QUEM SOMOS

Queridos Catequistas, sejam todos bem vindos ao nosso blog!

GRUPO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO

Projeto informal de Formação “online” para catequistas, ambientado na Rede mundial de Computadores, criado em 2011 e administrado por catequistas leigos. 

O blog “CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO”, alcançou a marca de 3 MILHÕES DE ACESSOS em 18 de junho de 2017. Atualmente (posição em 29/01/2018), está com 3.856.500 acessos. A marca dos 4 milhões está para ser alcançada dentro de no máximo 30 dias.

Principais LINKS de acesso:

https://www.facebook.com/groups/catequistasemformacao/ (Grupo “fechado” com acesso somente com preenchimento de formulário de cadastro no link:


RESUMO DA NOSSA HISTÓRIA:

Os avanços tecnológicos, nesta nova era, trouxeram para o ser humano um novo continente: o mundo digital. Novo espaço de “pertença” e “endereço”, as redes sociais passaram a ser uma extensão da vida de muitas pessoas. E o catequista, além de aproveitar este universo como fonte de informação, precisa usar este novo espaço como lugar de interação e formação. Os meios digitais suprem uma carência do catequista nos tempos atuais: a falta de tempo e “espaço” físico para buscar conhecimento. O grupo foi criado por Ângela Rocha em outubro de 2011, com o objetivo principal de atender a demanda constante de “formação” para catequistas e agentes de pastoral na Igreja Católica utilizando para isso o ambiente da web.

O grupo começou com os vários contatos da catequista Ângela Rocha (http://catequistaamadora.blogspot.com.br/ ) e da catequista Claudia Pinheiro, que tinham blogs pessoais onde divulgavam artigos e material catequético. Utilizando como meio de contato entre os catequistas, e-mails e o “Messenger” (MSN), catequistas de todo o Brasil foram convidados a participar de um “curso” online a respeito dos “Documentos da Igreja”. Deste primeiro curso, surgiram outras demandas, principalmente de partilha de material e experiências, assim, o grupo criou um Blog no Blogger (www.catequistasemformacao.com). Aos poucos, outros catequistas foram sendo convidados a ajudar na administração do grupo.

E em 2012, o grupo criou um perfil no Facebook (Grupo do Facebook). Em 2 anos o grupo chegou a marca quase 5 mil membros. Com essa demanda excessiva de pedidos de adesão e a “viralização” normal das redes - não se sabia mais quem eram os membros e o objetivo destes em participar do grupo -, surgiu a necessidade de tornar o grupo “fechado” e solicitar um pré-cadastro a todos. Em 2014, somente 900 membros preencheram o cadastro e confirmaram seu status de “catequistas” ou agentes de pastoral. Assim, o grupo reiniciou suas atividades de formação, criando pequenos grupos temáticos de estudo, isso ainda no ambiente do Facebook. Hoje, o grupo conta novamente com 3.558 membros, todos cadastrados. Além do nome, temos informação de cidade, estado, paróquia, tempo e formação na área de catequese e outras atividades pastorais.

O grupo conta também com uma “Fanpage”, com 27 mil curtidas/seguidores e um alcance semanal em torno de 50 mil pessoas.

Além do Blog e das páginas no Facebook, o grupo administra outros projetos, como o “Cartinhas Missionárias” (está na 5ª edição), onde todos os anos catequizandos e catequistas de todo Brasil se correspondem.

Vinculado à Fanpage, o grupo possui grupos de discussão temáticos. Atualmente, 6 (seis) grupos de estudo estão vinculados à Fanpage e ao grupo principal do Facebook, hoje com estudos sobre Bíblia, Itinerário Catequético, Mídias Digitais e IVC pelo processo catecumenal.

O grupo é administrado hoje por: Ângela Rocha (Curitiba –Pr), assessorada por Nilva Mazzer (Maringá –Pr), Jin Hee Kim (São Paulo –SP). Tem ainda como colaboradores: Wagner Campos Galeto (Curitiba – Pr), Abigail Martins (Ribeirão Preto – Sp), Laurinda Rasteiro (São Vicente – Sp), Andrea Canassa (Ibitinga – Sp). Todos catequistas em suas comunidades.

Contato:

Whatsapp: (41) 99747-038

Resta-nos agora desejar a vocês, que suas expectativas sejam plenamente satisfeitas e que a Luz do Espírito Santo ilumine nossos trabalhos, lembrando sempre que nosso sucesso sempre dependerá de nosso próprio esforço também.

E que a Paz de Jesus esteja conosco e a Benção de Deus Pai nos ilumine!


Ângela Rocha