CONHEÇA!

segunda-feira, 15 de abril de 2019

PEQUENO MANUAL PARA A SEMANA SANTA



O Mestrando em Sagrada Liturgia em Roma, Pe. Rafhael Silva Maciel, lançou o “Pequeno manual para a Semana Santa”, para que possamos viver e explanar de modo digno e harmonioso as solenidades que nos farão recordar o mistério central de nossa fé.

Quando cobrir as cruzes da Igreja com um véu de cor vermelha ou roxa? Para onde vão os Santos Óleos ao final da missa? E o hino do Glória, quando tocam-se os sinos pela última vez? No dia da Paixão do Senhor, quais sacramentos podem ser ministrados?

Para responder a essas e outras perguntas, o Mestrando em Sagrada Liturgia em Roma, Pe. Rafhael Silva Maciel, lançou o “Pequeno manual para a Semana Santa”.

O sacerdote preparou o material a pedido da Arquidiocese de Fortaleza, de onde é presbítero.

Um trecho...

Segunda, Terça e Quarta-Feira da Semana Santa

“Acusai, Senhor, meus acusadores; combatei aqueles que me combatem! Tomai escudo e armadura, levantai-vos, vinde em meu socorro! Senhor, meu Deus, força que me salva!” (MR,232)

Nos dias da Semana Santa que seguem ao Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor e são anteriores ao Tríduo Pascal, ou seja, segunda, terça e quarta-feira somos convidados a reconhecer mais fortemente o nosso pecado e nosso afastamento de Deus, quando da nossa falta de amor por Ele, por nossos irmãos e irmãs e pela natureza. É tempo de forte penitência, quando muitos fazem Via-Sacra, a recordação da Paixão, procissões e celebrações penitenciais, além da recepção do Sacramento da Reconciliação.

Nas Paróquias muitas vezes são realizados mutirões de confissões, procissões, celebrações especiais que levem o povo cristão a fazer ainda um momento de revisão de vida rumo à Páscoa.

No Manual, estão detalhadas todas as celebrações, começando pelo Domingo de Ramos da Paixão do Senhor. Além do significado de todos os dias até o Domingo da Ressurreição, há a explicação também dos aspectos práticos, como por exemplo a escolha dos cantos para a Paixão do Senhor ou os sinais do Círio.

O Setor de Comunicação também disponibilizou o material em PDF para download.


Pe. Raphael com Papa Francisco - Jubileu 2016.


Nenhum comentário: