sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A COBRA DO PECADO

Post Original
Você sabia que na Teoria das Cores (estudos e experimentos relacionados com a associação entre a luz a natureza das cores, realizados por Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Goethe, entre outros.) O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou ausência de luz?
A cor branca é a luz pura, em que há uma reflexão total das sete cores; a cor preta é ausência total de luz.

Não é interessante isso? Se cremos que Jesus é a nossa Luz ... então tudo a ver o pecado ser representado pela cor preta que é ausência total da luz.

Essa semana em uma partilha no Grupo Catequistas em Formação, a Ângela Rocha nos mostrou vários recursos usados pelas Catequistas de Monte Sião-MG. Entre tantas ideias legais, eu amei a ideia da "Cobra do Pecado". E já fiz a minha.

Como no Querigma das Cores o PECADO é representado pelo PRETO, aí está a minha cobrinha do pecado.

Muitos sentem dificuldade para falar sobre pecado com as crianças... mas não é difícil pois pecar é uma coisa que infelizmente estamos sempre fazendo.

Coisas que precisamos esclarecer:

O PECADO é uma ofensa a DEUS.
É tudo aquilo que pensamos,falamos ou fazemos que não agrada ao Senhor.
O que será que temos feito e que deixa nosso Deus triste? (deixe as crianças falarem).
Quais os pecados que mais são cometidos na família, na escola, na igreja... vamos pensar!

Todos somos pecadores... homens, mulheres, idosos ou crianças. Todos nós pecamos e precisamos da Misericórdia de Deus em nossa vida. A criança precisa entender que quando nós pecamos nos afastamos de Deus.  Mas Deus que é Amor, nos aceita e perdoa se nos arrependemos e pedimos perdão!

Post Original
Com esta cobra do pecado você poderá enriquecer vários encontros, pois em muitas passagens bíblicas se fala sobre o pecado.

Utilize a Cobra para criar uma dinâmica assim:

Faça um ninho (pode ser um tecido embolado) e coloque a cobra por cima.   Peça que cada criança escreva um pecado e coloque no ninho da cobra. Se as crianças forem pequenas e não souberem escrever voce  vai colocando os papéis e falando em voz alta:  Deus fica triste quando: Sinto inveja, quando brigo com meu irmão, quando respondo a mamãe, quando falto a missa, etc.  Após toda essa reflexão, você recolhe a cobra e os papeis e coloca-os diante de uma imagem de Jesus e incentiva-os a apresentarem-se diante de Jesus com uma oração, onde entregarão seus pecados a Jesus e pedirão os dons necessários para não mais pecarem.  Podem todos juntos lerem uma oração. 


Cobra do pecado - Utilizada pelas Catequistas de Monte Sião, obrigada pela partilha!

Cláudia Pinheiro
Catequese na Net

SEGUIDORES DO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO