CONHEÇA!

quinta-feira, 18 de maio de 2023

O QUE SÃO ESCRUTÍNIOS E EXORCISMOS

Imagem: Google.
O QUE SÃO ESCRUTÍNIOS E EXORCISMOS
Catequese catecumenal

A Quaresma é um tempo propício para renovar a comunidade dos fiéis e os catecúmenos pela Liturgia, pelos exercícios quaresmais, pela preparação para o Batismo, pela penitência.

No Catecumenato (Catequese) com Adultos, o Rito da Eleição (celebrado no 1º Domingo da Quaresma) assinala a entrada neste tempo forte, no qual são celebrados os Escrutínios (no 3º, 4º e 5º Domingos da Quaresma).

“Os escrutínios, solenemente celebrados aos Domingos, têm em vista (…) descobrir o que houver de imperfeito e fraco no coração dos eleitos, para curá-los; e o que houver de bom, forte, santo, para consolidá-lo.” (RICA 25)

Escrutínio é na verdade, um exame minucioso no coração de cada um, quanto as suas disposições em abraçar a fé cristã. Em cada celebração, os eleitos são chamados a examinar sua consciência para identificar tudo o que os afasta da proposta de vida oferecida por Jesus. É convidado a discernir suas escolhas à luz da Palavra de Deus e a reconhecer sua fragilidade como pessoa humana e acolher a graça divina que lhes é oferecida.

As celebrações dos escrutínios são, portanto, momentos de discernimento, na oração, sobre a situação de conversão de cada um e de estímulo a uma vida verdadeiramente unida a Cristo. Junto, a comunidade, também é enriquecida pela escuta e meditação da Palavra, sendo chamada a examinar sua vida e a crescer no seguimento de Jesus.

Na celebração dos escrutínios há dois “momentos” fortes: a oração de exorcismo e a imposição das mãos.

§  O objetivo da oração é pedir que o Espírito Santo ajude os catecúmenos em seu crescimento interior e que eles se coloquem abertos à ação do Espírito.

§  O gesto de impor as mãos sobre os catecúmenos que acompanha a oração de exorcismo significa a vinda do poder de Deus, isto é, de seu Espírito sobre eles – para libertá-los de toda incredulidade e de toda dúvida e fortificá-los na virtude da fé, da esperança e da caridade.

Exorcismos

A palavra vem do grego, ex-orkizein (conjurar, lançar fora). O Evangelho, relata, com frequência, episódios em que Jesus, com o seu poder, liberta os possessos do demônio. Esse mesmo encargo foi transmitido aos discípulos, no dia da Ascensão: “Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demônios em meu nome…” (Mc 16,17).

O exorcismo é uma ação, como a bênção, constituída de palavras e gestos – insuflação, imposição das mãos, sinal da cruz ou aspersão com a água benta –, pela qual a Igreja, em nome de Deus, liberta e protege do mal. Não é um sacramento, mas sim um sacramental que se aplica a uma pessoa ou a uma coisa (exorciza-se a água, os óleos, os lugares), que transmite o poder salvador e a vitória pascal de Cristo, libertando-as da influência do demônio (cf. Lc 8,26-39; Jo 12,31).

No novo Ritual do Batismo de Crianças, o exorcismo usa a forma de súplica: a oração dos fiéis prolonga-se com uma oração que pede fortaleza para as crianças no caminho da vida, e proteção contra todo o mal. Este exorcismo está acompanhado pela unção pré-batismal no peito, ou, se parecer melhor, a imposição das mãos sobre a cabeça, significando, em ambos os casos, a fortaleza que se pede a Deus para esta luta.

No Ritual de Adultos fala-se, para o tempo do catecumenado, de uns “primeiros exorcismos” ou “exorcismos menores”, que se realizam com as mãos estendidas sobre os catecúmenos, pedindo a força de Deus para “a luta entre a carne e o espírito” e mostrando a necessidade e a confiança do auxílio divino (RICA 101 e 109-118). Depois, na Quaresma, na celebração dos escrutínios, volta-se a repetir este gesto:

No rito do exorcismo, celebrado pelos sacerdotes ou pelos diáconos, os eleitos, já instruídos pela Igreja sobre o mistério de Cristo que salva do pecado, são libertados das consequências do pecado e da influência diabólica, são robustecidos para prosseguirem a sua caminhada espiritual, e abrem o coração para receberem os dons do Salvador” (RICA 156).

A oração deste exorcismo é muito expressiva (cf. RICA 164). Num tempo em que a figura do demônio é objeto de dúvidas e discussões, o exorcismo é um ato de fé no Mistério Pascal de Cristo e a aplicação da sua força vitoriosa na luta contra o mal.

Escrutínios

A palavra “escrutínio” vem do latim, scrutari (esquadrinhar, examinar). Aplica-se o termo, por exemplo, à recontagem de votos nas eleições. No mundo cristão, dá-se este nome às provas e celebrações – feitas de oração, leitura e exorcismos – que se fazem sobretudo no caminho do catecumenado batismal.

No Ritual da Iniciação Cristã de Adultos explica-se a razão de ser destes escrutínios, na Quaresma que precede o Batismo (RICA 154-159). A sua finalidade é purificar as almas e os corações, proteger contra as tentações, retificar a intenção, conseguir um sério conhecimento de si mesmo e promover a vontade a seguir, fielmente, a Cristo (RICA 154).

Em outras ocasiões, o escrutínio adquire sobretudo o sentido de exame dos candidatos a um sacramento: por exemplo, na ordenação ministerial ou na Profissão religiosa. Toma então a forma de um diálogo com eles, a respeito da sua intenção e disposições.

Apesar de alguns estudiosos orientarem para se fazer os escrutínios somente com os catecúmenos, na Arquidiocese de Curitiba é entendimento geral, que se faça o Rito da Eleição e os escrutínios com todos por razões pastorais. Muito mais do que por motivos sacramentais, o catecumenato deve ter por objetivo aprofundar o mistério da fé e a vivência cristã. É difícil explicar, mas basta ver as experiências com aqueles que participam, como ficam tocados e emocionados. Isso é fazer "mistagogia", conduzir ao mistério. Já com as crianças não se faz escrutínios e sim, Celebrações penitenciais adaptando os escrutínios.

A Liturgia dos escrutínios marca profundamente toda a caminhada catequética de inspiração catecumenal com gestos, símbolos, orações e textos bíblicos; as celebrações são momentos privilegiados para a experiência de fé e a Palavra nelas proclamada chama a atenção de cada catecúmeno e catequizando para a ação de Deus em suas vidas.

Celebram-se três escrutínios, para favorecer o progresso no conhecimento do pecado e no desejo de salvação em Cristo. Têm lugar, sendo possível, nos domingos III, IV e V da Quaresma, com as leituras do *ciclo A (samaritana, O Cego de nascença e a Ressurreição de Lázaro), na presença da comunidade, que ora pelos *eleitos. Também no caso de crianças em idade de catequese se fazem estes escrutínios (RICA 330-333), que se convertem praticamente em celebrações penitenciais para os que vão ser batizados e seus familiares. Trata-se sempre de escrutar o coração do catecúmeno e ajudá-lo a conhecer a sua própria debilidade, a vencer o mal e a aderir a Jesus Cristo (RICA 25).

* Eleitos : Assim se chamam os catecúmenos, depois do rito da inscrição do seu nome, que dá entrada ao Tempo da Purificação e Iluminação, anterior ao Batismo.

Os escrutínios, seguindo a pedagogia quaresmal, querem proporcionar aos eleitos o conhecimento de si mesmos por meio do exame de consciência e da verdadeira penitência; instruir e formá-los para que tenham consciência do pecado, querendo libertar-se de suas consequências e da influência do mal, purificando o espírito e o coração. As orações estimulam as vontades para que se unam mais estreitamente a Cristo, se impregnem do senso da redenção, ser fortaleçam contra as tentações e adquiram um sentido mais profundo de Igreja. Assim fortalecidos em seu caminho espiritual, reavivam o desejo de amar a Deus e abrem os corações para receber os dons do Senhor no sacramento. (RICA 154-159).

O 1º Escrutínio tem como tema a água viva que Jesus promete à samaritana. A celebração segue o RICA para os catecúmenos. Para os crismandos, as orações dos exorcismos desse escrutínio serão feitas em forma positiva, evitando todo o aceno à culpa original e referindo-se somente às culpas pessoais e às tentações. “Celebra-se o 1° Escrutínio no 3° Domingo da Quaresma, usando-se sempre as fórmulas do Missal e do Lecionário do Ano A (Evangelho da Samaritana)” conforme RICA 160.

Celebra-se o 2° Escrutínio no 4° Domingo da Quaresma, usando-se sempre as fórmulas do Missal e do Lecionário do Ano A (Evangelho do Cego de nascença), conforme RICA 167.

O 2º Escrutínio tem como tema a Cura do cego de nascença. A celebração segue o RICA para os catecúmenos. Para os crismandos, as orações dos exorcismos desse escrutínio serão feitas em forma positiva, evitando todo o aceno à culpa original e referindo-se somente às culpas pessoais e às tentações.

Celebra-se o 3° Escrutínio no 5° Domingo da Quaresma, usando-se sempre as fórmulas do Missal e do Lecionário do Ano A (A ressurreição de Lázaro) conforme RICA 174.

O 3º Escrutínio tem como tema Jesus ressuscita Lázaro. A celebração segue o RICA para os catecúmenos. Para os crismandos, as orações dos exorcismos desse escrutínio serão feitas em forma positiva, evitando todo o aceno à culpa original e referindo-se somente às culpas pessoais e às tentações.

Na liturgia, o Escrutínio começa após a Proclamação da Palavra e da homilia. 

Ângela Rocha

FONTE: 
RICA - Ritual da Iniciação Cristã de Adultos.

(Este artigo faz parte da apostila RICA – CONHEÇA E APRENDA A USAR, do grupo  ®Catequistas em Formação)

 

 


* Para adquirir a apostila entrar em contato pelo Whats:

 (41) 99747-0348 – R$ 30,00 em arquivo digital.

Nenhum comentário: