Coração de Jesus.
- Levar a devoção às famílias por meio dos catequizandos.

Material (Recursos):
- Cartazes com as 12 Promessas do S.C.J.
- Foto ou imagem de Santa Margarida Maria Alacoque, quadro ou imagem do Sagrado Coração de Jesus.  
- Material de apoio e fixação: Atividades referente ao assunto. 
- Aparelho de som para tocar as músicas.

PASSOS METODOLÓGICOS:

Acolhida/Motivação
Um cartaz com a imagem do Coração de Jesus e a frase:
“ Você acredita em Jesus? Ele deixou promessas para todos nós!"
Cantar a música: ♫ Meu coração é para ti Senhor.

Palavra: Jo 19, 34-35
Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e agua. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais”.

Diz a Liturgia que “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando uma conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus. 

Lembrar o que diz o DNC: “Aparições, milagres, anjos, devoções, lugares sagrados e outros temas que podemos abordar na catequese e que são apreciados pela religiosidade popular têm sentido quando estiverem ligados aos pontos fundamentais e forem por eles iluminados.” (DNC 131).

Oração
Consagração ao Coração de Jesus.

Atividades Educativas:
- Perguntar se já conhecem a história  sobre as aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque.
- Contar brevemente a história e apresentar as 12 promessas do SCJ.
- Executar atividades/passatempo previamente preparados com o tema SCJ.
Escolher três meninos para realizar uma rápida e singela Coroação ao Sagrado Coração de Jesus.  Um leva e coloca na imagem um coração, outra criança leva e coloca o Manto na imagem e o terceiro leva e coloca a coroa na imagem.

   Música: ♫ Um coração para amar

OBS.: é preciso tomar muito cuidado com o “devocionismo”, as crianças levam a sério as “promessas” dos adultos.  E podem, às vezes, ver suas esperanças frustradas e “perder” a fé, que ainda carece de amadurecimento em seus pequenos corações. As 12 promessas devem ser colocadas num âmbito menos “físico” e mais espiritual. Mas se forem crianças pequenas elas terão dificuldade em fazer essa abstração.

Compromisso (sócio-transformador):
- Conversar e saber se alguém possui a imagem do SCJ em casa, pedir que sejam multiplicadores desta devoção e conversar sobre o que podemos mudar agora que tomamos conhecimento das promessas de Jesus.
- Levar a Imagem do Sagrado Coração para casa e contar à família o porque da devoção.

Avaliação: Analisar dos pontos positivos e negativos do encontro. Ver o que pode ser reforçado, acrescentado, melhorado.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXOS:

Santa Margarida Maria Alacoque compôs uma belíssima oração de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus que se chama “Pequena Consagração”. Reze-a com um santinho nas mãos, ou diante de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. Você certamente receberá muitas graças.

Pequena Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Eu (o seu nome), Vos dou e consagro, oh Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.


A DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.

A origem desta devoção deve a Santa Margarida Maria, religiosa da Congregação conhecida como Ordem da Visitação.Santa Margarida Maria de Alacoque  teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras.

As promessas que trazem grandes benefícios espirituais para a vida daqueles que têm essa devoção são:
1ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.
2ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias ”.
3ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
4ª Promessa: Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
5ª Promessa: Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
6ª Promessa: Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
7ª Promessa: As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
8ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.
9ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.
12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Hoje, o movimento do Apostolado da Oração ao Sagrado Coração de Jesus zela por essa devoção e a propaga pelo mundo todo.

Dessa forma, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus difundiu-se por todo o mundo e foi recomendada por muitos Papas da Igreja. Muitos Santos, como São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola, Santa Tereza D’Avila e outros, dedicaram terna devoção, admiração e adoração ao Sagrado Coração de Jesus.

Fontes: diversas/internet



ATIVIDADES PARA A CATEQUESE:

PARA PINTAR


SANTA MARGARIDA MARIA, rogai por nós!



Catequistas em Formação


SEGUIDORES DO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO