CONHEÇA!

terça-feira, 23 de março de 2021

DICAS PARA USAR A CAMERA DO CELULAR

Imagem: Blog Fujoka
Dá para dizer, com certeza, que nós catequistas, somos "fotógrafos" dos momentos especiais da nossa catequese. E com os celulares de hoje em dia, não tem como não ser. Algumas dicas para melhorar nossas fotos.

Com a evolução dos recursos dos celulares, uma das funções mais usadas é a câmera do aparelho. É normal, inclusive, que essa seja a única câmera fotográfica que a pessoa utilize. Essas unidades possuem vários atributos, sendo o principal deles a capacidade de entregar fotos em alta resolução. Mas nem tudo depende da máquina para a foto sair boa, certo? Saber usá-la é MUITO importante!

Para não vacilar, veja 5 dicas da TIM Foto Mobile em parceria com a SAMSUNG:

1 - A MANIPULAÇÃO DO ÂNGULO

Muitas pessoas tiram, ou pelo menos tentam tirar, fotos para parecer que estão segurando o sol, a lua, outra pessoa, ou qualquer que seja o objeto suficientemente grande que não possa ser segurado na vida real. Para que se tenha sucesso, o ângulo em que é posicionada a câmera é fundamental. Basicamente, segurando a câmera na altura dos objetos, eles terão proporções mais fiéis à realidade. Posicionando mais abaixo da linha do objeto, ele parecerá maior; do contrário, posicionando acima, ele parecerá menor.



2 - LUZ, CÂMERA E SOMBRAS

Mais um vacilo comum. A incidência da luz muito forte, que pode ser do sol, por exemplo, faz as sombras ficarem mais intensas e elas podem aparecer sobre o que vai ser fotografado, comprometendo seu clique. Fotografar contra a luz também não lhe dá bons resultados na imagem.

A dica aqui então é, nesses casos, usar o flash, já que ele pode dar iluminação e vai eliminar sobras que poderiam ser projetadas. Isso lhe dará bons resultados, principalmente em dias mais claros.


3 - O PLANO CERTO

Com o celular “em pé ou deitado"? Basicamente, para se fotografar uma única pessoa, use a câmera do seu aparelho na vertical, para um grupo maior, use na horizontal.

É importante também saber o que você quer destacar em uma fotografia, para não errar no enquadramento. Para saber se ele deve ser aberto ou fechado, vale a pena usar a "Regra dos Terços", que nada mais é do que dividir a tela em nove quadros iguais, o que ajuda a posicionar os elementos nos cantos certos. Para foto de uma paisagem, por exemplo, a pessoa deve ficar no canto e deixar o resto do espaço para o que está ao fundo.

Observe que ao usar a câmera para vídeos, o modo horizontal é o melhor, pois o vídeo não ficará com as laterais em preto. Outra coisa é que as redes sociais também não trabalham bem com fotos de celular na vertical, pois as mesma ficam muito “compridas”, com largura e comprimento desproporcionais. O Instagram, por exemplo, tem exigências com algumas publicações de fotos: posicionamento, qualidade (pixels), etc.
4 - NO DETALHE

O zoom digital das câmeras dos smartphones não é milagreiro, mas pode ser muito bom, se bem usado. Certamente, ele pode te ajudar a captar um detalhe, mas cuidado para não cortar algo fundamental!

5 – FOCO, FORÇA E FÉ

Aqui a dica é mesmo só o foco... Em geral, as câmeras dos smartphones possuem esse recurso, que é bem simples. Toque exatamente sobre o que deseja que seja colocado em destaque para não perder nem comprometer o resultado. Sua foto pode ficar embaçada.

Tire várias fotos do momento. Pode ser que mão se “mova” e a foto também fique embaçada. Se tiver várias fotos, vai poder escolher a melhor.

No mais, “força” para aprender a melhorar suas fotos e “fé” em que vai conseguir ser um excelente fotógrafo digital.


Fonte: Tim Mobile, via UOL.

Esperamos que as dicas sejam úteis para as próximas fotos!









Nenhum comentário: