CONHEÇA!

domingo, 18 de novembro de 2018

COMO ENSINAR OS 10 MANDAMENTOS: PEGA LEVE!

Uma coisa com a qual os catequistas estão sempre preocupados, é que as crianças das primeiras etapas  da catequese,"decorem" os 10 mandamentos. E, de fato, ensinar os 10 mandamentos faz parte dos fundamentos da catequese conforme DGC 130 ( é um dos sete pilares da catequese).


Mas, precisamos entender que não é preciso "memorizar" os 10 mandamentos, nem sabê-los "decor", é preciso entender os princípios contidos neles a luz dos dias atuais, a luz do "certo" e do "errado". Tal como muitos dos princípios da fé é preciso "atualizar" os mandamentos que regem a nossa vida, trazendo-os para uma linguagem que as crianças possam entender e aplicar à sua vida e ao mundo de hoje.

Ao longo dos anos de catequese, nós realizamos muitas atividades que dizem respeito aos mandamentos, ou seja, "valores" passados de geração em geração: 

1 e 2 - É preciso amar a Deus, com todo respeito, a si mesmo e aos irmãos; 
3 - É preciso ir à Igreja participando da comunidade;
4 - É preciso amar e respeitar os pais (a família toda);
5 - Matar ou usar de violência física ou psicológica é errado, e não só com os seres humanos precisamos ter cuidado, também com a natureza e os animais indefesos; 
6 - Respeitar seu corpo, amar com consciência, evitar a busca de prazer pelo simples prazer; 
7 - Nunca tomar aquilo que pertencer ao outro; 
8 - Não mentir nem falar mal dos outros; 
9 - Respeitar compromissos assumidos em nome do amor; 
10 - Não desejar o que é dos outros, valorizando o TER acima do SER. 

Com o tempo as crianças e jovens vão aprendendo todos estes princípios sem que se exija deles "decorar" mandamentos feito papagaios, sem saber o que significam. 

E lá, no final da catequese, no tempo de preparação para a Crisma, eles vão aprofundar e "atualizar" estes mandamentos pelas Bem-Aventuranças enumeradas por Jesus no sermão da montanha. 

Como diriam os nossos jovens, "take easy" por enquanto. 

Abraço a todos!

Ângela Rocha


Nenhum comentário: