HOMILIA DO 30° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B
Nos domingos
anteriores acompanhamos Jesus e os apóstolos na caminhada rumo a Jerusalém, que
foi, como vimos, uma grande instrução sobre seguir Jesus e assumir a cruz.
E vimos também que essa instrução encontrou cabeças duras, impenetráveis … Mc
emoldurou toda a secção 8,27-10,45 (da proclamação messiânica de Jesus por
Pedro até o 3° anúncio da paixão e a correspondente lição) entre dois milagres
simbólicos, duas curas de cego. Na primeira, Mc 8,22-26, o trabalho era duro:
Jesus
teve de repetir seu
gesto de cura. Já depois da instrução do caminho, em Mc 10,46-52, a cura
se dá com maior facilidade, e o homem curado é admitido na companhia
de Jesus para
segui-lo até Jerusalém (pois o fato ocorreu em Jericó, início da última etapa
da viagem). Mc registra até o nome do cego, Bartimeu, provavelmente conhecido
entre os primeiros cristãos.
Mesmo no fim do
caminho, os apóstolos não compreenderam, mas um cego chegou a ver com clareza,
para seguir Jesus pelo caminho. Compreender Jesus não é uma questão de status
na Igreja (aqueles apóstolos que queriam ocupar os primeiros lugares, cf.
domingo passado), mas de deixar-se transformar por Jesus. Aliás, no ponto final
da caminhada de Jesus, no Gólgota, os apóstolos vão primar pela ausência; só
vamos encontrar aí as mulheres que acompanharam Jesus pelo caminho. Portanto, o
seguimento radical de Jesus pelo caminho até a cruz não é privilégio do clero …
Que os cegos vêem e
os coxos saltam e caminham é um sinal do tempo messiânico. A 1ª leitura de hoje
o anuncia pela boca do profeta Jeremias. Este imaginou o tempo da salvação como
a volta dos israelitas deportados para Jerusalém, com inclusão de cegos e coxos.
Assim, o cego de Jericó, que aclama Jesus como “filho de Davi” (= Messias), vai
participar da entrada de Jesus em Jerusalém e juntar sua voz à da multidão, que
vai saudar Jesus com essa mesma saudação messiânica (Mc 11, 9-10). No dia do
Messias, este e os cegos entram juntos na cidade de Deus …
Será que nós nos
deixamos abrir os olhos para seguir o Messias na etapa decisiva de sua
caminhada? Para isso, precisamos saber que somos cegos: não temos, por nós
mesmos, a capacidade de seguir Jesus no seu caminho messiânico, caminho de amor
e justiça radicais. Muitas vezes somos tão obcecados pelas miragens do
progresso e do consumo que nem suspeitamos de nossa cegueira. Mas o cego de
Jericó invoca Cristo, é por ele curado e segue-o no caminho que outros, em condições
bem melhores, não quiseram seguir (por exemplo, o homem rico … ). Imagem de
nossa sociedade, de nossa cristandade. O povo dos pobres, submerso nas trevas
da opressão econômica e da dominação cultural, que lhes impede ter uma visão do
que está acontecendo, encontra em Jesus quem lhe abre os olhos, de modo que
possa segui-lo, desimpedido e participando com ele, até a cruz que liberta os
irmãos e irmãs.
Do livro “Liturgia Dominical”, de Johan Konings, SJ, Editora Vozes
FONTE: franciscanos.org
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