CONHEÇA!

domingo, 17 de março de 2024

SANTA GERTRUDES DE NIVELLES: SANTA PROTETORA DOS GATINHOS



17 DE MARÇO: SANTA GERTRUDES DE NIVELLES

Você sabia que existem duas Santas com o nome de Gertrudes? Pois é, uma delas é Santa Gertrudes de Helfa, monja beneditina nascida na Alemanha, padroeira das pessoas místicas, cuja festa é celebrada em 16 ou 17 de novembro,

Mas, a Santa Gertrudes que comemoramos hoje, dia 17 DE MARÇO, é Santa Gertrudes de Nivelles, nascida na Bélgica no ano de 626. Sua mãe, Santa Ida, depois de viúva, fundou o Mosteiro de Nivelles, onde foi abadessa até a morte. Suas filhas Gertrudes e Begga também fizeram os votos e passaram a viver no mosteiro. Após a morte da mãe, Gertrudes foi eleita abadessa com apenas vinte anos de idade. Ela reformulou o mosteiro usando toda a fortuna da família. A missão de Gertrudes se tornou uma luta para a difusão da doutrina católica através da instrução. Com tanta sabedoria e predisposição para a santidade, ela adquiriu muitos dons especiais tendo visões, revelações e graças, durante suas orações contemplativas, seguidas de jejuns e penitências constantes. 

O que mais a destacava era a sua profunda capacidade de compreender os anseios das almas. Por isso, Gertrudes se revelou uma eficaz pacificadora do seu tempo. As guerras pacificadas e o alívio ao povo sofrido fortaleceram sua fama de santidade em vida e gerou muitas tradições e venerações populares. 

Ela morreu em Nivelles, no dia 17 de março de 659, aos trinta e três anos e o seu culto foi imediato. O precioso relicário que continha seus restos mortais foi destruído num bombardeio, em 1940, que atingiu a basílica que o guardava.

Santa Gertrudes de Nivelles é também considerada padroeira dos gatos e jardineiros. Em suas visões, ela via as almas do Purgatório transformadas em ratos negros, que depois se tornavam dourados, o que simbolizava a salvação das suas almas. Por esse motivo, Santa Gertrudes é muitas vezes invocada para pedir proteção contra pragas de ratos, para perder o medo de roedores e também para pedir proteção para os gatos, naturais caçadores de ratos.

Sua vida na verdade, não tem muito  ver com gatos. Mas, por ela ter as visões com ratos, no século XIV, por causa da com a peste negra, se fez a analogia que ela era a patrona dos gatos, naturais predadores dos ratos.

Fonte: Diversas na Internet, adaptadas.

Para quem rezar pelo seu gatinho?

Assista o vídeo!


Oração a Santa Gertrudes de Nivelles para proteção do seu Gato

Bondosa Santa Gertrudes,
a ti que és a protetora dos gatos e de todos os felinos,
peço com especial fervor e devoção
que protejas o (dizer o nome do gato) de todo e qualquer mal
e de toda e qualquer dor ou doença.
Protege-o contra pessoas maldosas,
mantendo-o sempre abrigado e em segurança.
Toma conta do (dizer o nome do gato)
todos os dias, trazendo-o de volta ao seu lar se algum dia se perder.
Concede-lhe uma vida boa, feliz e com saúde, livre de qualquer dificuldade.
Que assim seja.
Obrigada, Santa Gertrudes, por protegeres o (dizer o nome do gato).

Amém!

Maria Paula Rocha
Catequistas em Formação



Nenhum comentário: