CONHEÇA!

sexta-feira, 15 de março de 2024

DOUTRINA E CONSERVADORISMO: CUIDADO!

Imagem: https://adiberj.com.br/

Como nós excluímos aquilo que consideramos excessivamente conservador e doutrinário e, portanto, mais prejudicial do que enriquecedor para nossa formação como catequistas, muitas coisas não são respondidas ou esclarecidas de imediato. Normalmente eu busco pesquisar e refletir a respeito antes de comentar.

Vejam este comentário:

"É por falta de uma boa catequese que muitos se perdem em seus próprios conceitos de como ser católico. Quando falamos de Religião não devem existir suposições, mas sim convicções. Só há certezas na doutrina católica, pois quando abrimos margem à dúvida ou ambiguidades, caímos no erro do protestantismo...."

E por aí continuava, recomendando a leitura da "sólida doutrina da igreja, com o básico necessário para não se tornar um protestante". Por fim, a pessoa recomendava o livro para educação dos filhos e dava uma "alerta":

"Se alguém deixa a igreja católica para ingressar em uma protestante, é porque nunca foi católico e não conhecia os ensinamentos básicos da igreja. Portanto tomem essa vacina para que não sejam contaminados também pelo protestantismo ou outras doenças presentes na Igreja, como a Teologia da Libertação."

O texto recomendava um site, mas, nem vou citar para que vocês não percam seu precioso tempo acessando e lendo o que não lhes trará acréscimo nenhum.

Não me atentei no momento se a pessoa pediu uma opinião, perguntava algo, defendia a doutrina, criticava a TL ou simplesmente queria recomendar o site.

Sem querer causar polêmica – apesar de isso ser meio difícil - vou dar a minha opinião a respeito de algumas coisas.

Primeiro que, para mim, a mais sólida doutrina, encontra-se no CIgC - Catecismo da Igreja Católica, criado e escrito para este fim: ensinar a doutrina. Não é necessário que nenhum livro nos explique melhor pra que ele serve, do que a própria Carta Apostólica "Fidei Depositum" (Depósito da fé), emitida pelo Papa João Paulo II que explica sobre a missão da guarda da verdadeira doutrina e da publicação do catecismo em 1997.

Sobre o site sugerido, acredito que ele prima por um "rigor" excessivo a respeito da Doutrina Católica,  podemos aprender melhor a Doutrina sem eles, do que com eles.

Quanto a deixar a Igreja católica para ser protestante, acredito que cada pessoa tem livre arbítrio para saber o que é melhor para si mesmo. A máxima de que "fora da Igreja não há salvação", não se aplica e muito menos já se aplicou, se considerarmos o verdadeiro cristianismo e ecumenismo necessários a um bom cristão. Na verdade, o que andamos fazendo, durante muitos séculos, foi "doutrinação", esquecendo Jesus Cristo, que nos inspirou a criar a Igreja e que nos ensinou a amar o próximo independente de que Igreja ou credo ele frequente e possua.

O Concílio Vaticano II foi um marco na história da Igreja e veio justamente para se retomar os Evangelhos, dando à Revelação Divina seu lugar de direito. A Doutrina e o magistério da Igreja nos ajudam a perseverar em nossa fé, mas, a FÉ, com letra maiúscula vem de se crer em Deus, Pai Misericordioso e não "castigador" de todo desvio humano.

O catequista, o bom catequista, se guarda com a Doutrina, mas, vive COM Deus e para SERVIR a Deus e não para espalhar a doutrina.

Sobre a Teologia da Libertação, cujos conservadores consideram a "praga" maior que já aconteceu na Igreja, é bom lembrar que trata-se de uma "teologia", ou seja, um viés de estudo sobre a fé e a ação a que esta fé leva. A "Opção pelos pobres", além de ser uma escolha preferencial da nossa Igreja, não deixa de ser um pouco teologia da libertação também.

O catequista - e novamente o "bom" catequista - precisa estar ciente dos documentos da nossa Igreja e também do que acontece no mundo, para "ler" a vida, à luz dos Evangelhos. É com Evangelho que se "evangeliza" e não com a doutrina.

E, muito cuidado com o que lê e com o que se distribui por aí sem conhecer. Você, catequista, é o "rosto" da Igreja e o exemplo de muitas crianças e adolescentes.

Olha só outro comentário: “Quem quer se afastar e manter-se bem longe da TL, cuidado! Não tenha e nem leia uma Bíblia Pastoral da Paulus”. Segundo estes conservadores, ela não foi inspirada por Deus e sim pelos teólogos da libertação. Por aí se vê a quantas anda o "poder" maligno da TL.

E por último, não existe "vacina" para a intolerância religiosa e nem para a ignorância. Quer ser um bom Católico? Leia os sermões, ensinamentos e parábolas que Jesus nos deixou; leia Atos e as Cartas; busque viver conforme eles; frequente a Igreja que escolher, respeite-a e aos seus preceitos; fale dela com coerência e justiça; tenha para com ela e para com todos os homens e mulheres, igual amor e respeito. Simples assim.

TRADICIONALISMO é a fé morta dos que vivem e TRADIÇÃO é a fé viva dos que morreram. (Jaroslav Pelikan)


Ângela Rocha - Catequista

Graduada em Teologia pela PUCPR.

 

Nenhum comentário: