CONHEÇA!

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

QUARTA SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE - 4ª SBC


A Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética realizará de 14 a 18 de novembro de 2018, em Indaiatuba (Itaici-SP), a 4ª Semana Brasileira de Catequese, com a participação de cerca de 430 coordenadores diocesanos de catequese.

A 4ª Semana Brasileira de Catequese é uma oportunidade de reafirmar nosso empenho e compromisso no serviço à Iniciação à Vida Cristã, como um itinerário para formar discípulos missionários de Jesus Cristo numa comunidade querigmática, mistagógica e missionária.

Em sua quarta realização, ainda reforçando a IVC, a SBC traz como Tema:

4ª Semana Brasileira de Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã.

Lema:Nós ouvimos e sabemos que Ele é o Salvador do mundo” (Jo 4,42)

Objetivo geral: Compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé, no contexto atual.

Objetivos específicos:
- Refletir sobre a condição humana, a busca de sentido e a crise de fé na contemporaneidade;
- Apresentar a iniciação à vida cristã como eixo articulador da ação evangelizadora, a serviço da qual está a catequese (CNBB, Doc. 107, 76);
- Compreender o querigma e a mistagogia como caminho de renovação da comunidade e da formação do discípulo missionário de Jesus Cristo;
- Partilhar experiências significativas da catequese a serviço da iniciação à vida cristã dos regionais.

O texto-base que norteia o evento é o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã – Itinerário para formar discípulos missionários. Dele, do seu primeiro capítulo, foi colhido o lema, como revelador da mística a ser vivenciada pelos participantes. O arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antonio Peruzzo explica que um dos objetivos gerais da 4ª Semana é compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé, no contexto atual.

Dentro da programação da 4ª Semana, foi pensado um cronograma a partir de aspectos importantes da temática, como por exemplo: “O anúncio de Jesus e os novos interlocutores”.  Segundo dom Peruzzo: “Os novos são aqueles que ainda não conheceram Jesus Cristo e estão se apresentando a procura dele. E nós precisamos apresentar a pessoa de Jesus. É como um pai que vai falar do seu time ao filho, ele não vai falar de teoria ou esquemas táticos, vai falar das vitórias, das alegrias e das conquistas do seu time de futebol e a criança vai aderir pelo entusiasmo mediante o qual o pai se expressa. No caso dos interlocutores não só apresentar as ideias e os pensamentos de Jesus Cristo, mas apresentar a pessoa de Jesus Cristo”.

Outros temas também estarão em evidência no evento, dentre eles: a transmissão da fé no contexto atual; o seguimento de Jesus e o sentido da vida; a liturgia como celebração e iniciação ao mistério; a vida em comunidade que brota do encontro com Jesus; e as novas linguagens da era digital nos processos de transmissão da fé. Um momento muito especial na vivência da 4ª Semana Brasileira de Catequese será a sessão de homenagens que os participantes prestarão a seis pessoas que doam a vida à evangelização.

Como forma de preparação para a 4ª Semana Brasileira de Catequese, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética preparou um subsídio, com cinco encontros, que antecipam as reflexões gerais do evento em rodas de conversa orante que poderão ser feitas nos grupos de catequistas, conselhos pastorais e pequenas comunidades. É uma maneira de impulsionar a mística à Catequese e aos Catequistas de todo o Brasil. Ele pode ser adquirido no site da Editora da CNBB (clique aqui!).

Na prece de gratidão a Deus pelo dom da vida, vocação e missão de cada um desses nossos irmãos, manifestaremos nossa alegria por todos os Catequistas do Brasil que respondem com generosidade a Deus que chama a cada um para viver e transmitir a fé. Será mais uma oportunidade para dizer que nós ouvimos e sabemos que Ele (Jesus) é o Salvador do mundo”, finaliza padre Antonio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Para quem não sabe o que são as Semanas de Catequese, o site da catequese da CNBB, publicou uma memória das Semanas Brasileiras de catequese, organizada pelo Ir. Israel José Nery, catequeta e ex-assessor nacional de catequese. Estes textos serão reproduzidos aqui em nosso blog.

Além disso, o site Catequese doBrasil, vai postar diariamente tudo o que estiver acontecendo na 4ª SBC. Não deixe de acessar o site e conferir os vídeos, fotos e outras notícias também na página no facebook do Catequese do Brasil (CNBB).

Confira a programação completa AQUI.

FONTE: site da CBBB.


ORAÇÃO DA 4ª SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE

Senhor Jesus, nosso Salvador e amigo.
Tuas palavras soam e ressoam aos ouvidos de muitos discípulos teus.
Muito mais, és Tu a Palavra que nos pronuncia o amor de Deus.
A tua voz queremos ouvir, ao teu chamado acolher, ao teu mandato obedecer.
Outrora chamaste os discípulos; hoje chamas a nós.
Outrora ensinaste as multidões;
Hoje pedes que te apresentemos a quem precisa de ti.
Nas margens do lago tiveste compaixão;
Hoje pedes que nos compadeçamos.
Desde a montanha enviaste teus discípulos;
Também hoje queres que façamos discípulos teus.
Senhor, são justamente estes os motivos e os anseios da nossa Semana de Catequese.
Que teu Espírito nos infunda a paz e a força de perceber tua presença.
Que Ele nos conceda a Alegria do Evangelho que queremos acolher, que queremos partilhar, que queremos transmitir.
Vem participar, Senhor, da nossa 4ª Semana Brasileira de Catequese.
Vem nos falar, vem nos inspirar, vem em socorro à nossa fé.
Tudo isso a ti pedimos porque temos um grande sonho:
Que nossa Catequese, e nossos catequistas aproximem de ti todos a quem nos enviaste.
Amém!




Nenhum comentário: