CONHEÇA!

sábado, 19 de agosto de 2017

SEMANA DA FAMÍLIA: ENCERRAMENTO - A FAMÍLIA PROMOTORA DA MISERICÓRDIA NA SOCIEDADE


SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 13 A 19 DE AGOSTO DE 2017

SÁBADO – 19 DE AGOSTO

TEMA: A FAMÍLIA PROMOTORA DA MISERICÓRDIA NA SOCIEDADE

E chegamos ao último dia da SEMANA DA FAMÍLIA, nessa caminhada como família de Deus para compreender e viver a misericórdia. Nossas famílias são um dom de Deus para nós, mas também para toda a sociedade. Sem família não existe sociedade estável e saudável, assim nossas famílias têm também a missão de ajudar a sociedade a compreender o dom de Deus e seu projeto para cada pessoa.

Peçamos que o Espírito Santo nos ajude a compreender e aceitar nossa missão como família, de conformar nossa sociedade ao projeto de Deus.

DEUS NOS FALA:  Romanos 12, 1-2

“Eu vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso verdadeiro culto. Não vos conformeis com este mundo, mas, transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito. ” (Rm 12, 1-2).

Jesus compara o Reino de Deus ao fermento que misturado a farinha, tem a sua ação manifestada. Por isso, também nós precisamos acolher o Reino de Deus, e então, nos misturarmos às pessoas até que tudo esteja transformado.

Precisamos que a família seja anunciadora de Jesus Cristo, em cada lugar e situação onde se encontra, participando de grupos de reflexão política, Conselhos de direitos visando melhorias das políticas públicas em favor das famílias, das crianças, dos jovens, das mulheres e dos idosos.

É necessário e urgente a participação da família nos serviços, pastorais, ministérios e outras expressões organizadas pela própria Igreja se fazendo presente e atuante no mundo. O que fazemos fala muito mais alto do que o que pregamos com palavras.
A Igreja se propõe a trabalhar na construção de uma cultura do encontro. Isso implica não se fechar na própria comunidade, no grupo de amigos, na própria religião, em si mesmo. Na cultura do encontro todos contribuem e todos recebem.

O Documento 105 da CNBB, sobre leigos e leigas na Igreja, diz que a família é chamada a ser sal da terra e luz do mundo na sociedade, transformado essa sociedade. Sejamos então, fermento, sal e luz ao mundo para o anúncio querigmático nos ambientes de vivência familiar.


Subsídio “Hora da Família 2017” – Pastoral familiar do Brasil – CNBB.

TEMA: A FAMÍLIA PROMOTORA DA MISERICÓRDIA NA SOCIEDADE

SUGESTÃO DE COMENTÁRIOS PARA A MISSA:
INICIAL: Nossas famílias são um dom de Deus para nós, mas também para toda a sociedade. Sem família não existe sociedade estável e saudável, assim nossas famílias têm também a missão de ajudar a sociedade a compreender o dom de Deus e seu projeto para cada pessoa. Peçamos, neste encerramento da Semana da Família, que o Espírito Santo nos ajude a compreender e aceitar nossa missão como família, de conformar nossa sociedade ao projeto de Deus.
FINAL: Consagração à Sagrada Família – Bênção das Famílias


Nenhum comentário: