sábado, 14 de março de 2020

CATEQUESE HOJE



O que é catequese?  Para que serve?
Ainda hoje muita gente não sabe o que é de fato catequese. É triste, mas para alguns catequese é somente um "cursinho" da igreja católica, na qual as famílias “matriculam” seus filhos porque são católicos, e todo católico deve fazer, para certificar que é de fato um católico.Total engano... Catequese é muito mais que isso. É educação para a fé. Fé que supostamente se aprende em casa, com pai, mãe, família... A catequese vai reforçar e aprofundar esses ensinamentos, ela tem a função de regar aquela sementinha plantada pela família, para que esta floresça e dê bons frutos. Já se sabe que a catequese vem desde o ventre materno, também se entendeu que não é mais possível intervalos entre um sacramento e outro, que é necessária uma catequese permanente, de continuidade, aliás, o objetivo da catequese não é só o Sacramento em si. Terminou o sacramento e acabou. CATEQUESE É MISSÃO, missão para formar novos discípulos missionários, nos prepara como cristãos para o encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo.
O que ensina a catequese?
Na catequese se fala o que ensina a igreja, a doutrina, a tradição da igreja, e sobretudo do amor de Deus. Ninguém está autorizado a falar na catequese o seu ponto de vista particular, sua opinião pessoal. Na igreja, na catequese só se fala em nome de Deus e o que a igreja ensina.

E quem são essas pessoas que falam em nome da igreja?
Catequistas é aquela pessoa que recebe e aceita o chamado de Deus para a Catequese, aquela pessoa que já fez seu encontro pessoal com Jesus e agora tem a missão de ser um facilitador e conduzir o outro – seu catequizando – seja ele criança, jovem ou adulto a ter esse mesmo encontro com o Cristo Jesus.
E o que é preciso para ser um bom catequista?
Um bom Catequista é aquele ou aquela que tem suas obrigações de rotina mas, que arruma um tempo para se dedicar a catequese, preparar com carinho e antecedência cada encontro, participar das reuniões, das formações... o catequista além de todo amor envolvido na catequese, com os catequizandos e suas famílias – sim, as famílias, porque estas na maioria das vezes não tiveram contato mínimo com a catequese e as coisas de Deus, e consequentemente, não tem o que transmitir aos seus filhos, eles também precisam ser catequizados. Para ser um bom catequista acima de tudo é preciso amor. Amor às criaturas de Deus, amor às coisas de Deus... Também ê preciso comprometimento. Não é possível um catequista individualista, aquele que só faz o que quer, que não se atualiza, que não faz o básico para um encontro de excelência na catequese.
Catequista nem tão pouco Catequese é um trabalho voluntário da igreja, que você faz quando e como pode. É MISSÃO... E missão quando a gente aceita, a gente assume sem nenhum MASSS....
Na catequese de hoje, é unanime a afirmação... quem é catequista já há alguns anos, e se acha experiente, sabe tudo, está completamente enganado - este catequista esta sim, desatualizado, ultrapassado. A Catequese hoje exige FORMAÇÃO PERMANENTE, uma catequese que venha desde o ventre materno até a fase adulta, sem interrupções, para assim formar os discípulos missionários que nossa igreja tanto almeja.

Andrea Canassa



Nenhum comentário: