CONHEÇA!

domingo, 14 de abril de 2024

OS RITOS DO CATECUMENATO NA CATEQUESE CRISMAL


Numa tentativa de “abeirar-se” cada vez mais do Catecumenato (catequese) dos primeiros séculos da Igreja, muitas comunidades estão adotando o Ano Litúrgico como Calendário para a iniciaçãi à vida cristã. Inicia-se a catequese logo após a Páscoa e, num processo gradual e contínuo - dependendo da preparação dos catecúmenos e catequizandos - os sacramentos da iniciação são feitos ou no Sábado ou nos Domingos do tempo Pascal.

IIsso acontece porque a catequese está estreitamepnte ligada ao tempo litúrgico pela Quaresma, que são os 40 dias de preparação que a Igreja nos traz para a conversão, jejum, penitência e caridade. E encontramos esta orientação no RICA (pg. 115, item 139): “...os sacramentos da iniciação devem ser celebrados nas solenidades pascais e sua preparação imediata é própria da Quaresma”.

Durante a Quaresma, que precede os sacramentos da iniciação no, realizam-se os Escrutínios e as Entregas, ritos que complementam a preparação espiritual e catequética dos “eleitos” e se prolongam por todo tempo quaresmal. Esse tempo nos processo catecumenla é chamado Purificação e Iluminação.

Os Escrutínios são rituais que se realizam por meio de exorcismos (orações e bênçãos), e são de caráter espiritual. O que se procura por meio deles é purificar os espíritos e os corações, fortalecer contra as tentações, orientar os propósitos e estimular as vontades, para que os catecúmenos ou catequizandos se unam a Cristo e reavivem seu desejo de amar a Deus (RICA 154 a 159).

Uma coisa que nos passa despercebida é que toda a Liturgia Quaresmal foi feita para a catequese! Nada mais correto então, que, aqueles que estão sendo preparados para adentrar ao Mistério da Morte e ressurreição de Cristo, pela Eucaristia, o façam após este período de preparação. Observemos que todas as leituras dos cinco domingos da Quaresma são uma preparação para que os novos cristãos recebam os sacramentos da Iniciação.

Os escrutínios são difíceis de adaptar a catequese crismal com adolescentes. Primeiro que eles precisam ser feitos nos Domingos da Quaresma com as leituras dos Evangelhos do Ano A, e precisam anteceder o sacramento. Isso seria possível se eles recebessem a crisma no sábado santo. Ou seja, na missa da Vigilia pascal. E como a crisma é um sacramento dado pelos bispos, não há nem como fazer nas missas das paróquias. infelizmente não temos bispos suficientes para atender tantas paróquias e no mesmo dia!

Em 2018, eu estava na coordenação da catequese na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, uma paróquia na região central de Curitiba. Por ser uma metrópole com diversas paróquias no centro, tínhamos somente 6 crismandos. E a catedral e mais a paróquia Vicentina também tinham poucos crismandos. Essa é uma característica dos grandes centros. Numa ação conjunta, com o consentimento do Arcebispo, organizamos a Crisma das três paróquias para o sábado santo na missa da Vigília Pascal a Catedral. Mesmo assim não tínhamos nem 20 crismandos. Foi um momento muito rico, por conta de toda a liturgia da Vigilia. Eu achei emocionante e lindo, mas, já não posso dizer o mesmo dos crismandos e famílias. Não sei se uma missa que dura 3 horas (eles não gostam muito nem da missa normal), foi de grande proveito para eles.

Apesar de tudo isso, gradualmente pode-se inserir pequenas celebrações e entregas no processo catequético. Para isso, é necessário que os catequistas e presbíteros conheçam intimamente o RICA – Ritual de Iniciação Cristã de Adultos. O RICA, apesar de ser um Ritual basicamente para adultos, pode ter seus rituais e celebrações adaptado para as crianças (RICA 312).

As celebrações que podem ser inseridas na catequese de crianças e adolescentes podem ser separadas em três tipos:

- Celebrações Catequéticas (momentos celebrativos): que podem iniciar ou concluir um conjunto de temas dos encontros catequéticos. São celebrações que podem acontecer no ambiente dos encontros com ou sem a presença da família, líderes das pastorais e da comunidade catequética. Essas celebrações resgatam os principais temas do itinerário catequético. Ex.: Acolhida dos novos catequizandos e famílias, Celebração Mariana (mês de maio), celebração dos Sete Sacramentos, dos Mandamentos, Bem aventuranças, do Mandamento do Amor, etc.

- Celebrações de entrega (Festas): são celebrações de caráter mais público, feitas perante a comunidade eclesial e que expressam o compromisso pessoal com a Igreja/comunidade. O ideal é que sejam celebrações eucarísticas, com monição especial do padre e participação da assembleia. Nelas podem ser feitas as entregas: da Cruz, da Bíblia, do Pai-Nosso e do Credo. Essas celebrações devem se moldar à estrutura as Santa Missa, sem comprometer seu caráter litúrgico, em seus quatro grandes momentos: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais. Normalmente estas entregas são feitas durante a catequese para a Eucaristia. Cuide-se para não repetí-las na catequese crismal.

- Celebrações de preparação próximas dos Sacramentos: são celebrações que proporcionam um aprofundamento mais intenso sobre o sacramento que será celebrado. O RICA orienta que estas celebrações sejam feitas na Quaresma, por ser o tempo próprio da “Iluminação”, tempo para se preparar para os sacramentos de iniciação desde a Igreja primitiva. Orienta-se também que os sacramentos da Eucaristia e a Confirmação sejam celebrados no tempo Pascal, assim, o ano catequético fica desvinculado do ano escolar, valorizando a catequese como processo de iniciação a vida cristã e tirando seu caráter de “aula de religião” ou “escola de sacramento e doutrina”. Exemplos de celebrações: Celebração Penitencial (confissões, tanto para Eucaristia quanto para a Crisma), Celebração do Pão (para valorizar a Eucaristia); para a Crisma as Celebrações da Água, da Luz, da ressurreição, Vigília Crismal, etc.

Ângela Rocha
Catequista - Graduada em Teologia pela PUCPR.


PRÉ LANÇAMENTO
Apostila de Catequese Crismal
180 pgs. - Orientações sobre a catequese com pré-adolescentes e mais de 60 roteiros de encontros!

PEDIDOS: Whats (41) 99747-0348







Nenhum comentário: