quinta-feira, 1 de novembro de 2018

CAÇA AO TESOURO: SIGA AS PISTAS E ENCONTRE!



Uma divertida "Caça ao tesouro" para fazer com seus catequizandos!
Você pode aumentar o número de "pistas" e adaptar ao seu espaço na paróquia!

CAÇA AO TESOURO:

Objetivos:
*Animar o encontro;
*Perceber como os integrantes do grupo trabalha em equipe;
*Ouvir o outro.

Material:
Quantidade de pistas conforme a divisão de grupos. Grupos com no máximo 3 pessoas; fita adesiva para prender as pistas e uma Bíblia (o “TESOURO”).

Desenvolvimento:
- Explicar ao grupo que eles vão participar de um jogo, esse jogo irá além do espaço da sala em que estão e é preciso ter agilidade no fazer e no pensar;
- Avisar que as regras precisam ser cumpridas à risco;
- Entregar um envelope a cada grupo e pedir que só abram quando o catequista sinalizar (esperar todos receberem, para começarem ao mesmo tempo), no envelope contém as instruções e a primeira pista para a caça.

INSTRUÇÕES: Vocês estão participando da Caça ao tesouro, estejam atentos e decifrem as pistas, haverá sempre três pistas, em locais próximos, PEGUEM UMA SÓ, por isso pensem com rapidez. O tesouro é apenas um, e para achá-lo vocês deverão decifrar pista por pista, ao acharem as pistas guardem-nas pois mesmo que achem o tesouro só terá validade se estiverem de posse de todas as pistas. Sucesso!
PISTA 01: “Por meio da oração conversamos com Deus. O terço é uma oração Mariana, cujo objetivo é meditar a vida de Cristo, por isso mesmo, afirmamos: o centro do terço é Jesus, pois no terço Ele se faz presente o tempo inteiro”.
Não é hora de rezarmos o terço, mas sempre que chegamos para os nossos encontros ele nos inspira e nos lembra que Maria foi fiel em sua missão.
Encontre a próxima pista!
A PRÓXIMA PISTA DEVE ESTAR NUM NO TERÇO, COLOCADO EM LUGAR DE DESTAQUE NO CENTRO CATEQUÉTICO.
PISTA 02: “Mateus 7,13-14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. ” Jesus nos mostra que somos livres a escolher, temos muitas portas. Por qual porta você quer entrar?
A PRÓXIMA PISTA DEVE ESTAR ATRÁS DE UMA PORTA.
PISTA 03: “O profeta João Batista nos disse: Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. ”Jesus também disse: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus”.
É preciso recebermos o batismo da água e do Espírito, é preciso confiarmos e caminharmos sobre as águas e crismados, somos convidados a mergulhar em águas mais profundas, colocando nossos dons a serviço. A água é sinal de vida, esperança, salvação...
PRÓXIMA PISTA: PROXIMO AO BEBEDOURO
PISTA 04: “Cantem com a gente: Subindo, lá lá ia, subindo lá lá ia, subindo para o céu eu vou, tristeza não vai comigo porque Jesus já me libertou, deixei a tristeza fora em paz agora contente estou! Subindo....”
PRÓXIMA PISTA ESTARÁ NUM DEGRAU DAS ESCADAS
PISTA 05: “Opa, que canseira esses degraus. Mas é preciso elevar o nosso conhecimento nas coisas de Deus e praticar a justiça e a paz, como bem nos ensina o Profeta Isaias. Isaias pregou pelado, acreditem, isso mesmo! Não foi pela canseira e suor após ter subido uma escada como essas não, veja: Então, disse o SENHOR: Assim como Isaías, meu servo, andou três anos despido e descalço, por sinal e prodígio contra o Egito e contra a Etiópia”.
Ele não jogou a roupa no lixo à toa não... grande profeta Isaias. Situação difícil, mas ele conseguiu cumprir sua missão! Por favor não jogue suas roupas no lixo, vocês podem evangelizar vestidos...
PRÓXIMA PISTA NUMA LIXEIRA
PISTA 06: “O primeiro milagre realizado por Jesus, vocês já sabem foi... bem, hoje muitas pessoas abusam do álcool e necessitam de ajuda, o interessante é que se pode vencer esse desafio e ajudar o próximo também a vencer. É uma pena que nós não usamos nossa liberdade com responsabilidade e adquirimos vícios que nos tornam infelizes, a nós e ao próximo também. Mas que bom que alguém precisa de ajuda e sabe a quem recorrer no caso do alcoolismo.
PROXIMA PISTA NA PORTA DA SALA DA REUNIÃO DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
PISTA 07: “A Bíblia é a palavra de Deus, semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos a viver um mundo novo. ” Como seria bom que todos que tivessem a Bíblia vivessem seus ensinamentos, certamente o mundo seria melhor.
A caça está terminando, é isso mesmo, está na hora de voltar para a sala e procurar o nosso tesouro, aliás, é bem mais confortável ler a palavra de Deus sentado, não é? Aguardamos vocês!
A BIBLIA (tesouro) ESTARÁ PRESA EMBAIXO DE UMA CADEIRA!

Fonte: Internet – sem autoria.

Postar um comentário