CONHEÇA!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ROTEIRO DE ENCONTRO: CRISMA


PRIMEIRO ENCONTRO DE CATEQUESE - CRISMA
Seguindo os passos de Jesus
                                                                       
PREPARAR: o catequista durante a semana que antecede o encontro com os catequizandos medita ou contempla o texto Bíblico. Prepara a partilha sobre a semana que passou e o ambiente com mesa, toalha, cruz e vela.  Cadeiras em distribuídas em círculo. Pequenos pés recortados em papel que serão colocados no chão até a mesa.

ACOLHIDA E SILENCIAMENTO: receba todos com alegria, carinho, música. Ao tomarem seus lugares dialogue: como foi a semana, o que aprenderam do Evangelho do domingo que passou, como foi as férias...

APRESENTAÇÃO: Fazer uma conversa com os catequizandos de conhecimento um dos outros. Fazer apresentação da seguinte forma.

1) Dividir a turma ao meio.
2) Fazer papeis com números, sempre dois números iguais, por exemplo: se a turma tem 12 catequizandos, fazer números de 1 a 6 repetidos (1-1, 2-2, etc).
3) Distribuir os números aos catequizandos e pedir para que encontrem seus pares.
4) Pedir para que conversem um tempinho e depois cada um terá que apresentar o outro para o grupo.
5) Sugestões de perguntas para conhecimento:

Nome:                      Idade:                        Com quem mora:
Onde Estuda:            Que série (ano)           O que gosta de fazer:
Comida preferida:      Pratica esporte:           Estilo de música que gosta:
Uma música:             Uma viagem:              Quem é Jesus para Você:

Catequista: 
Dialogar com os catequizandos sobre como foi a experiência de conhecer o outro, saber do que ele gosta. Como é que a gente faz amigos? Espera ser procurado? Procura amigos?

Agora que nos conhecemos melhor, vamos ver como Jesus conheceu seus amigos de caminhada. Então ouvir a Palavra de Deus, e que ela seja alimento para entendermos os ensinamentos de Jesus .....................

Invoquemos a presença da Santíssima Trindade. E clamemos a presença do Espírito Santo:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

LEITURA: Evangelho de Mateus 4, 18 – 22

“Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.
E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’.
No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.
Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram.”

O catequista continua: Mais a frente Jesus encontrou alguns jovens, eram eles (citar os nomes dos catequizandos): Andrey, Ayumi, Camila, Fernanda, Isabela, Laura Donati, Laura Neves, Luana, Lucas, Marcos, Maria Eduarda, Matheus, Rodrigo.
E termine fazendo a seguinte colocação: Jesus os chamou e todos eles o seguiram. Palavra do Senhor.

REFLEXÃO: Eu particularmente, sempre achei estranha essa coisa de Jesus acabar de conhecer alguém, olhar nos olhos e dizer: Vem e segue-me e esse alguém vai imediatamente. Acho que esta é a forma poética do chamado. Na vida real, imagino um Jesus que senta a beira do mar e puxa um papo, uma prosa. E nesta conversa, fala das coisas da vida, dificuldades, belezas, esperanças, sonhos. E isso faz brilhar os olhos dos discípulos, de tal maneira, que quando o convite vem, a resposta vem direto do coração: Sim. Isso tem muito haver com o caminhar nesta fase de preparação para a Crisma, aqui estamos para compartilhar a vida, nossas experiências e principalmente para conhecer e se apaixonar por Jesus Cristo.

Incentivar a partilha...
  
MEDITAÇÃO: (música – sugestão: Instrumental)
Catequista: Faça agora sua oração pessoal a Deus. Peça a Jesus, que está aqui nesse momento, pois onde dois ou mais estiverem reunidos falando em nome de Jesus, Ele está presente. Então, aproveitem esse momento para bater um papo com Jesus. Quais marcas Jesus já deixou em você .... Conversem sobre a sua vida, dificuldades, sonhos....  Reflita e converse sobre questões existenciais: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? O que desejo para mim? Quem é Jesus para você? Você se considera um jovem feliz? Sintam em seu coração a presença de Jesus. Deixe Jesus fazer morada em seu coração e converse com Ele no seu íntimo .....
(o catequista dê um tempo para orar).

ORAÇÃO CONDUZIDA: após um tempo, com voz calma e serena diga: 
Rezemos juntos (pedir para os catequizandos pegarem os pezinhos que estão no caminho): 
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Amém.

FINAL

Antes de se despedir dos catequizandos, orientá-los para não deixar de participar da missa na comunidade no final de semana, pois é nela que encontramos Jesus vivo e podemos encher nosso coração de amor verdadeiro, para fazer a vontade de Deus.

Estivemos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Catequista Giuliano William Neves
Paróquia São José Operário - Maringá PR



11 comentários:

Alcilea Campos disse...

Sou catequista de crisma, e fiquei muito satisfeita com seu encontro de crisma, pois está sendo uma luz para mim, muito obrigada que Deus os abençoe.

ceci disse...

Tb gostei muito🙏

Unknown disse...

Eva ribeiro de Oliveira

Anônimo disse...

Amei o encontro me ajudará bastante depois de 21 anos sem participar como catequista estou de volta com o crisma Deus seja louvado 🙌

Anônimo disse...

Gostei bastante aprendi tbm com vc irmão

Anônimo disse...

Que encontro lindo

Anônimo disse...

Esse encontro é de muita valia para nos conhecermos e muito mais conhecermos Jesus.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Encontro, muito produtivo!🥰🙏 Deus abençoe e te guarde

Fatima Varraschim disse...

Amei dia 9 de março farei 30 anos de Catequese e sempre aprendemos mais e mais.... Que Jesus derrame benção a todos e todas catequista pois ele um dia disse ao nosso coração💜❤ Vem e segue🤣e o Segui e sou feliz❢❢❢

Anônimo disse...

Amei vai me ajudar muito,Obrigada 🙏🏽🙌🏼

Anônimo disse...

Muito bom.gosteii demais das sugestões