Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola,
2000.
CONVITE PARA FORMAÇÃO!
Quando eu fui "chamada" a ser catequista, lá pelos idos de 2005, eu não sabia NADA! Nada de nada. E me deram um manual para seguir e doze pequenos “discípulos” para ensinar. E o fato é que de “mestra” eu não tinha nada.
Num dos meus primeiros encontros tinha no manual uma citação do tal de CIC (até a sigla já mudou!). Eu li aquilo e pensei: "Mas, o que é isso meu Deus? CIC?". Nenhuma catequista soube me dizer, exceto que era "um livro da Igreja". Então fui ao meu pároco perguntar. Ele me mostrou o tal livro e me presenteou com um...
E o tal “Catecismo da Igreja Católica” é um livro enorme, com quase cinco centímetros de lombada e mais de 900 páginas. Isso me assustou!
Isso porque este documento é o que a Igreja chama de 'depósito da fé', o Catecismo da Igreja Católica, o 2º escrito formalmente pela Igreja e que contém toda a doutrina da Igreja Católica que, somada à Bíblia é a base da catequese. É mesmo assustador!
Hoje, quando leio os depoimentos de catequistas aí pelo Brasil afora, que dizem não conhecer o CIgC, eu agradeço a Deus por ter me chamado "naquela" paróquia com aquele maravilhoso pastor, que, entre outras coisas, valoriza o serviço pastoral. Foi graças a este fator e a minha inesgotável curiosidade e vontade de aprender que, tantos anos depois, posso dizer com certeza que NADA É EM VÃO!
Meu trabalho pastoral, minha vocação tem dado frutos. E aqui, neste grupo e em nossas páginas, temos muitas pessoas para provar isso. Fico muito feliz quando alguém deseja conhecer um documento como o Catecismo. É gratificante quando mais catequistas passam a conhecer os documentos da nossa Igreja. ISSO me faz ter a certeza que um dia eles deixarão de ser só papel e se tornarão realidade!
Eu só me entristeço um pouco quando alguns catequistas dão MAIS valor ao Catecismo do que às Sagradas Escrituras. Isso é grave. Não dá para partir da interpretação sem conhecer o original. O Catecismo é a interpretação das Escrituras, feita pelo magistério da nossa Igreja. Porém, sem ler o que diz a Sagrada Escritura (principalmente a vida de Jesus) é meio complicado entender o que a Igreja quer dizer.
Fato é que, atendendo as solicitações de alguns membros do grupo, estamos APRESENTANDO aqui uma FORMAÇÃO (estudo) que será feita via BLOG a respeito dos principais pontos do Catecismo da Igreja Católica -CIgC, trabalhados na catequese, tanto de crianças quanto de adultos.
Começamos no dia 15 DE MARÇO, às 10 horas!
... com a primeira publicação. À partir daí, a cada 2 dias, faremos uma nova publicação. A participação de cada um será registrada nos COMENTÁRIOS dos textos e eventuais perguntas ou discussões serão respondidas/feitas ali e no Grupo do Facebook. Também podem ser utilizados outros recursos além dos textos: vídeos, filmes, etc.
NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!
O QUE É NECESSÁRIO FAZER?
218 comentários:
«Mais antigas ‹Antigas 201 – 218 de 218Fabiana Vendrusculo Paróquia Nossa Senhora de Fátima- Ribeirão Preto SP
Elaino Luis, Paroquia Sagrado Coração de Jesus, Diocese de Luz - MG, Cidade Bambuí - MG.
Quero Participar.
Vanessa Angelim Área Pastoral São Sebastião de Umãs paróquia Salgueiro Cidade Salgueiro Estado PE
Fabiana Vendrusculo- Paroquia Nossa Senhora de Fátima - Ribeirão Preto -SP
Paz e Bem!
Meu nome:Regina Antonia da Costa Pires Martins
Sou Catequista da Paróquia São Benedito
Cidade Avaré - Estado de São Paulo
Quero muito aprender sobre o CIC, embora já tenha feito alguns cursos presenciais, quero aprender mais ,pois ainda tenho muitas dúvidas.
Ana Paula Fiametti - Paróquia Santa Isabel, Curitiba/PR
Rúbia Mara Machado Meurer
Paróquia Santo Inácio de Loyola, Arquidiocese de Cascavel, Pra.
Rúbia Mara Machado Meurer
Paróquia Santo Inácio de Loyola, Arquidiocese de Cascavel, Pra.
Rúbia Mara Machado Meurer
Paróquia Santo Inácio de Loyola, Arquidiocese de Cascavel, Pra.
Maria das Graças Santuário de Santo Antonio Diocese de Luziania GO municipio Santo Antonio do Descoberto.
Simone, Nossa Senhora da Guia. Aparecida de Goiania
Quero participar.
Claudinei Ribeiro
Paróquia Nossa Senhora da Conceção Apardecida e São Benedito
Aparecida São Paulo
Arquidiocese de Aparecida
Rosilene da Silva Cruz
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Ipatinga - MG
Rozemeire, Paróquia nossa Senhora Auxiliadora. Salvador, ba.
O Catecismo da Igreja Católica sendo um documento de referência da nossa Igreja, precisava ser mais utilizado em nossas paróquias e comunidades, assim facilitaria o entendimento de muitas informações à respeito da nossa Igreja. Maria Cátia Brito da Costa - Paróquia São Lourenço / Vila do V - Porto Acre - Acre.
Vanessa Gonçalves Angelim.
Área Pastoral São Sebastião de Umãs diocese de Salgueiro Estado PE
Sandra de Souza Schuincki
Paróquia Santo Antônio de Pádua
Terenos ms
Postar um comentário