CONHEÇA!

domingo, 11 de novembro de 2018

COMO SE FAZ UM CATEQUISTA


Catequistas são pessoas importantes para o crescimento da Igreja no mundo inteiro. Ele ou ela são responsáveis por formar novos cristãos por meios dos sacramentos de iniciação à vida cristã. Mas, e quem forma o catequista e como um catequista é feito?

Tem curso para ser catequista? Tem sim, mas, não é apenas o curso que faz o catequista. É a caminhada. É a devoção a Jesus. É a sede de conhecimento das coisas do alto. O catequista se faz na experiência do amor de Deus e na vivência dos sacramentos.

Por isso, que para ser catequista é necessário mais que ler manuais, roteiros de encontros, planejamentos, é preciso ler a vida e ler a Bíblia. É importante conhecer os documentos da Igreja, mas, também é importante ter consciência de como caminha a sociedade.

Seria bom se o catequista gostasse de ler: ler a Bíblia diariamente, ler o jornal de manhã, ler um bom livro, ler, porque a leitura abre janelas, areja a mente, desperta para a criatividade, e criativo também, é desejável que o catequista seja.

Catequista é feito de caminhadas e estradas, do que encontrou pelo caminho e do que aprendeu e ensinou, das experiências que curam e das que magoam. Catequista é gente grande com coração de criança, olhos atentos para descobrir o mundo. Catequista é feliz, não feliz por obrigação, mas, só feliz, porque a graça do amor de Deus o tomou por completo. Mesmo quando está triste ele (ela) ainda é feliz porque crê na ressurreição. Catequista é feito de ressurreições, renascimentos, catequista bom não tem medo de aprender e de recomeçar.

Do que mais é feito um catequista? De amor, do incansável amor de Deus.

Cris Menezes

FONTE:

Nenhum comentário: