CONHEÇA!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

MISSA PRIMEIRA EUCARISTIA - ROTEIRO



ROTEIRO – MISSA PRIMEIRA EUCARISTIA

ACOLHIDA – Entrada das Crianças

Hoje nossa comunidade está em festa. É com grande alegria que queremos celebrar este grande momento de ação de graças: É a festa da Primeira Eucaristia! Hoje celebramos a vida destas crianças que irão receber pela primeira vez, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo na comunhão; celebramos também por suas famílias e pelos catequistas que contribuíram nesta caminhada. Em ação de graças, peçamos à Deus que este passo que estão dando hoje, seja, um dos muitos que irão dar ao encontro de Cristo Eucarístico. E agora, vamos receber as crianças, ministros, coroinhas e o presidente desta celebração cantando...

CANTO DE ENTRADA

ATO PENITENCIAL

CANTO DO GLÓRIA

LITURGIA DA PALAVRA – (Entrada da Palavra – Pais/uma família)

A Bíblia é o primeiro e mais importante instrumento da Catequese. Com a Bíblia mostramos aos catequizandos o caminho para o Reino. Que a palavra de Deus crie raízes profundas em seus corações, fortalecendo-os cada dia mais. Queremos neste momento receber a Sagrada Escritura, palavra viva de Deus, cantando:
CANTO ENTRADA DA BÍBLIA

I LEITURA

SALMO

II LEITURA

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO

EVANGELHO

HOMILIA

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO

Presidente: Vocês trazem com vocês uma vela bem bonita. Sintam a vela nas mãos. É outro sinal desse Amor de Deus. Quando for acesa, a luz da chama vai brilhar e a vela começará a se derreter… Essa vela é símbolo de Jesus, é símbolo do amor. Ninguém é luz, sem queimar o egoísmo, sem dar um pouco de si mesmo. Na cruz, Jesus deixou tudo, sua glória, seu poder de Deus, para ser a nossa luz, o nosso calor, a nossa força de Amor, dando-nos seu Corpo, seu Sangue, sua Vida.

Preparando agora o coração para receber esse Amor na comunhão, vamos renovar as promessas do nosso Batismo.  O Círio Pascal é o símbolo de Cristo, é a “Luz” que ilumina a nossa vida. No dia do nosso Batismo, o nosso padrinho segurou por nós uma vela acesa, símbolo da Fé em Jesus Cristo. É com a Luz da Fé em nossa vida que vamos acabar com a escuridão do pecado. Agora vamos acender as velas no Círio Pascal. (O catequista ou catequistas acendem a vela no círio e depois acendem as velas das crianças).

CANTO RENOVAÇÃO (enquanto acendem as velas)

Presidente: Agora, com a vela acesa na mão, erguendo-a bem alto, e com muita alegria no coração vamos renovar o desejo sincero de viver, na fé e no amor, a felicidade de ser cristão, que começou no dia do nosso Batismo: um desejo de amar de verdade e de confiar muito em Deus.  Respondam com voz bonita e forte:

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO

Presidente: Caríssimas crianças em nome de quem vocês foram batizadas?
Catequizandos: Fui batizada (o) em nome do PAI do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.
Presidente: O que aconteceu no dia do seu batismo?
Catequizandos: Pela graça do batismo me tornei filho (a) de DEUS, irmão (ã) de Jesus cristo e membro da igreja.
Presidente: Vocês querem mesmo renovar as promessas do batismo?
Catequizandos: Sim, quero.
Presidente: Vocês querem ser amigos de Jesus Cristo todos os dias de suas vidas?
Crianças: Sim, quero.
Presidente: Mas quem quer ser amigo de Jesus não pode querer o mal, o pecado, vocês prometem evitar sempre o pecado?
Catequizandos: Sim, prometo.
Presidente: Vocês prometem sempre seguir aos ensinamentos de Deus?
Catequizandos: Sim, prometo.
Presidente: Vocês prometem escutar a voz do Espírito Santo em suas vidas?
Catequizandos: sim, prometo.
Presidente: Vocês creem em tudo aquilo que Jesus ensinou pela sua Igreja?
Catequizandos: Sim, creio.
Presidente: Pelo dom da fé que recebemos, demos graças a Deus.
TodosGlória a vós Senhor.
Presidente: Cheios do Espírito Santo e conscientes da missão a nós confiada, professemos a nossa fé, fazendo a nossa profissão de fé:

CREIO em Deus Pai todo poderoso....

(Os catequizandos apagam as velas)

PRECES:
R. Senhor, escutai a nossa prece!

CATEQUIZANDA: Senhor, abençoai a nossa Igreja, o Papa Francisco, nossos Bispos, presbíteros e todo povo que caminha na esperança de dias melhores. Peçamos...

CATEQUIZANDO: Senhor, fazei que todas as crianças do mundo tenham também um dia a felicidade de participarem deste Banquete Eucarístico. Olhai de modo especial, para as crianças doentes, abandonadas e que passam fome. Peçamos...

CATEQUIZANDA: Senhor, protegei nossos pais, nossas famílias, amigos, nosso colégio, nossos catequistas e todos os que nos ajudaram a crescer e tomar parte neste grande Banquete. Peçamos...

CATEQUIZANDO: Senhor, ajudai a nossa comunidade, para que na sua caminhada tenham coragem de testemunhar e viver a Vossa Palavra, contribuindo para a expansão do Vosso Reino de paz, justiça e amor. Peçamos...

CATEQUIZANDO: Senhor, para que a nossa sociedade encontre um caminho de justiça e paz, sem violência e sem ódio, nesse tempo tão conturbado, peçamos...

OFERTÓRIO – (Catequistas)

Tudo recebemos de Deus, tudo é graça, tudo é dom... Trazendo o pão e o vinho, apresentamos tudo que somos e temos; e especialmente neste dia, a vida, os dons, a caminhada, o testemunho de nossa família, o amor, a dedicação dos catequizandos e das catequistas, como oferenda agradável, suplicando que se transforme cada vez mais em vida a serviço da justiça e da paz. 
- Ofertando o PÃO, nós relembramos que Jesus é o pão vivo descido do céu. Pão que sacia a fome, que serve de alimento físico e espiritual para cada um de nós. A missão do catequista é partilhar o pão da Palavra!
- Com o VINHO nós queremos recordar o amor de Cristo, que se entregou numa cruz por nós.  O PÃO e o VINHO juntos, em breve serão consagrados e transformados no Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A missão do catequista é guiar os passos de nossas crianças ao altar!
- As FLORES representam todos os sentimentos de amor, carinho, respeito, os momentos de lazer, a alegria repartida e a amizade cultivada nesses anos de catequese. A missão do catequista é exalar o bom perfume de Cristo!
Com alegria, cantemos:

CANTO DAS OFERENDAS
ORAÇÃO EUCARÍSTICA
PAI NOSSO
ABRAÇO DA PAZ
CORDEIRO...

COM: Este é o momento tão aguardado pelos nossos catequizandos, Jesus nos convida à sua mesa para nos alimentar com o dom da eucaristia. Vamos ao altar, cantando:

CANTO DE COMUNHÃO

AÇÃO DE GRAÇAS:

COM: Um momento de silêncio para agradecer a Deus o primeiro encontro com Jesus na Eucaristia! (Pausa).

CANTO MARIANO...

AGRADECIMENTOS FINAIS

Agradecemos a vocês, queridos pais, que durante esses três anos depositaram sua confiança na nossa comunidade e em nossas catequistas. A Primeira Comunhão que os filhos de vocês receberam hoje é apenas o início de uma amizade com Jesus para toda a vida. Esperamos que vocês, pais, continuem o trabalho dos catequistas, comprometendo-se com a educação cristã de seus filhos, continuando agora com a catequese crismal. Continuamos, como sempre, junto com vocês nesta caminhada, Deus abençoe a nós todos!

Pedimos aos nossos catequizandos que se aproximem para receber a lembrança da 1ª Eucaristia e os cumprimentos pelo sacramento.

CANTO FINAL



11 comentários:

luzia disse...

Parabens,a todos.faltou colocar as leituras biblicas desse dia,em que foi celebrado esse missa.

Unknown disse...

Este roteiro está muito bom

Unknown disse...

Nossas criancas receberão o Sacramento neste mês de junho. Vou aproveitar bem o roteiro. Muito Obrigada.

Unknown disse...

Muito obrigada por esse roteiro tá ótimo vou utilizar ele. Amém

Unknown disse...

Que o Espírito Santo ilumine essas crianças para que a partir de agora possa está sempre prontos para o serviço da messe pois a messe é grande e poucos são os operários. Deus abençõe

Unknown disse...

Gostei do roteiro

Mulher cidadã disse...

Muito bom, obrigada ❤️

Suelimfcosta@gmail disse...

Amei o roteiro. Gratidão!❤

Anônimo disse...

Geralmente as leituras vão ser a do dia mesmo.

Anônimo disse...

Que o Divino Espírito Santo continue iluminando o caminho e te conduzindo nessa missão litúrgica

Anônimo disse...

E bao