Encontre tempo para recordar e contar a história do Menino-Deus que veio viver a nossa vida e a nossa história. Recorde Natais passados e escreva também. Visite ou presenteie, se puder. Nesse tempo tão especial, muita gente espera e merece ser lembrada.
Visite as famílias de seus catequizandos. São muitas as atividades envolvendo momentos de espiritualidade, confraternização e ações solidárias, desenvolvidas em famílias, escolas, na catequese e em outras instituições, para celebrar o aniversário de Jesus. Participe da forma como puder!
Algumas sugestões:
- A preparação de enxoval para gestantes é um gesto concreto, as pessoas contempladas são mães que necessitam de nossa colaboração na chegada de seu bebê. Ou então a montagem de cestas básicas para famílias carentes. A paróquia sempre tem iniciativas nesse sentido. Por que não montar uma com sua turminha de catequese?
- A confecção de enfeites para a árvore de Natal reforça nos catequizandos o sentido de pertença à comunidade. No início do Advento, fazer com que cada turma tenha o seu momento de celebração, junto à árvore que completa o cenário do presépio. Entre cantos e preces, cada um coloca o seu enfeite na árvore. Interessante o que acontece a partir desse momento: As crianças insistem para que os pais e familiares vejam o enfeite que fez e colocou na árvore.
- Durante a novena celebrada na paróquia, contemplar um dos personagens do presépio. A reflexão inclui a entrada solene das imagens e perguntas referentes ao personagem do dia. Propor uma virtude a ser praticada; pois, Natal é tempo de rever a vida e torná-la cada vez mais de acordo com os ensinamentos de Jesus.
- Sendo o Natal festa da família e de muita luz, sugerir o tema LUZ para a celebração do Advento e Natal. "Aquela" estrela que conduziu os magos até Jesus, deve conduzir, através de dinâmica, cada catequizando com a sua família, para o presépio, montado em local estratégico.
- Que tal convidar as crianças a partir o seu natal indo com os pais a agência dos Correios e escolher uma das cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe-Noel delas? É só entregar um presente numa agência do Correio, até dia 20 de dezembro, que ele se encarregará de fazer a entrega.
- Bem próximo ao natal, em uma celebração, proporcionar à comunidade uma encenação do presépio contando com a participação das crianças. Envolvê-las antecipadamente em ensaios e na preparação do cenário, renovando assim, em cada um destes encontros, o espírito do Advento, da preparação para a chegada do Salvador.
Visite as Páginas Natalinas no portal Apóstolas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário