CONHEÇA!

quinta-feira, 18 de março de 2021

QUAL É IDADE IDEAL PARA SER CATEQUIZADO?

Imagem: ENS 

Vamos evangelizar as crianças? Colocá-las na catequese?  Afinal, como diz velho ditado... é de pequenino que se torce o pepino – as crianças são o futuro da nossa igreja – e já dizia Jesus: deixai vir a mim as criancinhas.

DE QUEM É A MISSÃO DE EVANGELIZAR CRIANÇAS? FAMÍLIA OU A IGREJA?

Vamos juntos refletir! 

As crianças tem maturidade para conhecer e entender nosso caminho de fé?

Não. Elas não têm. E não tem porque na infância, elas tem outro foco, outras prioridades e não tem vivência suficiente para fazer escolhas, saber coisas que as vezes, nós adultos também temos dificuldades em entender. 

Mas, então porque as famílias entregam suas crianças para que a igreja as evangelize? Não seria no seio familiar o primeiro contato com Deus que as crianças deveriam ter?

Palavras convencem, mas exemplos arrastam. E como queremos que nossas crianças pratiquem e sejam fieis a uma fé, que pouco conhecem, pouco vivem. Elas não entendem as missas, e nós na catequese as obrigamos a participar da missa, mesmo sabendo que não podem viver o ápice da celebração que é a Eucaristia, o "comungar". Não comungam porque não tem maturidade, e espera-se que com um ou dois anos de catequese, elas se tornem cristãos conscientes da importância da Eucaristia com dez ou onze anos de idade.

A adesão por Jesus Cristo, passa por um processo de conversão permanente, quem não tem fim, é por toda a vida. Esse  caminho a se percorrer na catequese, pode e deve ser iniciado na primeira infância, ou até mesmo no ventre materno, mas a missão da igreja é complementar e aprofundar conhecimentos adquiridos em família.

Não se trata de que evangelizar crianças seja errado, inútil, ou coisa parecida, apenas precisamos mudar nosso foco, da catequese para o sacramento, para uma catequese para o discipulado. 

E POR QUE NÃO EVANGELIZAR ADULTOS?

Evangelizar de uma forma que leve cada pessoa a fazer  um encontro pessoal com Jesus, a fazer um caminho de conversão. Levar pais, mães, avós, a esse caminho. Adultos que tenham maturidade suficiente para conhecer e entender todos os caminhos da nossa fé. Esses adultos, verdadeiramente evangelizados, percorrendo um caminho de continuidade na comunidade, certamente serão a melhor evangelização para uma criança. E com a vantagem de ser uma evangelização permanente, já que esta se dará no seio familiar, e não em momentos esporádicos nas paróquia. Certamente muito mais eficiente. 

A evangelização desses adultos também não pode ser uma coisa feita de qualquer maneira, Um  “cursinho” rápido onde se fala de Jesus, se faz orações, reza-terços e acaba ali. Isso também não. Isso não é EVANGELIZAR. Evangelizar, é mostrar o caminho a ser percorrido, deixar com que o outro se apaixone por Jesus, pela rica história da nossa igreja, é fazer um encontro tão especial, que o evangelizando tenha sede do conhecimento, tenha desejo de voltar para o próximo encontro para descobrir mais e mais. 

A evangelização desses adultos precisa ser feita por pessoas preparadas, que vivem realmente o que falam, que dão testemunhos de fé, só assim essa fé que muitos buscam será transmitida e praticada como se deve. Precisamos de cristãos confiantes, comprometidos com a fé. Se de fato, conseguíssemos tocar o coração desses adultos, certamente teríamos uma nova igreja evangelizadora. Claro que existe toda uma mudança que leva um certo tempo para acontecer, para se adaptar, mas tudo é questão de se dar o primeiro passo, e quem sabe a próxima geração já comece a colher os frutos do que plantamos hoje. 

O que é mais eficaz para a evangelização dos cristãos? Será que não estamos chovendo no molhado, querendo catequizar crianças, ou estamos no caminho certo, e só precisando de ajustes na maneira de evangelizar? Fica a reflexão para que se converta em ação por uma igreja evangelizadora.


Andrea Canassa

Catequista – Ibitinga-SP



APOSTILA CATEQUESE FAMILIAR - 146 pgs.

Além de orientações a respeito do que é e como organizar na paróquia (Itinerário), a apostila conta com roteiros de encontro e temas básicos de Catequese para mais ou menos 5 Etapas de catequese (Eucaristia e Crisma).

R$ 30,00 (com desconto de R$ 10,00)!

v  Whatsapp: (41) 99747-0348)








Um comentário:

Fabiana Vendrusculo disse...

Vejo que a responsabilidade da evangelização da criança deveria ser da família, mas não vejo isso nas comunidades, onde transfere a responsabilidade para a Igreja. Então vejo neste processo a importância de se realizar a catequese familiar, onde estaremos fazendo este processo de evangelização com os pais, pois do assim poderão entender, viver todo o processo iniciático de evangelização de seus filhos.