CONHEÇA!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

O QUE SÃO AS OBRAS DE MISERICÓRDIA?

Na Bula Misericordiae Vultus , da Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, (08/12/2015 – 20/11/2016), o Papa Francisco sugere várias ações e gestos concretos e entre elas pede o estudo, a prática e a vivência das Sete Obras de Misericórdia Corporais e Espirituais.

Vamos fazer uma "catequese" sobre isso?


As Obras de misericórdia ou Atos de misericórdia são ações e práticas que o Cristianismo, em geral, espera que todos os cristãos executem. A prática é comumente atribuída à Igreja Católica como um ato tanto de penitência quanto de Caridade.

Este elemento devocional de misericórdia, como parte da tradição cristã, foi ecoado por Santo Agostinho que chamou a misericórdia "tão antiga e tão nova". As obras de misericórdia são parte das tradições Católica e ortodoxas orientais.

As obras de misericórdia são tradicionalmente divididas em duas categorias, com sete elementos cada: as obras de misericórdia corporais, dizem respeito às necessidades materiais do outro e as obras de misericórdia espirituais que dizem respeito às necessidades espirituais.

Fundamentação Bíblica

Estas ações expressam misericórdia, e portanto, deverão ser realizadas por cristãos a medida que possível, de acordo com a beatificação, "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia." (Mateus 5,7). Eles também são obrigados por uma questão de obediência ao segundo dos dois grandes mandamentos: "(...)Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22,39). Em Mateus 25, 34-46, Jesus insiste na necessidade de observar as seis primeiras obras de misericórdia corporais. As obras de misericórdia corporais são aquelas que tendem às necessidades corporais do outro. Em Mateus 25, 34-40, seis obras específicas são enumeradas, embora esta não seja uma lista precisa. A última obra de misericórdia, sepultar os mortos, vem do Livro de Tobias.
Outras referências:
"Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos, faça o mesmo" (Lc 3, 11).
"Dai antes de esmola do que possuis, e tudo para vós ficará limpo" (Lc 11, 41). 
"Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem do alimento quotidiano, e um de vós lhe disser: "Ide em paz; tratai de vos aquecer e de matar a fome", mas não lhes der o que é necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?" (Tg 2, 15-16)
Encontramos referências também em Is 58, 6-7 e Hb 13,3.

Acesse a Bula do Papa Francisco, Misericordiae Vultus AQUI.

Referências:

No CIC - Catecismo da Igreja Católica, item 2447. 'A vida em Cristo, Terceira Parte, segunda seção, Artigo 7, item VI "Do amor aos pobres".


PARA TRABALHAR COM AS CRIANÇAS NA CATEQUESE:





Desenhos encontrados no blog: "Dibujos para catequesis" para explicar as Obras de Misericórdia e traduzidos pela Tia Paula de Limeira em http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/2014/06/obras-de-misericordia-espirituais-para.html 

Nenhum comentário: