CONHEÇA!

terça-feira, 22 de outubro de 2019

ROTEIRO DE ENCONTRO: MÊS MISSIONÁRIO



01. PREPARAR PARA ESTE ENCONTRO

- O ambiente deve estar organizado e bonito, além de favorecer a oração. Portanto, seria bom ter as cadeiras em círculo, a Bíblia em destaque, uma cruz, imagem de São Francisco Xavier e de Santa Teresinha, vela acesa e flores;
- Corda ou barbante e venda para os olhos (tecido/lenço)

02.     ORAÇÃO INICIAL

Oração para o Mês Missionário Extraordinário
Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém
02-        INTRODUÇÃO

- Questionar os catequizandos o significado da palavra MISSÃO.
(Deixar que falem)
- Em se tratando de Igreja, missão tem significado bastante amplo, abrangente. Mas, literalmente missão significa: incumbência, encargo, obrigação, envio, ato de servir, etc.
- A Igreja está fundamentada em Jesus Cristo, que se fez homem e vem viver entre nós, enviado pelo Pai. Na Bíblia, sobressai a incansável tarefa de Jesus que, anda por todos os lugares pregando a Boa Nova do Reino de Deus. Durante a sua passagem por este mundo, ele é rodeado de amigos (discípulos) e dá a elas uma catequese especial. Ao escolher esses apóstolos, Jesus o faz chamando-os pelo nome e nessa preparação, não limita a transmitir-lhes seus ensinamentos, como também os envia à missão, como experiência para que levem consigo a Boa Nova do Reino, a descoberta do Deus amor.
A Igreja, por sua natureza, é missionária e tem o compromisso de levar a todos a Boa Nova aos vizinhos, aos amigos, às cidades, pelo país e pelo mundo todo.
- O que significa ser missionário?
- A vocação missionária faz parte dos dons que Deus dá a seu povo. Homens e mulheres, religiosos, leigos, jovens ou casais vão para longe de sua pátria. Também atuam na sua comunidade de fé. São missionários porque fizeram a escolha de evangelizar. Procuram viver o que Jesus ensinou. Todo cristão deve ser missionário, não guardar a fé apenas para si. Vivê-la e anuncia-la na família, na comunidade, no lugar de trabalho, isso sim é preocupação missionária.

Para que as crianças compreendam melhor, realizar a dinâmica a seguir:

ü    Um catequizando, ficará em pé em lugar visível. Cinco catequizandos, por sua vez, aproximam-se do catequizando postado em pé e amarram-lhe os pés e as mãos, vendam-lhe os olhos, a boca e os ouvidos.
ü    Após momentos de silêncio, outros catequizandos lhe oferecem algo (uma flor, um doce) – Ele não reagirá a nada. Ficará em silêncio.
ü    Num terceiro momento, o catequista tira as vendas.
ü    As mesmas pessoas que lhe ofereceram os “presentes”, voltam a oferece-los. Agora, ele os recebe e agradece com alegria.

Questionar as crianças sobre a dinâmica:
- O que impede uma pessoa de escutar, responder e decidir a respeito do chamado que Deus lhe faz?
- O que essa dinâmica tem a ver com o nosso tema?
- O que a dinâmica tem a ver com a fé na nossa vida hoje?

CATEQUISTA:

A Igreja missionária” precisa desenvolver-se à luz do Evangelho. À luz do vigor da fé. A fé é um dom de Deus. A partir do Batismo, o cristão é chamado a desenvolver os seus dons. A fé cultivada é como uma bússola que orienta o caminho da vida e ajuda a superar os obstáculos. O não-cultivo da fé leva a pessoa à escuridão, à cegueira espiritual. Ela perde a única razão para a qual o ser humano foi criado, ser feliz com os irmãos e com o seu criador.
(p.6 – Novena Missionária)

Neste mês missionário, o tema “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”, proposto pelo Papa Francisco, tem como objetivo “identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de capital importância para o nosso planeta.
(p. 34 – Novena Missionária)

04. APRENDENDO COM A PALAVRA DE DEUS


Evangelho: Lc 9, 1-6

- O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, pausadamente e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram a atenção.
(SUGESTÃO FASE 1: levar material impresso)
- A quem Jesus está instruindo?

Leitura
- Qual é o seu ensinamento? Qual é a missão confiada aos Doze?
- Quais são as recomendações dadas aos discípulos?
- Qual atitude é recomendada aos que se colocam no seguimento de Jesus?

Meditação
- O que o texto diz a você? Releia o Evangelho e faça sua meditação. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra, escute o Senhor por meio dela. Qual palavra mais chamou sua atenção? Qual o convite o Senhor lhe faz?
  
CATEQUISTA: Os doze apóstolos são convocados e enviados em missão. Devem anunciar o Reino de Deus e curar os doentes. Partem com autoridade sobre os demônios. Não devem levar nada consigo. Pedirão hospedagem aonde chegarem, permanecendo na mesma casa o tempo todo. Se em algum lugar não forem recebidos, devem fazer o gesto simbólico de sacudir a poeira dos pés ao sair da cidade, significando rejeição e condenação de quem não acolheu os apóstolos. Deus mesmo irá acertar contas com ele, como disse Moisés sobre aqueles que não ouvissem as palavras de Deus ditas pelo seu profeta. Partiram, passaram de um povoado a outro, anunciaram a Boa-Notícia e fizeram curas. E assim, continuaram depois da ascensão de Jesus percorrendo o mundo todo, anunciando com alegria a Boa-Nova da salvação. Missionários da alegria que partem para animar o povo são sempre bem-vindos. O primeiro exercício pastoral feito pelos apóstolos continua sendo nossa prática diária: IR AO ENCONTRO DAS PESSOAS ONDE QUER QUE SE ENCONTRE, VISITAR OS DOENTES E REZAR POR ELES, TRANSMITIR ALEGRIA E ESPERANÇA.

(Côn. Celso Pedro da Silva, “A Bíblia dia a dia 2017”, Paulinas)

Oração
- O que o texto leva a dizer a Deus? Agora que você já acolheu a Palavra do Senhor, escutando o que Ele queria dizer-lhe, é a sua vez de falar. Faça a sua oração, apresentando a Deus suas necessidades e as necessidades dos seus irmãos e irmãs que sofrem.

Contemplação
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual missão Jesus confia a você neste dia?

5. DINÂMICA FINAL

- Recortar o Cartaz da Campanha Missionária em partes, simulando um quebra-cabeça.
- Entregar uma parte para cada catequizando.
- Esperar primeiro que eles tenham a atitude de começar a montar o quebra-cabeça (Caso não tomem a iniciativa, ir dando pistas do que deve ser feito).
- Colar em uma cartolina e ao lado cada criança deverá registrar uma palavra referente ao encontro.
- Essa dinâmica é importante para que as crianças reconheçam a importância da coletividade e da iniciativa que devemos ter com os mais necessitados.

ANEXOS:




* Mesmo tendo passado o dia da coleta 20/21 de outubro, incentive seus catequizandos a fazer a contribuição! 

COLABORAÇÃO/SUGESTÃO:
Catequista Marion Matera - Paróquia São Jose Operário - Maringá PR.

Nenhum comentário: