CONHEÇA!

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

PUBLICAÇÕES DA CNBB; AZUL, VERDE, VERMELHO...


Sempre bom lembrar!

A CNBB - Conferência dos Bispos do Brasil, publicam suas orientações e documentos em três classificações ou TIPOS de publicação:

ESTUDO: nos livros de capa VERDE;
DOCUMENTO: nos livros de capa AZUL;
SUBSÍDIOS DOUTRINAIS: livros de capa VERMELHA.

Muitas publicações, antes de ser DOCUMENTO, são estudos! Por exemplo, antes de termos o DOCUMENTO 107 - INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ, na capa azul, tínhamos o ESTUDO 97 - INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, na capa verde.

 


É muito comum confundir as publicações pelos números, que seguem uma sequencia numérica de ordem de publicação. Por exemplo, o Documento 107,  frequentemente é confundido com o ESTUDO 107, sobre LEIGOS E LEIGAS. Aliás o "ESTUDO 107" sobre os leigos na Igreja, já virou o DOCUMENTO 105. Confuso não é?




Os "estudos" são lançados primeiramente como fruto de reflexões da Igreja do Brasil sobre um determinado tema, somente depois de votado e colocado na assembleia geral do bispos é que ele pode ser transformado em DOCUMENTO, com força de orientação às diversas Igrejas particulares.

E temos ainda os subsídios Doutrinais que servem para expor a doutrina da Igreja em suas necessidades contextuais.

Todas as publicações da CNBB são comercializadas pela editora da própria CNBB assim como pelas grandes editoras católicas e seculares.

* Chama-se "Igreja particular" cada uma das dioceses em que a Igreja está dividida. Particular porque em cada diocese ou Arquidiocese os Bispos são as autoridades maiores e tem a liberdade de disciplinar ações pastorais da forma que melhor se adapte às orientações gerais à realidade local. Resumindo: cada Bispo pode fazer o que quiser em sua dioceses desde que, claro, não entre em conflito com orientações da Santa Sé.

Nenhum comentário: