CONHEÇA!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O SANTO PROTETOR DA INTERNET

Conversando com uma das catequistas que faz formação online conosco, ela reclamava sobre a lentidão e os problemas de conexão para postar as respostas das atividades. Então falei pra ela que precisamos pedir proteção ao santo "protetor das conexões"...

Parece brincadeira, mas, os usuários da Internet têm a quem recorrer quando estiverem de cabelo em pé com a lentidão da sua conexão ou se descabelando com os muitos problemas de acesso que costumamos ter. Temos um santo padroeiro da Internet!

E não é a “Santa Banda larga”, não! 

É Santo Isidoro de Sevilha. O dia dele é 04 de abril.


Santo Isidoro viveu na Espanha (556-636), numa época em que a  tecnologia mais recente, criada, era o estribo para apoiar o pé para montar no cavalo. Nem se sonhava com a tecnologia da internet de hoje.

E qual a relação com a internet?

Ele ficou conhecido por criar uma espécie de banco de dadosNaquela época, ele editou o “Etymologies”, uma enciclopédia que juntou fragmentos de muitos livros antigos que, não fosse por isso, teriam sido completamente perdidos. A obra consistia de uma enorme compilação em 448 capítulos divididos em vinte volumes. Olha só estas imagens... são algumas páginas que ele escreveu:




Santo Isidoro foi um dos últimos dos antigos filósofos cristãos, alguns consideram-no como a pessoa mais erudita de seu tempo. E é fato que ele exerceu uma incomensurável e abrangente influência sobre a vida educacional da Idade Média. 

Izidoro foi canonizado em 1598 e declarado “Doutor da Igreja” em 1722. Ele morreu em 4 de abril de 636 depois de servir mais de trinta e dois anos como arcebispo de Sevilha.

Uma curiosidade sobre a família: Santo Isidoro tem mais três irmãos que são santos:  São Leandro de Sevilha, São Fulgêncio de Cartagena e Santa Florentina.

Mas, além de rezar pela nossa conexão e para que o computador não “trave” quando precisamos dele, vamos ser persistentes e aumentar nossos conhecimentos com pesquisas e estudos para sanar qualquer problema ou lentidão de conexão em nossos computadores.  Ou contratar um outro provedor... rsrsrsrs.

Ângela Rocha
Catequistas em Formação


Nenhum comentário: