QUEM SOMOS

Queridos Catequistas, sejam todos bem vindos ao nosso blog!

GRUPO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO

O grupo Catequistas em Formação é um projeto informal de Formação “online” para catequistas, ambientado na Rede mundial de Computadores, criado em 2011 e administrado por catequistas leigos. 

O blog “CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO”, alcançou a marca de 5 MILHÕES DE ACESSOS em novembro de 2018, mostrando que já faz parte do dia a dia do catequista como fonte confiável de formação. 

O grupo de estudos no Facebook, conta com quase 10 mil catequistas.

Principais LINKS de acesso:

https://www.facebook.com/groups/catequistasemformacao/ (Grupo “fechado” com acesso somente com solicitação de adesão)

RESUMO DA NOSSA HISTÓRIA:

Os avanços tecnológicos, nesta nova era, trouxeram para o ser humano um novo continente: o mundo digital. Novo espaço de “pertença” e “endereço”, as redes sociais passaram a ser uma extensão da vida de muitas pessoas. E o catequista, além de aproveitar este universo como fonte de informação, precisa usar este novo espaço como lugar de interação e formação. 

Os meios digitais suprem uma carência do catequista nos tempos atuais: a falta de tempo e “espaço” físico para buscar conhecimento. O grupo foi criado por Ângela Rocha em outubro de 2011, com o objetivo principal de atender a demanda constante de “formação” para catequistas e agentes de pastoral na Igreja Católica utilizando para isso o ambiente da web.

O grupo começou com os vários contatos da catequista Ângela Rocha (http://catequistaamadora.blogspot.com.br/ ) e da catequista Claudia Pinheiro, que tinham blogs pessoais onde divulgavam artigos e material catequético. 

Utilizando como meio de contato, e-mails e o “Messenger” (MSN), catequistas de todo o Brasil foram convidados a participar de um “curso” online a respeito dos “Documentos da Igreja”. Deste primeiro curso, surgiram outras demandas, principalmente de partilha de material e experiências, assim, o grupo criou um Blog no Blogger (www.catequistasemformacao.com). Aos poucos, outros catequistas foram sendo convidados a ajudar na administração do grupo.

E em 2012, o grupo criou um perfil no Facebook (Grupo do Facebook). Em 2 anos o grupo chegou a marca quase 5 mil membros. Com essa demanda excessiva de pedidos de adesão e a “viralização” normal das redes - não se sabia mais quem eram os membros e o objetivo destes em participar do grupo -, surgiu a necessidade de tornar o grupo “fechado” e solicitar um pré-cadastro a todos. Em 2014, somente 900 membros preencheram o cadastro e confirmaram seu status de “catequistas” ou agentes de pastoral. Assim, o grupo reiniciou suas atividades de formação, criando pequenos grupos temáticos de estudo, isso ainda no ambiente do Facebook. Hoje, o grupo conta novamente com mais de 9.000 membros, todos catequistas. 

O grupo conta também com uma “Fanpage”, com 3 seguidores e um alcance semanal em torno de 30 mil pessoas.

Além do Blog e das páginas no Facebook, o grupo administra outros projetos, como o “Cartinhas Missionárias” (está na 5ª edição), onde todos os anos catequizandos e catequistas de todo Brasil se correspondem.

Vinculado à Fanpage, o grupo possui grupos de discussão temáticos, onde proporciona "cursos" e formações de pequena duração.

O grupo é administrado hoje por: Ângela Rocha (Curitiba –Pr), assessorada por Nilva Mazzer (Maringá –Pr), Jin Hee Kim (São Paulo –SP) e Abigail Martins (Ribeirão Preto – Sp), todas catequistas em suas comunidades.

Contato:

Whatsapp: (41) 99747-038

Resta-nos agora desejar a vocês, que suas expectativas sejam plenamente satisfeitas e que a Luz do Espírito Santo ilumine nossos trabalhos, lembrando sempre que nosso sucesso, sempre dependerá de nosso próprio esforço também.

E que a Paz de Jesus esteja conosco e a Benção de Deus Pai nos ilumine!


Ângela Rocha