CONHEÇA!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

PROJETO CARTINHAS MISSIONÁRIAS 2016 - PARTICIPE!


Amadas(os) Catequistas:

VAMOS INICIAR O PROJETO CARTINHAS MISSIONÁRIAS 2016!
As adesões para esta empreitada vão ATÉ 31 DE MAIO/2016.
Para isso é preciso que todos os catequistas interessados sejam membros cadastrados no grupo CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO, quem ainda não é, cadastre-se AQUI e informe que gostaria de participar do grupo neste link:


Depois vou adicionando vocês ao PROJETO CARTINHAS MISSIONÁRIAS.

Ah! Você não sabe o que é o projeto CARTINHAS MISSIONÁRIAS? 


Saímos até na revista SOU CATEQUISTA - 13ª ed.!!!

Jin Hee Kim - Adm do Projeto

vamos conhecê-lo:


O QUE É O PROJETO CARTINHAS MISSIONÁRIAS?

Uma ideia inspiradora que nos dá uma dimensão do que é ser discípulo e missionário na Igreja! Trata-se da troca de cartinhas entre catequizandos de várias partes do país para comemorar o Mês Missionário: Outubro.

De onde veio esta ideia?

Grupo Catequistas em Formação possui hoje mais de 2.100 catequistas cadastrados (espalhados por paróquias de todo país e até do exterior), reunidos num grupo do Facebook. ( Cadastre-se AQUI ).

Até o mês de maio, as administradoras do grupo lançam um convite aos catequistas para participar e se cadastrar no projeto. Informando, entre outras coisas: quantidade de catequizandos que possuem, faixa etária e etapa da catequese (Crisma, Perseverança, Eucaristia), localidade onde se encontram, etc. 


Estes catequistas são reunidos num grupo a parte, chamado Cartinhas Missionárias,onde conversam, trocam dados de seus catequizandos e turmas; e notícias das cartas ao longo do projeto, que vai, normalmente até Outubro - Mês missionário. 

A administração do grupo separa os catequistas por EQUIPES de 2 ou até 3 turmas, tentando deixar as crianças da mesma faixa etária e etapa num mesmo grupo. Assim, uma catequista de Eucaristia do Paraná, por exemplo, pode incentivar sua turma a escrever para crianças de Minas Gerais, de uma outra catequista também cadastrada. Quem faz esta distribuição é a administração do grupo.


Normalmente as crianças escrevem as cartas durante um encontro catequético, com o tema “Ser missionário” ou outro pertinente, que fale da Missão de alcançar as pessoas, mesmo estando longes, em outra cidade, estado e até país.

As cartas são reunidas e enviadas, todas juntas, para o endereço da outra catequista, que se encarrega de entregar as cartas e postar as respostas. Normalmente há um sorteio para ver quem vai escrever primeiro e quem vai responder. Os catequizandos ficam tão animados que até pedem para continuar se correspondendo!


O grupo Catequistas em Formação, já está no QUARTO ano de edição do projeto. 

Para entender a dimensão deste projeto alguns números de 2015:

- Participaram do projeto 51 catequistas que trabalharam em 23 equipes.
- As crianças envolvidas na missão de escrever uma carta a uma outra criança que está num lugar distante, de uma realidade distinta da dela, foram:
- 138 da catequese de Crisma;
-  73 da catequese de  Perseverança;
- 521 da catequese de Eucaristia.

Totalizando 732 crianças na faixa etária entre de 7 a 16 anos. No total foram envolvidas 45 Paróquias em 9 estados brasileiros – PB, MA, RO, MS, MG, SP, RJ, PR, SC. Foram 783 cartas escritas neste projeto, isso porque, as catequistas aproveitam e também escrevem suas cartinhas umas para as outras.



Os números impressionam, mas o mais bacana é o agito gostoso que toma conta de cada pessoa que participa do projeto. Alyne Goulart, coordenadora da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande - MS, conta como foi a emoção em participar do projeto:  

A EMOÇÃO DAS CARTINHAS!

E assim, mais etapa concluída! Todas as respostas às nossas cartinhas chegaram.
Neste final de semana entregarei as que chegaram esta semana às turmas.
Adorei participar deste projeto, o meu encantamento foi desde o momento em que vi a proposta. A vontade de fazer parte desta experiência era imensa.
Pensei numa maneira de envolver várias catequistas e crianças, e escolhi sete turmas de preparação para primeira eucaristia para participarem do projeto das cartinhas missionárias. Assim que fiz a proposta, catequistas e catequizandos se empolgaram. E lá foram eles escrever com carinho as cartinhas. A curiosidade tomou conta de todos pela expectativa da resposta. A vontade deles na continuidade das trocas de correspondência, eram quase visível em seus olhos. A ansiedade a cada final de semana, que eu chegava após a postagem das cartinhas e a alegria nos olhos quando eu dava a resposta positiva (nunca fui tão esperada na porta das salas como nestes últimos tempos hehe!), é uma coisa indescritível. Vendo nossos catequizandos, maravilhados, mostrando as cartinhas que receberam, só veio confirmar o quanto valeu participar deste projeto. Que no início parecia uma verdadeira loucura: Inserir tantas turmas, passar nomes, pegar carta, ajeita dali e daqui, posta no correio, espera resposta, etc.... Mas, posso dizer que foi maravilhoso e que valeu muito a pena cada etapa, cada momento... E como valeu! Não tem preço.
Uma experiência quase “encantada” que ficará marcada para mim e para os catequizandos que participaram. 
E novamente faço o meu agradecimento a Jin Hee Kim, que viabilizou este projeto neste ano, pelo incentivo desde o início em nossas conversas inbox, atenciosa as minhas dúvidas. Que Deus abençoe e Nossa Senhora Auxiliadora a cubra com seu manto. Obrigada ao Grupo catequistas em Formação por este projeto arrojado!

Alyne Goulart – Coordenadora de Catequese
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Campo Grande/MS



NOSSA HEROÍNA E COORDENADORA DO PROJETO EM 2015!

Jin Hee Kim, catequista na Paróquia Paróquia São Judas Tadeu, Região Belém e do Setor Tatuapé na Arquidiocese de São Paulo, capital, não exitou um minuto em coordenar o projeto em 2015. Catequista há três anos, o Projeto Cartinhas Missionárias veio como um desafio: 

"Amei estar a frente da coordenação do projeto este ano, porque vi em cada carta o amor. O amor que Jesus tanto difundiu e nos pediu para espalhar! Deu trabalho, organizar 51 turmas, com mais de 700 crianças envolvidas, em equipes  (pares) com as mesmas afinidades, não foi fácil (risos!), mas, o resultado foi maravilhoso!"
Jin Hee Kim
Catequista da 1ª Eucaristia da Paróquia São Judas Tadeu, São Paulo – SP
MISSÃO E CATEQUESE SÃO SINÔNIMOS DE OUSADIA!

"Fico muito feliz em ver que uma ideia que tive, lá em 2007, continua dando frutos. E participo da alegria das crianças com as cartinhas, já que sempre recebo uma de alguém... rsrsrs. É maravilhoso "tocar" um papel que foi "tocado" por outra pessoa. Repletod e carinho e atenção. De certa forma, deixamos aquele que está longe, ao "alcance das nossas mãos". 
Agradeço aos catequistas que tem se disponibilizado e às suas turmas, para participar do projeto. E não posso deixar aqui, de enaltecer o trabalho da Jin Hee Kim, que tem se empenhado na organização. Parabéns Jin, seu trabalho tem sido primoroso!
E vamos a mais um ano de correspondência! Somos instrumentos nas mãos do nosso missionário maior: Jesus!"


Ângela Rocha - Idealizadora do Projeto "Cartinhas Missionárias".


Conheça nossa página pública (Fanpage) no Facebook: 


Nenhum comentário: