CONHEÇA!

sexta-feira, 15 de março de 2024

O QUE É O CREDO?


Não por acaso, a entrega do Credo ou Profissão de fé dos apóstolos, faz parte da Iniciação à Vida Cristã, como símbolo de adesão à fé Cristã.

O Credo é a Profissão de Fé ou Símbolo de Fé, por meio do qual fazemos uma confissão de fé num ato público e comunitário. É um sinal (símbolo) de identificação dos cristãos que resume as principais verdades da fé. Utilizado nos primeiros séculos na Igreja de Roma, liderada por Pedro, o Credo que recitamos na missa resume a fé dos apóstolos sendo chamado Símbolo dos Apóstolos.

Desde o início de sua vida apostólica, a Igreja elaborou o que passou a ser chamado de “Símbolo dos Apóstolos”, cujo nome é o resumo fiel da fé dos apóstolos de Jesus. Foi uma maneira simples e eficaz de a Igreja exprimir e transmitir a sua fé em fórmulas breves e normativas para todos. Em seus doze artigos, o ‘Creio’ sintetiza tudo aquilo que o católico crê. É como “o mais antigo Catecismo romano”. É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma.

Os grandes santos doutores da Igreja falaram muito do ‘Credo’. Santo Irineu (140-202), na sua obra contra os hereges gnósticos, escreveu: “A Igreja, espalhada hoje pelo mundo inteiro, recebeu dos apóstolos e de seus discípulos a fé num só Deus, Pai e Onipotente, que fez o céu e a terra (…). Essa é a doutrina que a Igreja recebeu; e essa é a fé que, mesmo dispersa no mundo inteiro, a Igreja guarda com zelo e cuidado, como se tivesse a sua sede numa única casa. E todos são unânimes em crer nela, como se ela tivesse uma só alma e um só coração. Essa fé anuncia, ensina, transmite como se falasse uma só língua. (Adv. Haer.1,9).

O Credo foi elaborado segundo as escrituras. São Cirilo de Jerusalém (315-386), bispo e doutor da Igreja, disse: “Este símbolo da fé não foi elaborado segundo as opiniões humanas, mas da Escritura inteira, de onde se recolheu o que existe de mais importante para dar, na sua totalidade, a única doutrina da fé. E assim como a semente de mostarda contém, em um pequeníssimo grão, um grande número de ramos, da mesma forma este resumo da fé encerra, em algumas palavras, todo o conhecimento da verdadeira piedade contida no Antigo e no Novo Testamento (Catech. ill. 5,12)

Santo Ambrósio (340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja que batizou Santo Agostinho, mostra de onde vem a autoridade do ‘Símbolo dos Apóstolos’ e sua importância:

Ele é o símbolo guardado pela Igreja Romana, aquela onde Pedro, o primeiro dos apóstolos, teve a sua Sé e para onde ele trouxe a comum expressão da fé” (CIC 194). “Este símbolo é o selo espiritual, a mediação do nosso coração e o guardião sempre presente; ele é seguramente o tesouro da nossa alma” (CIC 197). Os seus doze artigos, segundo uma tradição atestada por Santo Ambrósio, simbolizam com o número dos apóstolos o conjunto da fé apostólica (cf. CIC 191).

O símbolo da fé, o ‘Credo’, é a identificação do católico. Assim, ele é professado solenemente no Dia do Senhor, no batismo e em outras oportunidades. Todo católico precisa conhecê-lo com profundidade.

Por causa das heresias trinitárias e cristológicas, que agitaram a Igreja nos séculos II, III e IV, ela foi obrigada a realizar concílios ecumênicos (universais) para dissipar os erros dos hereges. Os mais importantes para definir os dogmas básicos da fé cristã foram os Concílios de Niceia (325) e Constantinopla I (381). Desses dois importantes Concílios originou-se o ‘Credo’, chamado “Niceno-constantinopolitano”, o qual traz os mesmos artigos da fé do ‘Símbolo dos Apóstolos’, porém de maneira mais explícita e detalhada, especialmente no que se refere às Pessoas divinas de Jesus e do Espírito Santo.

Além desses dois símbolos da fé mais importantes, outros ‘Credos’ foram elaborados ao longo dos séculos, sempre em resposta a determinadas dificuldades ou dúvidas vividas nas Igrejas Apostólicas antigas. Um exemplo é o símbolo “Quicumque”, dito de Santo Atanásio (295-373), bispo de Alexandria; as profissões de fé dos Concílios de Toledo, Latrão, Lião, Trento e também de certos Pontífices como a do Papa Dâmaso e do Papa Paulo VI (1968).

O Catecismo da Igreja nos diz que “nenhum dos símbolos das diferentes etapas da vida da Igreja pode ser considerado como ultrapassado e inútil. Eles nos ajudam a tocar e a aprofundar, hoje, a fé de sempre por meio dos diversos resumos que dela têm sido feitos” (CIC 193).

Em seus doze artigos, o ‘Creio’ sintetiza tudo aquilo que o católico crê.

CREIO

 🙏 Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra

Nós, cristãos, ao dizermos a premissa ‘Eu creio’, estamos pronunciando a frase mais livre que nasce do coração do ser humano, porque ninguém pode obrigar alguém a crer em nada, pois a fé nasce da liberdade humana. Eu dizer ‘eu creio’ quer dizer ‘eu aceito’, que confesso isso como uma verdade, um princípio para a minha vida..

 🙏 E em Jesus Cristo, seu Único Filho, Nosso Senhor

Jesus, o filho de Deus, é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que Ele é Deus Eterno e todo poderoso e ao mesmo tempo Criador e Senhor como o ‘pai’, que o fez homem para nos salvar.

🙏 Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo

A encarnação de Jesus, filho de Deus, é obra da bondade e do amor, e as obras que se procedem dessa forma são atribuídas ao Espírito Santo. Toda a Igreja acredita que Jesus Cristo é Deus Encarnado e homem ao mesmo tempo, de modo perfeito em ambas as naturezas.

🙏 Nasceu da Virgem Maria

Refletimos aqui a concepção humana de Jesus, a Encarnação do Verbo. Jesus é Deus Verdadeiro, mas também quis conhecer a realidade dos homens nos salvar e ser nosso Santíssimo Redentor.

 🙏 Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado

O Credo cita o governador da Judeia, Pôncio Pilatos, para contextualizar os fatos, servindo como um marco histórico, pois entre o ano 30 e 33 Cristo foi crucificado. Citá-lo traz credibilidade aos fatos pelo fato dele ser cidadão romano, pois os judeus não podiam condenar ninguém a morte.

 

🙏 Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia

Esse trecho representa o sinal Pascal do mistério do amor de Deus. Mostra a nós que Jesus foi a uma dimensão inferior, ao inferno, um estado de vida que se encontravam todos aqueles que morreram antes de Jesus. Ao se tornar homem, morrer e ressuscitar, Jesus permite que os mortos que estavam sob o pecado de Adão, alcançassem finalmente o seu estado originário a Deus, o Paraíso.

 

🙏 Subiu aos céus, está sentado a direita de Deus Pai, todo poderoso

Vemos a partida de Jesus da terra ao retorno ao céu. Na ascensão Jesus subiu aos céus e retornou ao convívio da Santíssima Trindade mas não nos deixou órfãos, enviou o Espírito Santo para continuar a missão da Igreja e permaneceu na Eucaristia para continuar ao nosso lado como alimento e força para seguirmos com a nossa missão apostólica.

 

🙏 De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos

Do fim do mundo, Jesus cheio de glória, majestade e misericórdia há de vir do céu para julgar todos os homens, os bons e os maus, para dar a cada um, um prêmio ,conforme a vida que levou, conforme o destino que lhe será proposto. No juízo universal, há de se manifestar a glória de Deus, a segunda vinda de Jesus será momento de glória pois todos hão de reconhecer a justiça com que Deus governa o mundo.

 

🙏 Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão

dos santos

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, é um espírito perfeito que pode tomar muitas formas e então se revelar a nós como vemos nas Sagradas Escrituras. Ele se manifesta na forma de sopro, de fogo, de pombo, é o espírito de Deus que age na humanidade e nos inspira.

 

🙏 Na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.

Essas três citações correspondem aos fundamentos da religião cristã e trazem o sinal da nossa vida futura ao crer que seremos redimidos por Jesus, que ressuscitaremos na carne e teremos a vida eterna ao lado dele, isso é fundamental para a nossa fé.


Amém.


SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA ENCONTRO: O CREDO (CREIO) 

Interlocutores: Catequizandos da crisma. 

Objetivos: Reflexão de todos os pontos do Credo.  

Ambientação: Providenciar 8 velas grandes para serem acesas. Estas velas devem estar dispostas em um pequeno altar para serem acesas à medida que se for recitando o Credo. Decore o ambiente de forma a torná-lo celebrativo. 

Oração Inicial: Todos somos humanos, por isso todos passamos pela incerteza, pela insegurança. A certeza só nos vem através da fé, e a Fé é um dom de Deus. Que cada um de nós livremente possa dizer o como anda a sua fé.

(Provocar orações espontâneas) 

Terminada a oração vamos refletir o texto bíblico de Lucas- 17,5-6 

Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta-nos a fé!

Disse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá. 

Pontos para refletir:

1.    Assim é minha fé?

2.    Busco em Deus e na minha fé, forças para enfrentar o que for preciso?

3.    Só lembro de Deus quando preciso?

4.    Ou, por acreditar, sei que Deus está sempre comigo?

Minha resposta a Deus: 

Vamos estudar TRECHOS do Credo. Esta oração traz um resumo de nossa fé aceito pela igreja Católica e algumas outras, e é rezado em todas as missas. Normalmente rezamos um credo simplificado nas demais celebrações. 

Além do Creio que conhecemos e recitamos em todas as missas, temos também o Credo "Niceno-constantinopolitano", rezado em missas solenes, que veio do Primeiro Concílio de Niceia (325 d.C.), e depois complementado no Primeiro Concílio de Constantinopla (381 d.C.). Na Igreja Católica Romana, o Credo de Niceia faz parte da profissão de fé exigida daqueles que realizam funções importantes na Igreja. 

Vamos fazer uma leitura “dinâmica” do CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO, separando-o em 8 trechos e a cada um dos trechos vemos uma referência de Leitura bíblica. Escolha 1 catequizando para ler o trecho e outro para ler o trecho bíblico, envolvendo todos. A cada leitura, acender uma vela. 

Abaixo os trechos: 

01 - Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.Genesis – 1, 1-5. 

02 - Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.João – 1, 1-18. 

03 - Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Lucas 1, 26-38. 

04 - Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. João – 19, 17-35. 

05 - Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. João – 20, 1-18. 

06 - De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Marcos – 13, 24-37. 

07 - Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Atos dos Apóstolos, 2, 1-13. 

08 - Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Mateus, 16, 13-19. 

Conclusão: No final, verifique se alguém tem alguma dúvida ou curiosidade e termine com uma oração final, que pode ser o próprio Creio em sua forma simplificada.

Prepare cartões marca-páginas com o CREDO Niceno-Constantinopolitano, para deixar aos catequizandos como lembrança/marca-páginas.

 CARTÕES:

 CREDO 

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,  Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.

Creio no Espírito † Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

Creio na Igreja Una †, Santa, Católica e Apostólica.

Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir.

Amém.

Fonte: Internet com adaptação de Ângela Rocha.


ADQUIRA NOSSA APOSTILA DO CREDO!
CREIO – o Símbolo da Fé – R$ 20,00

Um estudo sobre o CREDO APOSTÓLICO e suas partes. Com roteiro da celebração de entrega do Símbolo.


PEDIDOS PELO WHATS:
(41) 99747-0348




Nenhum comentário: