CONHEÇA!

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

ROTEIRO DE ENCONTRO PARA CRISMANDOS: JESUS NOS QUER MISSIONÁRIOS


Uma sugestão de encontro com o tema Missões, para catequizandos da Crisma.

Mês Missionário: Evangelho Mt 28, 16-20

Interlocutores: Catequizandos da Crisma (Adolescentes)

PREPARAR: Preparar e o ambiente com mesa, toalha, vela, flores, bíblia e a frase:

“Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19).

Providenciar: bexigas para todos e a oração do mês Missionário impressa.

ACOLHIDA E SILENCIAMENTO: receba todos com alegria, carinho ao som de uma música.

Sugestão:
JOVEM MISSIONÁRIO, SEMPRE SOLIDÁRIO

Jovem missionário, sempre solidário, levando amor.
Jovem missionário, sempre solidário, eu sou (2x)

Ajudar o irmão é nossa missão, Jesus nos ensinou.
“Amai-vos uns aos outros”, Ele nos mandou.

Fazer sempre o bem sem olhar a quem,
O Samaritano fez; vamos fazer o mesmo, agora é nossa vez!

Missionário é assim, tem sempre que agir, não deixar para depois.
Um mundo diferente, irá construir!

DINÂMICA:

1) Distribua um balão para cada participante e dê a ordem de que deverão rebater as bexigas sem deixá-las cair no chão.
2) Vá aos poucos cochichando no ouvido de um por um para sair e ficar fora da sala ou a um canto esperando o jogo acabar.
3) Conforme as pessoas vão saindo os que estão rebatendo deverão ir dobrando seus esforços para rebater mais bexigas de maneira a que nenhuma fique ao chão. Estimule-os dizendo: Vamos! Esforça-te! Não deixe cair! Estão caindo! Cuidado! Atenção!!!!
4) Chegará um momento em que a maioria estará ou fora da sala ou a um canto apenas observando e uns três ou quatro rebatendo as bexigas enquanto muitas bexigas estarão pelo chão.
5) Agora, aos poucos vá dando a ordem, ainda cochichando ao ouvido, que entre e recomece a rebater, recolocando uma das bexigas do chão para o ar.
6) Quando não houver mais bexigas no chão é o momento de PARAR E REFLETIR.

Faça aos catequizandos os questionamentos abaixo e estimule todos a falar:

- O que você sentiu quando as pessoas foram saindo?
- O que você sentiu quando mandaram você sair?
- O que você sentiu quando viu um monte de bexigas no chão?
- O que você sentiu quando as pessoas foram entrando novamente?
- O que você sentiu quando as bexigas foram todas resgatadas?

Agora imaginem que as bexigas são pessoas que não conhecem Jesus ou são pertencentes a comunidades que necessitam de ajuda. Vocês são os missionários. Quando todos participam fica mais fácil de evangelizar (rebater as bexigas). Quando não assumimos nosso voluntariado missionário a comunidade fica carente e pessoas ficam perdidas, sem ajuda (bexigas caídas no chão).

Catequista: Cheios de amor em nossos corações, vamos agora ouvir a Palavra de Deus, e entender porque Jesus nos quer missionários.
Invoquemos a presença da Santíssima Trindade. E clamemos a presença do Espírito Santo:

Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis...

LEITURA: Evangelho de Mateus 28, 16-20

- Usar o Método da Leitura orante

MEDITAÇÃO (música de fundo – sugestão: instrumental):

Feche seus olhos, e meditemos: como está minha atenção ao projeto missionário de Jesus? Eu estou cumprindo a intenção de Jesus: anunciar o evangelho a todos que encontrarmos? Estou testemunhando o evangelho de Jesus com obras e ações, para poder dar exemplo missionário aos meus irmãos?

Hoje, Jesus te convida a não oferecer resistência à sua voz, ao seu chamado de sermos missionários. Responda sim ao chamado de Jesus para o voluntariado missionário de ajudar os mais pequenos sempre que possível, de testemunhar o amor de Deus e o evangelho da paz de Jesus, promovendo a dignidade humana.

ORAÇÃO PESSOAL (música instrumental):
Obs.: não deixe o catequizando dispersar-se: conecte a meditação à Oração Pessoal silenciosa e ao Exercício Espiritual.

Catequista: Faça agora sua oração pessoal a Deus. Peça a Jesus, que sempre está ao nosso lado, para nos dar força em nossa caminhada missionária. (Dê um tempo para orar).

ORAÇÃO CONDUZIDA: após um tempo, com voz calma e serena diga: rezemos juntos a oração do mês missionário (o catequista pode distribuir a oração para cada catequizando – modelo abaixo):

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.

PARTILHAR E CELEBRAR

PARTILHAR com a turma qual versículo mais te marcou...

CELEBRAR: Pode-se cantar um canto (ou colocar a música), sugestão:

ALMA MISSIONÁRIA

Senhor, toma minha vida nova
Antes que a espera desgaste anos em mim
Estou disposto ao que queiras
Não importa o que seja, Tu chamas-me a servir

Leva-me aonde os homens necessitem Tua palavra
Necessitem de força de viver
Onde falte a esperança
Onde tudo seja triste simplesmente por não saber de Ti

Te dou meu coração sincero
Para gritar sem medo, formoso é Teu amor
Senhor, tenho alma missionária
Conduza-me à terra que tenha sede de Ti

E assim, eu partirei cantando
Por terras anunciando Tua beleza, Senhor
Terei meus braços sem cansaço
Tua história em meus lábios e força na oração


Antes de se despedir dos catequizandos, lembra-los do projeto da doação para as missões (cofrinho para doações) e falar da importância de cada um trazer uma contribuição em todos os encontros.

Para o catequista:

Mateus descreve o envio dos discípulos em missão pelo mundo. A Igreja de Jesus é, essencialmente, uma comunidade missionária, cuja missão é TESTEMUNHAR O EVANGELHO DA PAZ no mundo e a proposta de salvação e de libertação que Jesus veio trazer aos homens e que deixou nas mãos e no coração dos discípulos. A missão dos discípulos, seguindo as orientações de Jesus, destina-se a “todas as nações”, o que denota que Jesus quer atingir todos os povos, sem distinção.

Este mandato é também para nós, hoje, herdeiros de Deus e discípulos de Jesus Cristo. Assim sendo, precisamos também assumir a Palavra do Evangelho com coragem e ousadia quando ele diz: “vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Esta palavra de Jesus confirma a nossa missão de missionários do reino.

Missionários são padres, religiosos e leigos que deixam sua pátria, suas famílias e vão viver o Evangelho em outros países, ou em nosso próprio país em lugares muita onde muitas vezes nunca ouviram falar de Deus. Essas pessoas tão especiais que deixaram tudo por causa de Jesus Cristo e por causa do Evangelho saíram de uma comunidade e de uma família.

(LEMBRAR QUE TIVEMOS UM GRUPO DE MISSIONÁRIOS DA PARÓQUIA QUE REALIZOU MISSÕES NA CIDADE DE APUI/AM)

O espírito missionário recria a catequese. A Igreja necessita de troca de experiencias missionárias para descobrir mais a sua missão e responder às necessidades das comunidades.

Mas podemos ser missionários aqui mesmo em nossa cidade, em nossa comunidade. Pois Jesus disse: “Todos vocês são irmãos” (Mt 23, 8). Se todos somos irmãos, então temos obrigação de levar os ensinamentos de Jesus a todos os que encontramos. A nossa missão é observar tudo o que Jesus nos ordenou e assim ensinar a todos aqueles a quem nós encontrarmos.

Assim, missionário não é só aquele que vai de um lugar para outro, mas aquele que TESTEMUNHA O EVANGELHO DA PAZ de Jesus Cristo, no lugar onde se encontra, irradiando vida a todos a nosso redor, com gestos concretos de amor e caridade. Boas ações têm grandes efeitos, por mais pequenas que sejam essas ações.

Um dia Jesus chamou seus discípulos e os enviou a anunciar o Evangelho. Hoje, Ele chama a cada um de nós para TESTEMUNHAR seu evangelho, anuncia-lo, com nossas palavras e nossas ações. Nessa missão de evangelizar, nossos exemplos são mais importantes que nossas palavras, pois boas ações têm grandes efeitos, por mais pequenas que essas ações sejam.

Giuliano Willian Neves – Paróquia São José Operário – Maringá PR.

Este encontro foi adaptado do livrinho da Novena Campanha do Mês Missionário 2018, das Pontifícias Obras Missionárias



Novena: O livrinho da Novena Missionária contém o roteiro de 9 encontros, com cantos e orações. Inclui a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões e vem acompanhada de um DVD. É um dos principais subsídios para animar a Campanha Missionária do mês de outubro. Destacam-se testemunhos, de missionários e missionárias, que testemunham e anunciam o Evangelho da Paz em diversos contextos. Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas.

A capa do livrinho também traz o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para a capa é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

LINK PARA ACESSO AO MATERIAL:

Nenhum comentário: