CONHEÇA!

terça-feira, 16 de abril de 2019

POR QUE SOU CATÓLICO? EM QUE ACREDITAM OS CATÓLICOS

O que faz de nós católicos? Quais são as nossas crenças?
MEU DEUS É AMOR

Sou capaz de perceber no amor humano traços do amor Divino. Quando vejo o olhar amoroso, o zelo no cuidado de uma mãe pelo seu filho, quando me emociono com uma heroica bondade, vejo que o amor de Deus continua presente em cada coração. A matéria prima do qual fomos criados é primeiramente o AMOR.
SER IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Quanta dignidade! Não consigo penetrar nesta verdade sem me abater o quão bela e frágil é nossa natureza e o quanto podemos desapontamos nosso criador quando somos levados como Adão e Eva à desobediência.
FILIAÇÃO DIVINA

Não somos meras criaturas de Deus, mas seus filhos adotivos (pelo Batismo e salvação em Jesus). Criados à Sua imagem e semelhança, Deus nos ama e nos trata como um Pai, como Abba.
DIGNIDADE DA VIDA HUMANA

Deus é o Autor da Vida e o ser humano o ápice da criação. O cristão não pode compactuar com a morte prematura e o aborto; e tem o dever de respeitar o próximo que tem dignidade igual a sua.
JESUS CRISTO

A revelação de Deus (de seu poder, de sua lei, de sua misericórdia). Compartilhamos a fé em Jesus Cristo com todas as religiões e seitas que confessam o cristianismo, mas no catolicismo podemos tê-lo presencialmente e ser um com Ele na Eucaristia.
VIDA ETERNA




Nossa esperança de encontrarmos Deus face a face. É difícil imaginar o que acontecerá, mas poderemos sentir em plenitude o amor de Deus e nada nos faltará.
BATISMO

Deus me retira da condição de criatura e me recebe como filho, infundindo a Santíssima Trindade na minha alma. Recebemos também os dons necessários para exercermos um tríplice múnus/dever: ser profeta, sacerdote e servir como rei.
EUCARISTIA

O  alimento de nossa alma, verdadeiro corpo e sangue de Jesus Cristo entregues para nossa salvação.
MARIA - MÃE DE DEUS

Grande exemplo de fé, assunta ao céu, nossa mãezinha do céu e poderosa intercessora junto a Deus.
COMUNHÃO DOS SANTOS


Reunidas a Igreja Triunfante, Padecente e Militante, formamos um único corpo do qual Cristo é a cabeça.
SAGRADA ESCRITURA

Canon sagrado, inspirado pelo Espírito Santo, contém a história do povo eleito e seu relacionamento com Deus. É palavra viva, atual e fecunda.
SANTA TRADIÇÃO APOSTÓLICA

Somos herdeiros dos primeiros cristãos, do seu modo de celebrar e viver que foi sendo transmitido de forma oral (tradição) e escrita (escrituras).
UNIDADE DO CORPO MÍSTICO DE CRISTO

A Igreja é o corpo do qual Cristo é a Cabeça. Apesar de termos carismas diferentes, Deus nos irmana em Seu infinito Amor. Por isso tanto os sacrifícios quanto as vitórias podem ser "aproveitados" pelo bem geral.
A SANTÍSSIMA TRINDADE

Deus Pai Criador, Deus Filho Redentor e Deus Espírito Santo Santificador tem a mesma essência, agem sempre em conjunto, são três pessoas e ao mesmo tempo um único Deus.
AS DUAS NATUREZAS DE JESUS CRISTO


Jesus foi inteiramente homem e inteiramente Deus. Assumindo nossa humanidade (exceto no pecado), pode nos compreender e sendo Deus pode nos amar sem limites e nos redimir.
O ESPÍRITO SANTO

O Iluminador, o consolador, enviado em Pentecostes para fortalecer os fiéis e capacitá-los a vivenciar e propagar o Evangelho de Cristo.
A BELEZA DA CRIAÇÃO

A natureza, a perfeição das coisas vivas, ecossistemas, tudo provém da inteligência de Deus e deveria ser gerenciado de maneira equilibrada pelo homem.
OS SACRAMENTOS

Sinais que contém o sagrado, pelos quais Jesus se faz presente em nossas vidas (Batismo, Confissão, Eucaristia, Crisma, Matrimônio, Ordem e Unção dos Enfermos).
UNIDADE DA IGREJA NO MUNDO

Mesma liturgia, mesmo entendimento, sabemos que percorremos os mesmos caminhos, devido à hierarquia dos bispos e governo do Papa.
A RESSURREIÇÃO

Cristo venceu a morte, ao pecado, a Satanás e nos conseguiu a salvação e a vida eterna junto dele.
GRAÇAS E DONS DE DEUS

Deus, que nos ama como somos, está sempre distribuindo favores e qualidades para que possamos viver melhor, servindo-O na pessoa do irmão.
O SINAL DA CRUZ

Escudo protetor , é a marca do cristão, com o qual se pode orar e abençoar invocando a Santíssima Trindade.
A ORAÇÃO

A "fraqueza" de Deus e a fortaleza do homem. Deus nos espera sempre para um diálogo (agradecimentos, louvor, adoração e petição).
A EXISTÊNCIA DOS ANJOS

Nosso Pai designa um anjo da guarda para cada pessoa capaz de nos proteger e inspirar no caminho do bem, como também possui uma legião de anjos e arcanjos que cumprem seus desígnios dentre os quais alguns se rebelaram e são fontes do mal.
A LIBERDADE DO SER HUMANO

Deus não é capaz de desrespeitar uma escolha pessoal, por mais que nos ame e saiba que nos fará mal. Cada um é intimamente responsável pelos seus atos, e pode confiar na misericórdia do Pai.
O EXEMPLO DOS SANTOS


Podemos conhecer a vida de muitos que colocaram a vontade de Deus acima de tudo e conseguiram cumprir o mandamento do amor com grau heroico. Eles podem nos inspirar e também interceder por nós. São venerados e nunca adorados ou colocados no lugar de Deus.
A RECONCILIAÇÃO


Sempre que eu me arrepender e confessar meus erros posso obter o perdão de Deus, isto significa que posso começar de novo com um coração limpo. 
VOCAÇÕES

Homens e mulheres que colocam as suas vidas a disposição para servir a Deus e também para me servir.
VIRTUDES TEOLOGAIS


Deus as dispõe em nossa alma no Batismo: FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE, mas cabe a nós desenvolvê-las.
IGREJA FUNDADA POR CRISTO




A Igreja foi nascida com Cristo e seus discípulos, transmitida de geração em geração até os dias atuais.
DONS DO ESPÍRITO SANTO

São presentes de Deus para nós desde o Batismo e confirmados na Crisma: Sabedoria, Entendimento, Fortaleza, Piedade, Conselho, Ciência e Temor de Deus.

COLABORAÇÃO: Lilian Volpato - Brasília -DF


Nenhum comentário: