CONHEÇA!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

CARTINHAS MISSIONÁRIAS 2017: PROJETO MISSIONÁRIO


VAMOS INICIAR O PROJETO CARTINHAS MISSIONÁRIAS 2017!
As adesões para esta empreitada vão ATÉ 31 DE MARÇO/2017.
Para isso é preciso que todos os catequistas interessados sejam membros cadastrados no grupo CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO, quem ainda não é, cadastre-se AQUI e informe que gostaria de participar do grupo AQUI.

Depois, vamos adicionando vocês ao PROJETO CARTINHAS MISSIONÁRIAS. AQUI .

Ah! Você não sabe o que é o projeto CARTINHAS MISSIONÁRIAS? 

Saímos até na revista SOU CATEQUISTA - 13ª ed.!!!
Veja a matéria:

Mas, vamos conhecer o projeto:

O QUE É O PROJETO CARTINHAS MISSIONÁRIAS?


Uma ideia inspiradora que nos dá uma dimensão do que é ser discípulo e missionário na Igreja! Trata-se da troca de cartinhas entre catequizandos de várias partes do país para comemorar o Mês Missionário: Outubro! Tanto é que esperamos encerrar o projeto nesse mês.

De onde veio esta ideia?

Grupo Catequistas em Formação possui hoje quase 3.000 catequistas cadastrados (espalhados por paróquias de todo país e até do exterior), reunidos num grupo do Facebook. 

No início do ano, as administradoras do grupo lançam um convite aos catequistas para participar e se cadastrar no projeto. Informando, entre outras coisas: quantidade de catequizandos que possuem, faixa etária e etapa da catequese (Crisma, Perseverança, Eucaristia), localidade onde se encontram, etc. 

Estes catequistas são reunidos num grupo a parte, chamado Cartinhas Missionárias: 


Onde conversam, trocam dados de seus catequizandos e turmas; e notícias das cartas ao longo do projeto, que vai, normalmente até Outubro - Mês missionário. 


A administração do grupo separa os catequistas por EQUIPES de 2 ou até 3 turmas, tentando deixar as crianças da mesma faixa etária e etapa num mesmo grupo. Assim, uma catequista de Eucaristia do Paraná, por exemplo, pode incentivar sua turma a escrever para crianças de Minas Gerais, de uma outra catequista também cadastrada. Quem faz esta distribuição é a administração do grupo.


Normalmente as crianças escrevem as cartas durante um encontro catequético, com o tema “Ser missionário” ou outro pertinente, que fale da Missão de alcançar as pessoas, mesmo estando longes, em outra cidade, estado e até país. Neste ano, em especial, vamos falar nas cartinhas sobre a CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 – Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida. Roteiro AQUI.






As cartas são reunidas e enviadas, todas juntas, para o endereço da outra catequista, que se encarrega de entregar as cartas e postar as respostas. Normalmente há um sorteio para ver quem vai escrever primeiro e quem vai responder. Os catequizandos ficam tão animados que até pedem para continuar se correspondendo!




O grupo Catequistas em Formação, já está no QUINTO ano de edição do projeto. 

Para entender a dimensão deste projeto alguns números de 2016:


Os números impressionam, mas, o mais nos deixa feliz é a agitação que toma conta de cada pessoa que participa do projeto. As crianças e adolescentes ficam ansiosos pelas cartas, as catequistas colocam um novo dinamismo nos encontros e assim, a catequese se torna mais missionária.

Vamos participar?

Inscreva-se no projeto pedindo ADESÃO ao grupo:


Mas, não esqueça que, ANTES, precisa ter CADASTRO no CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO!

Primeiro clique no CADASTRO
Depois clique no PEDIDO DE ADESÃO
Por último clique no GRUPO CARTINHAS MISSIONÁRIAS


ATENÇÃO!
ORIENTAÇÕES PARA O PROJETO CARTINHAS MISSIONÁRIAS 2017!

1- As EQUIPES são compostas por 2 ou mais turmas sempre de cidades diferente.
2- As cartas sempre são pessoais, ou seja, nominais.
3- As cartas sempre são manuscritas, ou seja, escritas do próprio punho.
(Usem um “esquema” para as crianças e adolescentes escreverem as cartinhas, leiam e corrijam se necessário, peça que façam um rascunho antes se for preciso)
4- As cartas são enviadas pelo CORREIO, num envelope ÚNICO e grande, com todas as cartinhas dentro, em nome da catequista remetente e REGISTRADA.
5- Quem vai receber DEVE enviar a lista AQUI no grupo com os 1º nome e idade dos catequizandos para quem vai escrever primeiro, então já preparem essa lista.
6- Na postagem com a distribuição da sua EQUIPE já estará determinado quem escreverá primeiro.
7- Para os coordenadores que querem inscrever várias turmas, oriente os seus catequistas a se INSCREVEM no Grupo catequistas em Formação e pedirem ADESÃO aqui nas cartinhas. Cada catequista será RESPONSÁVEL pela sua correspondência. Vocês podem até fazer planilhas com nome do catequista e seus catequizandos e com quem cada um vai se corresponder. Assim podem ajudar os catequistas a se organizarem, mas, CADA CATEQUISTA se responsabiliza pela sua turma e o envio das correspondências.
8 – Iniciaremos as inscrições somente com a CIDADE e ESTADO, de vocês somente. Assim que tiverem o NOME e IDADE dos seus catequizandos, bem como a etapa (crisma, eucaristia, perseverança, etc.) informem numa POSTAGEM separada.
8- Teremos uma data LIMITE para envio das correspondências, tanto de quem começa, quanto de quem responde. Caso esta data não seja observada, o catequista estará FORA do projeto e substituiremos a turma por outra.
9 – Solicitamos que só se inscrevam as turmas cujas crianças estejam PLENAMENTE ALFABETIZADAS por conta da dificuldade de escrita e redação.
10 - Este ano as cartinhas serão "temáticas" para facilitar a redação: CF 2017 - Biomas Brasileiros. Acesse o roteiro AQUI.

Eventuais dúvidas, serão respondidas em nosso grupo no Facebook.






Grupo Catequistas em Formação
https://www.facebook.com/groups/catequistasemformacao/ 


Nenhum comentário: