CONHEÇA!

quinta-feira, 11 de abril de 2024

BATISMO, CONFIRMAÇÃO, EUCARISTIA... 1º, 2º, 3º?


PORQUE A CONFIRMAÇÃO, NA ORDEM DOS SETE SACRAMENTOS, É O SEGUNDO, SE ELE É RECEBIDO DEPOIS DA EUCARISTIA, QUE É O TERCEIRO? 

Por que essa ordem inversa?

Nos primeiros séculos, a confirmação constituía uma só celebração junto com o Batismo. Por isso a Crisma é o segundo sacramento.

Mas, com a multiplicação dos batizados de crianças ao longo do ano todo, e a multiplicação de paróquias, capelas, comunidades rurais aumentando assim o âmbito de abrangência das dioceses, isso não permitia mais a presença do bispo em todas as celebrações batismais.

No ocidente, como se desejava preservar a tradição do Bispo complementar o batismo com a confirmação, os dois sacramentos passaram a ser feitos em momentos distintos. Eu por exemplo, fui crismada aos 2 anos, ocasião da visita do Bispo a minha paróquia, isso foi em 1968, nasci em 1966.

No oriente, na Igreja ortodoxa, manteve-se os dois sacramentos juntos, tanto é que a confirmação é feito pelo presbítero que celebra o batismo, no entanto o óleo precisa ter sido consagrado pelo Bispo.

A prática das igrejas orientais sublinha mais a iniciação cristã, já a Igreja latina quer exprimir a comunhão do novo cristão com seu Bispo, garantido a unidade da nossa Igreja, sua catolicidade e sua apostolocidade e, com isso, o vínculo com as origens apostólicas da Igreja de Cristo.

Mas, podemos ainda perceber que os três sacramentos da iniciação permanecem intimamente ligados quando um adulto é batizado, ele recebe imediatamente a Confirmação e participa da Eucaristia.

Temos então que, no rito romano, no caso das crianças, ficou determinado que o sacramento da Crisma seja dado na idade da razão, precedida de uma catequese. Podemos encontrar essas orientações no Canôn 891, que diz que a idade da razão seria por volta dos sete anos, no entanto os bispos tem tido liberdade para estabelecer a idade ideal para que seja dado o sacramento.

Vemos em vários lugares que a crisma tem sido feita cada vez mais tarde pois, pretende-se com isso dar uma característica de sacramento da "maturidade" à confirmação, numa tentativa de fazer com que o jovem assuma seu papel de "profeta" conferido pelo batismo e também seja inserido nas diversas pastorais a serviço.

Na verdade há uma certa controvérsia sobre se a Crisma é, de fato, um rito de passagem para a idade adulta. Tanto é que alguns bispos católicos no mundo já solicitaram autorização ao Papa e a Congregação para o Culto Divino para restaurar o sacramento como "confirmação" do batismo, deixando a Eucaristia por último, como o ápice da Iniciação à Vida cristã. E conseguiram essa autorização!

OBS: Sobre o sacramento da Confirmação, consultar CIC, itens 1285 a 1321, bem como os Cânons da Igreja a partir do 695 por aí.

CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO



Nenhum comentário: