CONHEÇA!

segunda-feira, 1 de abril de 2024

1º DE ABRIL: DIA DA MENTIRA!

Imagem: CNN NEWS
Ano após ano, é comum que o dia 1º de abril seja marcado por pegadinhas e brincadeiras. Isso porque a data é conhecida em muitos países com o Dia da Mentira. Além das brincadeiras entre amigos, até veículos de comunicação já utilizaram a data para pregar peças.

Mas, de onde vem essa ideia?

Existem muitas explicações, começando pela estória difundida em Minas Gerais, quando o jornal impresso “A Mentira” trouxe falsamente em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I – em 1º de abril de 1828. O fato foi desmentido no dia seguinte.

Apesar de existirem algumas versões da origem do Dia da Mentira, a mais popular afirma que a consagração se deu no ano de 1582, quando o calendário juliano foi substituído pelo calendário gregoriano, que usamos até os dias de hoje – e os franceses seriam os culpados.

No calendário antigo, o Ano-Novo era comemorado a partir do dia 25 de março, início da primavera no hemisfério norte, até o dia 1º de abril. Esse sistema, no entanto, não considerava a translação da Terra (movimento que o planeta faz ao redor do Sol), e gerava defasagens consideráveis nas datas.

Em 1582, no Concílio de Trento, o Papa Gregório XIII sugeriu a atualização do calendário, criando-se assim o atual, que estabelece o primeiro dia do ano em 1 de janeiro. Uma parte da população francesa, insatisfeita com a mudança, teria decidido não seguir a nova ordem, e mantiveram a festa como era antes. Esse ato os transformou em alvo de zombaria por parte do restante da sociedade, que passou a chamá-los para festas inexistentes de Ano Novo e caçoar da celebração.

Parece, no entanto que, com o advento das redes sociais, o dia da mentira passou a ser em qualquer dia, tamanho o número de Fake News difundidas pelas mídias.

Nenhum comentário: