CONHEÇA!

terça-feira, 19 de março de 2024

SÃO JOSÉ: PROMESSAS E DEVOÇÕES

 SÃO JOSÉ - 19 DE MARÇO

Considerado Padroeiro da Igreja Católica, São José ganhou sua santidade assim que aceitou Maria e seu filho para amar e cuidar. Em 1621, o Papa Gregório XV decretou que a santidade seria celebrada em 19 de março.

Ele foi exemplo de esposo, Pai e de trabalhador, por isso, na data em que é celebrado, centenas de fiéis realizam orações e rituais religiosos, pedindo proteção para os filhos, a família, um bom casamento,  oportunidades na carreira ou outra graça. Entre os ritos mais comuns, é possível destacar a “Oração de São José” e a “Simpatia das Frutas”.

Simpatia das frutas ou outro alimento

Um dos mais famosos ritos dedicados a São José é a “Simpatia das Frutas”. Em princípio o objetivo da simpatia era conseguir um bom casamento, no entanto, com o passar do tempo, muitos fiéis fazem a simpatia simplesmente para conseguir uma graça.

O costume, exige que um papel seja cortado em vários pedaços, onde, em cada um deles, o interessado escreverá o nome das frutas que mais gosta. Ao dobrar cada pedaço e colocá-lo em uma vasilha, é necessário pensar, com muita fé, naquilo que deseja. Em seguida, é hora de pedir ao santo e sortear um papel. Após o sorteio, o fiel deve rezar a oração de São José.

Para que a benção seja concedida, não se deve ingerir nem a fruta sorteada, nem qualquer prato que a tenha como ingrediente, durante um ano.

A simpatia também pode se estender a alimentos muito caros para quem deseja a graça: chocolate, café, refrigerante, etc.

Oração de São josé

“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos para que tenha uma solução favorável. Ó pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Amém!”

Um testemunho:

No ano de 2010, por questões de trabalho do meu marido, eu fui morar em uma cidade do norte do Paraná. E por ter nascido e vivido meus mais de 40 anos na região sul, o calor de lá me incomodava ao máximo, isso aliado ao cultivo e queima de cana-de-açúcar naquela região, fazia da minha vida uma provação: calor, fuligem da cana de açúcar, o mal cheio dos tanques de decantação de álcool, o trem que passava de 2 em 2 horas no fundo da minha casa... tudo me incomodava.

Foi então que no dia 19/03/2010 eu fiz uma promessa e rezei para São José me tirar logo de lá. Minha promessa era não tomar refrigerante por um ano. E isso era mesmo uma provação! Não tomar um refri gelado num lugar quente como aquele, era uma renúncia e tanto. Mesmo eu sendo diabética eu tomava refrigerante sem açúcar. A coca diet era minha salvação.

E o tempo passou e chegamos no mês de outubro daquele ano. Foi quando meu marido se candidatou a uma vaga em Londrina. Que era quase tão quente quanto... mas, pelo menos não tinha usina de cana de açúcar perto o bastante para incomodar.

No carro, indo para Londrina, conversávamos a respeito de como seria bom ele conseguir a transferência, pois seria promovido também. E rindo e brincando eu disse que: se acontecesse, eu nunca mais na vida tomaria refrigerante. E não é que São José me escutou?

Ele foi promovido e dali 2 meses estávamos em Londrina. E de lá pra cá ele foi galgando degraus que nos levaram para Curitiba, onde estamos há 8 anos.

Confesso que não sou daquelas devotas muito fiéis às promessas. Tanto é que quando minha promessa completou 10 anos voltei a tomar alguns refrigerantes como água saborizada, refri de limão ou laranja, sempre diet, é claro. Minha família brinca comigo às vezes... dizem que estou enganando o santo... Mas, a Coca Cola e a Pepsi saíram da minha vida! Rsrsrsrs...

Penso que as “promessas” e “devoções” nos fazem bem. Não só porque lembramos de rezar invocando a intercessão de uma pessoa santa, mas também porque provamos a nós mesmos a nossa capacidade de nos dedicarmos a um projeto que nos fará bem. Renunciar a um alimento, fruto, bebida ou o que for, deve ser considerado também em seu aspecto “saudável”. Deus não nos quer reféns de compulsões e vícios alimentares. Ele nos quer bem. Mas, é preciso ser um “bem” que não prejudique outro ou a si mesmo. Também não devemos fazer promessas pedindo graças egoístas e inalcançáveis. Mesmo o Santo das coisas impossíveis, tem seus limites.



Ângela Rocha
Catequistas em Formação


 

Nenhum comentário: